Sobre Arlindo Machado

Banner Cineclube

Cineclube Arlindo Machado

Sobre Arlindo Machado

Pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (1981-2013) e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP. Graduado em Letras na USP, fez mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, na PUC/SP. Arlindo Machado é um dos principais pensadores brasileiros sobre audiovisual a partir de suas mediações tecnológicas. Pesquisou fotografia, cinema, televisão e é reconhecido pelas suas abordagens sobre o vídeo como uma linguagem artística. 

Suas obras são referências importantes para os pesquisadores de mídias e comunicação no Brasil. Destacam-se seus livros:  Máquina e Imaginário: o Desafio das Poéticas Tecnológicas (1993), A Arte do Vídeo (1988), A Televisão Levada a Sério (2000), O Sujeito na Tela (2007),  A Ilusão Especular (1984). Sua obra Pré-cinemas e Pós-cinemas (1997), publicada pela editora Papirus, pode ser considerada uma precursora internacional dos estudos da arqueologia das mídias que relaciona os novos formatos de filmes com os primeiros cinemas e influenciou inúmeros pesquisadores em todo Brasil. 

O Cineclube Arlindo Machado inspira-se no pensamento de Machado, principalmente quando pensa na importância do encontro coletivo para discutir a imagem em movimento, não só a partir de narrativas tradicionais, mas também em diversos formatos sem compromisso com a duração, a forma de projeção, o dispositivo tradicional. O CAM pretende debater games, webséries, filmes longos e curtos, vídeos, filmes de galeria e museus, por exemplo. 
 

 Seleção de obras de Arlindo Machado

 

  • Eisenstein: Geometria do Êxtase. São Paulo: Brasiliense, 1983.
  • A Ilusão Especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
  • A Arte do Vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.
  • Máquina e Imaginário: o Desafio das Poéticas Tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 1993.
  • Video-Cuadernos VI: Textos de Arlindo Machado. Buenos Aires: Nueva Libreria, 1994.
  • Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
  • A Televisão Levada a Sério. São Paulo: Editora do Senac, 2000.
  • El Paisaje Mediatico. Buenos Aires: Libros de Rojas, 2000.
  • Maquina e Imaginário - O Desafio das Poéticas Tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 2001
  • Made in Brasil: Três Décadas do Vídeo Brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. (Org.)
  • Os Anos de Chumbo. Mídia, Poética e Ideologia no Período de Resistência ao Autoritarismo Militar. 1968-1985. Porto Alegre: Sulina Editora, 2006.
  • Arte e mídia. São Paulo / Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.
  • O Sujeito na Tela. Modos de Enunciação no Cinema e no Ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.
  • Pantanal: a Reinvenção da Telenovela. São Paulo: EDUC, 2008. (com Beatriz Becker)
  • El Sujeto en la Pantalla. La Aventura del Espectador, del Deseo a la Acción. Barcelona: Gedisa Editorial, 2009.
  • A ilusão especular: Uma teoria da fotografia. São Paulo: Editora Gustavo Gili; 2019.
  • O olho, a visão e a imagem: revisão crítica, São Paulo: Ribeiro Edições, 2019.
  • Discursos contra a insensatez: Grandezas e misérias da comunicação. São Paulo: Ribeiro Edições, 2019.
  • Análise do programa televisivo. São Paulo: Ribeiro Edições, 2019.
  • Outros cinemas: Formas Esquisexóticas de audiovisual. São Paulo: Ribeiro Edições, 2019.
Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC