Apresentação
Nas últimas décadas cresceram as políticas públicas e privadas voltadas à preservação, conservação, difusão da memória e dos acervos patrimoniais, bem como a gestão e criação de projetos educativos e culturais voltados para a área. Tal tema tem uma preponderância social, pois vincula-se à construção da cidadania por meio da educação e da relevância que a preservação da memória e da cultura possui para sociedade em geral, principalmente em relação a projeções de futuro.
O Curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação enfoca as ações do museu contemporâneo e as reflexões interdisciplinares que permeiam os debates na área da museologia. Professores renomados apresentam e discutem práticas e conceitos atuais, incentivando os alunos a proposições e reflexões diferenciadas e pautadas nas necessidades reais dos museus e das instituições de cultura. Entre os temas abordados, destacam-se o papel dos museus junto à sociedade, práticas acessíveis e participativas, teorias da museologia contemporânea, projetos de pesquisa e intervenção, educação e interdisciplinaridade em museus.
Metodologia
Aulas presenciais; aulas remotas síncronas transmitidas ao vivo ou por webconferências; e atividades digitais, por meio de conteúdos disponibilizados pelos professores, que devem ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
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Estudar os conceitos da museologia contemporânea;
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Conhecer práticas de gestão e acessibilidades institucional e educativa;
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Compreender as relações entre museu, cultura, educação, arte, patrimônio histórico-cultural e comunidade;
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Conhecer práticas contemporâneas de colecionismo de objetos e de extroversão de patrimônio artístico, histórico e cultural;
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Apropriar-se de conceitos da interdisciplinaridade, incrementando a formação e o aprimoramento profissional;
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Produzir conteúdos que favoreçam a interação entre o museu e a sociedade.
Pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde portadores de diploma de curso superior.
Turmas, Horários e Locais
Campus Monte AlegreOn-line SíncronoPresencial
MÓDULO - Alunos Ingressantes
- INÍCIO: 11/03/2025
- TÉRMINO: 10/07/2025
- HORÁRIO: Terça e Quinta (Online) das 19h30 às 21h30 e Sábado (Presencial) das 9h Às 13h30
Professor(es) em Destaque
Profa. Ma. Marília Bonas
Acesse o LattesQuem será seu(s) Professor(es):
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
COORDENAÇÃO
PROFESSORES
- Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider
- Prof. Dr. Álvaro Allegrette
- Prof. Dr. Carlos Rogerio Lima Junior
- Prof. Dr. Cauê Alves
- Profa. Dra. Claudinéli Moreira Ramos
- Prof. Dr. Felipe Martinez
- Profa. Ma. Juliana Monteiro
- Profa. Dra. Luciana Conrado Martins
- Profa. Dra. Luciana Pasqualucci
- Profa. Ma. Marília Bonas
- Prof. Me. Maurício Rafael
- Profa. Ma. Raquel Schenkman
- Prof. Dra. Renata Vieira da Motta
- Profa. Dra. Valeria Peixoto de Alencar
- Profa. Dra. Viviane Sarraf
Dados sujeitos a alterações.
O que você vai estudar?
Módulo I – 120 horas
- A institucionalidade dos museus no Brasil: desafios contemporâneos – 30 horas
- Educação em Museus – 30 horas
- Interdisciplinaridade: museu, arte e cultura – 30 horas
- Teorias da museologia contemporânea – 30 horas
Módulo II – 120 horas
- História das instituições de memória: discursos, memórias e identidade por meio de museus, coleções e acervos – 30 horas
- Museus, coleções e acervos – 30 horas
- Museu sem limites: práticas acessíveis e participativas – 30 horas
- Projetos de pesquisa e intervenção – 30 horas
Módulo III – 120 horas
- Estudos de caso de práticas museológicas – 30 horas
- Gestão em museus – 30 horas
- Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições e Documentos
Investimento e Descontos
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 1º semestre de 2025 (Exceto os cursos da Escola de Verão).
Valor total do curso:
Sem desconto:
R$ 22.536,00 em até 18 parcelas.
Com o desconto de 20% até o dia 30/11/2024:
R$ 18.028,80
Com o desconto de 15% até o dia 30/11/2024:
R$ 19.155,60
Valor da parcela do semestre:
Sem desconto:
Valor da parcela para matrículas até 30/11/2024
Matrícula de R$ 1.252,00 + 5 mensalidades de R$ 1.252,00 (Fevereiro a Junho/2025)
Com o desconto de 20% até o dia 30/11/2024:
Matrícula de R$ 1.001,60 + 5 mensalidades de R$ 1.001,60 (Fevereiro a Junho/2025)
Com o desconto de 15% até o dia 30/11/2024:
Matrícula de R$ 1.064,20 + 5 mensalidades de R$ 1.064,20 (Fevereiro a Junho/2025)
Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em até 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Para quem adquiriu o curso com desconto terá a mesma taxa mantida.
Você vai precisar dos seguintes documentos
- Carta de Interesse em Participar do Curso e Curriculum Vitae
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Como realizar sua inscrição?
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Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
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Comprovante de Inscrição;Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
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Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
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Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Inscreva-se na Lista de Interesse
Observações especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br