Internacionalização do PPG em Literatura e Crítica Literária e amostragem dos estudos de literaturas e culturas de língua portuguesa no mundo
Webinário (2020/2-2023/1)
Internacionalização do PPG em Literatura e Crítica Literária e amostragem dos estudos de literaturas e culturas de língua portuguesa no mundo
No ano de 2020, em plena pandemia, demos início à concretização de um projeto ambicioso, idealizado por Diana Navas e por mim, Beth Brait, cujo objetivo era a internacionalização do PPG em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Embora fosse uma das exigências da CAPES para a qualificação dos PPGs, até aquele momento não havia nenhuma atividade, sistematicamente organizada, que pudesse dar visibilidade internacional ao Programa.
A ideia central condutora do projeto foi convidar especialistas em literaturas e culturas de língua portuguesa, nascidos, formados e com carreira realizada no exterior e que, pelas atividades acadêmicas, científicas e administrativas, fossem reconhecidos internacionalmente como brasilianistas, lusitanistas, africanistas. O fato de estarmos na pandemia do covid-19 determinou um formato, que acabou permanecendo, por tornar viável a “presença” do convidado em nosso PPG, ministrando sua conferência para participantes de qualquer parte do mundo: webinário via plataforma zoom.
Desde as primeiras conferências, foi possível constatar que muitos dos convidados já tinham contatos acadêmicos com o Brasil, incluindo vindas como professores visitantes para importantes instituições brasileiras, participando de publicações conjuntas, quer em livros, quer em periódicos, compartilhando congressos internacionais, mas que “estavam”, pela primeira vez, no PPG em LCL. Esse é um aspecto que, por si só, animou os participantes e o corpo docente e discente do Programa, concretizando o êxito do projeto de internacionalização representado pelo Webinário (Seminário longitudinal pela web).
O conjunto, cuja lista e links permitirão aos interessados (re)ver as conferências, demonstra que, ao longo de quase três anos, 27 (vinte e sete) significativos e reconhecidos estudiosos/professores/pesquisadores/profissionais das literaturas e das culturas de língua portuguesa, oriundos de 8 (oito) países (Itália/3; Portugal/10, Espanha/4, França/4; República Tcheca/2, Polônia/2, Estados Unidos/2) contribuíram para os contatos internacionais do Programa, assim como para sua visibilidade.
A variedade das temáticas apresentadas traz questões que envolvem prosadores/as e poetas inscritos na tradição, assim como os contemporâneos, representantes de vários países, questões de filosofia, teoria e crítica literária, gêneros, tradução, como se pode observar no elenco feito a seguir: hermenêutica dos conceitos de culpa, compaixão e ressentimento; escritores portugueses: Lobo Antunes, Amador Santelmo (Antônio Narciso Roças), José Maria Ferreira de Castro; escritoras brasileiras: Patrícia Galvão, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz; escritores brasileiros: Machado de Assis, Lima Barreto, Antonio Callado, Itamar Vieira Júnior; poeta americano Charles Olson; poeta português Herberto Helder, Brasil Colônia pela arte; leitura e ficção hipercontemporânea; literatura infanto juvenil; literatura e pintura; tradução, memória testemunho e Holocausto; resistência e anticolonialismo africano; literatura comparada Brasil/Portugal; ditadura militar; antiliteratura na América Latina; literatura moçambicana; exílio; diversidade de gênero na literatura infantil.
Essa diversidade temática apontou para um resultado não previsto no momento da concepção do webinário internacional: a constatação da presença viva das literaturas de língua portuguesa em universidades de além-mar, revelada por pesquisadores de uma ampla faixa etária, os quais se dedicam à literatura, à teoria literária, à tradução, ensinando, publicando, formando estudiosos para a divulgação dessa fonte de arte e conhecimento em língua portuguesa/brasileira.
Agradecemos à gestão Diana Navas/Beth Cardoso (2020-2023) a possibilidade de realizar esse importante trabalho em prol da internacionalização do PPG em Literatura e Crítica Literária e do conhecimento da maneira como as literaturas de língua portuguesa continuam fortes, estudadas e divulgadas no exterior, por várias gerações de pesquisadores.
Beth Brait
- Para uma hermenêutica dos conceitos de Culpa, Compaixão e Ressentimento Ettore Finazzi-Agrò
Faculdade de Roma La Sapienza - Massacre, sobrevivência e contramonumentalidade em "Comissão das lágrimas"
Roberto Vecchi – Universidade de Bologna - Uma noção mais alta e mais nobre do que somos: o jornalismo de Patrícia Galvão
Kenneth David Jackson – Universidade de Yale - Lima Barreto entre o passado e o futuro
Sarka Grauová – Universidade Carolina de Praga - O Brasil colônia pelas frutas
Michel Riaudel – Universidade Sorbonne - Alcança quem não cansa – roteiro para ler a ficção hipercontemporânea
Ana Paula Arnaut – Universidade de Coimbra - A "Clarice" de Benjamin Moser: entre a mitificação e a misoginia
Aina Pérez - Universidade de Alcalá - A idade dos porquês e os estudos literários: a importância da investigação em literatura infantojuvenil
Claudia Sousa Pereira – Universidade de Évora - A Ceia dos Cardeais parodiada por Amador Santelmo
Jacqueline Penjon – Universidade Sorbonne - Vinho, literatura e pintura: João de Melo e Paula Rego
Ana Luísa Vilela – Universidade de Évora - Tradução e memória: questões éticas, psicológicas e práticas na tradução do testemunho do Holocausto para o português brasileiro
Gabriel Borowski - Universidade Jaguelônica de Cracóvia - Gregório de Matos era racista? O caso dos negros
Francisco Topa – Universidade do Porto - A resistência continua. O anticolonialismo africano explicado aos europeus
Vincenzo Russo – Universidade de Milão - Almada Negreiros e Mário de Andrade: invenção da modernidade entre Lisboa e São Paulo
João Sousa Cardoso - Clássicos para pequenos leitores: algumas leituras com todo(s) o(s) sentido(s)
Sara Reis - Universidade do Minho - Representação da ditadura militar na obra romanesca de Antonio Callado
Zuzana Burianová – Universidade Palacky em Olomouc (República Tcheca) - José Maria Ferreira de Castro e a reinvenção da Amazônia no Brasil e em Portugal
Nataly Jollant – Universidade Sorbonne - O verso projectivo de Charles Olson
Pedro Serra - Universidade de Salamanca - Escrever: para quem e porquê. O problema dos Filhos e o Legado da nossa Miséria em Machado de Assis
Anabela Mota Ribeiro – Universidade Nova de Lisboa - Reler Rachel de Queiroz a partir da literatura comparada
Julie Brugier – Universidade Paris Nanterre - Afeto e antiliteratura: corpo, política e estética na América Latina
Adam Joseph Shellhorse – Universidade de Temple - Índicos Insílicos: dialética do deslocamento e exílio interno na literatura moçambicana
Nazir Can – Universidade Autônoma de Barcelona - A diversidade de gênero na literatura infantil em português trans-atlântico
Emanuel Madalena – Universidade de Aveiro - Um arado só lâmina. Inversão e revolta em Itamar Vieira Júnior
Wojciech Sawala – Universidade de Adam Mickiewicz de Poznan (Polônia) - Herberto Helder: Crítica e Criação
Joana Matos Frias – Universidade de Lisboa - Barcelona Brasileira: um percurso de aproximação durante a primeira metade do século XX
Jordi Cerdà Subirachs – Universidade Autônoma de Barcelona