Apresentação
Conhecer o processo de luto possibilita ao profissional desenvolver competências necessárias para oferecer ações terapêuticas a pessoas que vivem esse processo. Este curso, que é reconhecido pelo MEC, em seus três semestres, com 390 horas, oferece recursos teóricos e técnicos, apoiados integralmente nas proposições éticas que norteiam pesquisas e ações com seres humanos. Os fundamentos teóricos estão alinhados a uma prática de estágio realizada e supervisionada semanalmente. Com o recurso do ensino a distância, é oferecido a profissionais das áreas da saúde, educação, sociais e do direito de todo o Brasil.
O Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o luto – LELu responde pela coordenação, na pessoa da Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco, que o idealizou para responder à necessidade de formação profissional especializada que responda às diferentes demandas da experiencia do luto. Compõem o corpo docente mestres e doutores da Psicologia, Enfermagem, Teologia, Direito, da PUC-SP, USP e Faculdade Israelita de Ciências da Saúde.
O estágio será feito na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, da PUC-SP, onde são atendidos pacientes do LELU; no Centro de Referência e Apoio à Vítima- CRAVI, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de São Paulo e na Liga Solidária das Senhoras Católicas, NCI Núcleo de Convivência de Idosos. Os alunos de outras cidades farão estágio em sua cidade de origem, tendo tido seu projeto de estágio aprovado pela coordenação do curso.
Duração:
390 horas (1 ano e meio - incluindo monografia)
-
Oferecer e desenvolver conhecimento acerca dos fundamentos do processo de luto, das técnicas nas ações terapêuticas e dos seus pressupostos éticos.
-
Possibilitar que profissionais das áreas da saude, educação, sociais conheçam e identifiquem a boa prática na atenção ao luto, de modo a conjugar suas competências cognitivas e emocionais, na relação com outros atores desses mesmos âmbitos.
-
Propiciar, por meio de recursos tecnológicos, acesso a fundamentos teóricos e à prática supervisionada de modo a permitir a profissionais que não possam estar presencialmente em cursos de especialização adquirir conhecimentos para responder às demandas locais.
Psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, advogados e educadores, portadores de diploma de graduação e registro no conselho de classe.
O estágio na área de Psicologia com atendimento clínico a pacientes só será permitido para Graduados em Psicologia com registro no Conselho Regional de Psicologia – CRP.
Turmas, Horários e Locais
On-line Síncrono
Módulo I
Início: 19/08/2024
Término: 04/12/2024
Segundas e Quartas-feiras das 19h às 22h
Quais são os diferenciais do curso?
Por ser on-line, pode ser cursado por pessoas de diferentes lugares do Brasil. Mesmo para os estágios, há possibilidade erem realizados fora São Paulo, sempre com supervisão on-line. Alunos aprovados na totalidade do curso receberão certificado reconhecido pelo MEC.
Professor(es) em Destaque
Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco
Quem será seu(s) Professor(es):
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
COORDENAÇÃO
-
Assistente de coordenação
PROFESSORES
- Profa. Dra. Adrianna Loduca
- Profa. Me. Cibele Marras
- Profa. Dra. Fernanda Gouveia-Paulino
- Profa. Dra. Isabela G. R. Hispagnol
- Prof. Dr. Mario Tadeu de Barros Filho
- Profa. Dra. Regina Szylit
- Prof. Me. Sergio Lucas Câmara
Dados sujeitos a alterações.
O que você vai estudar?
Abordagens teóricas do luto
- Psicanálise, Teoria do Apego, Construcionismo Social, processo dual do luto, o processo dinâmico de construção de significados, distinção entre transição e ruptura, luto como uma transição psicossocial, com efeitos sobre o mundo presumido. Identificação de condições psiquiátricas predisponentes ao luto complicado e o papel da cultura, da espiritualidade e da religião.
Expressões do Luto
- O luto na família que passa por uma definição contemporânea para esse contexto, o luto no ciclo vital. Discussão sobre o conceito de luto complicado para que, na sequência, esteja claro de que se fala, ao considerar a prática. Abordagem de situações especificas de fatores complicadores, como os encontrados em mortes violentas, por suicídio ou em catástrofes e desastres.
Supervisão semanal de estágio
- Orientação ao aluno no planejamento do estágio e na elaboração do relato de observação e reflexão crítica das estratégias de intervenção profissional que ocorrem no cotidiano da prática de estágio in loco, à luz da fundamentação teórico-metodológica, de modo a estimular o aluno a indagar e problematizar suas vivências no estágio, além de processo de partilha com outros alunos e com o(a) docente, configurando-se como oportunidade de o aluno estabelecer confrontos e sínteses conceituais e metodológicas sobre a prática do estágio.
O cuidador profissional, competências e auto-cuidado
- A saúde do cuidador, suas perdas pessoais e a escolha por trabalhar com pacientes enlutados, o luto do terapeuta se refletindo nas decisões que toma, o custo do cuidado com atenção sobretudo na prevenção de fadiga de compaixão, luto vicário e Burnout.
Trabalho de Conclusão de curso
- Orientação sobre o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, envolvendo as etapas de sua realização: a delimitação da pesquisa para identificação de sua problemática e definição de objetivo, o detalhamento dos procedimentos metodológicos, a fundamentação teórica de referência, a abordagem na estratégia de pesquisa, bem como a discussão e a análise dos resultados do Trabalho de Conclusão de Curso.
A Clínica do Luto
- Expressões de luto como o antecipatório, presente ao longo de uma doença e que se encontra no campo das ações em cuidados paliativos; outros desenvolvimentos do luto, como o ambíguo e o não reconhecido, com seu risco de agentes complicadores, as ações por eles demandadas, bem como as condições psiquiátricas estudadas para o aprendizado de seu lugar na avaliação das necessidades de ações terapêuticas.
Aprovação:
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições e Documentos
Valores:
Aguarde Informações
Você vai precisar dos seguintes documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
- Currículo atualizado
- Carta de interesse
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Como realizar sua inscrição?
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Inscreva-se na Lista de Interesse
Observações especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br