Apresentação
O curso de Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual apresenta um conjunto de características que o posicionam de maneira única no cenário educacional brasileiro. Com uma concepção baseada na promoção da inclusão social e educacional de pessoas com deficiência, surge em resposta às necessidades globais e locais de ampliação do acesso à educação de qualidade para todos, independentemente das diferenças individuais.
As abordagens teórico-práticas do curso combinam uma base teórica sólida com práticas pedagógicas voltadas para a realidade da educação inclusiva. A abordagem interdisciplinar, que integra perspectivas da pedagogia, psicologia e outras ciências sociais, busca formar profissionais capacitados para lidar com os desafios da inclusão. Além disso, o curso promove discussões sobre políticas públicas e práticas de intervenção em escolas regulares, garantindo que os profissionais formados tenham uma visão crítica e prática sobre a educação de pessoas com deficiência intelectual.
A constante atualização dos conteúdos reflete as mudanças nas diretrizes educacionais e nas necessidades do mercado de trabalho, mantendo o curso na vanguarda do desenvolvimento de práticas inovadoras. A inclusão de fóruns permanentes de discussão e a criação de parcerias com instituições de referência também constituem um importante diferencial.
O curso é de grande relevância tanto no campo científico quanto profissional, pois contribui para a produção de conhecimento sobre inclusão e deficiência intelectual, áreas que ainda necessitam de maior aprofundamento e inovação. Profissionais que passam pelo curso são habilitados a transformar práticas educacionais, promovendo uma educação mais equitativa. Do ponto de vista científico, o curso incentiva a pesquisa e a disseminação de novos saberes sobre pedagogia inclusiva.
O pioneirismo no campo da educação inclusiva e a longa parceria inicial com a APAE de São Paulo foram grandes diferenciais. Além disso, a constante atualização curricular, o diálogo com documentos internacionais e nacionais de referência, e a ênfase na prática pedagógica inclusiva tornam o curso único. Em comparação com outros cursos existentes em outras instituições de ensino superior, o curso da PUC-SP se destaca pela sua tradição e inovação, sendo reconhecido como referência no campo da educação inclusiva, especialmente na formação de profissionais para o trabalho com a deficiência intelectual.
Dessa maneira, o curso não apenas prepara os profissionais para o mercado de trabalho, mas também contribui para o avanço das práticas inclusivas na educação brasileira, com impacto direto na qualidade de vida das pessoas com deficiência e no desenvolvimento da sociedade como um todo.
Objetivo Geral
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Promover o entendimento crítico sobre os princípios e fundamentos da educação inclusiva, com foco na deficiência intelectual, a fim de oferecer formação para os profissionais adotarem práticas pedagógicas inclusivas.
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Preparar profissionais de diversas áreas para atuação na perspectiva da educação inclusiva.
Objetivos Específicos
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Identificar e compreender as características e necessidades de alunos com deficiência intelectual, promovendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas e adaptadas.
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Desenvolver competências pedagógicas e metodológicas para a elaboração de planos de ensino que respeitem as individualidades e potencialidades de alunos com deficiência intelectual, assegurando a inclusão efetiva no ensino regular.
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Estimular a colaboração entre educadores, famílias e profissionais de outras áreas (como saúde e assistência social) no desenvolvimento de estratégias educacionais multidisciplinares para o atendimento adequado de estudantes com deficiência intelectual.
O curso destina-se a portadores de diploma de graduação nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Medicina, Serviço Social, Direito e Professores de outras áreas com licenciatura.
Turmas, Horários e Locais
On-line Síncrono
Início: 11/03/2025
Término: 01/07/2025
Horário: Terças-feiras e Quintas-feiras das 19h00 às 23h00
Modalidade: On-line Síncrono
Quais são os diferenciais do curso?
Entre os temas abordados, destacam-se a política educacional brasileira para a pessoa com deficiência, suas características nas diferentes fases do desenvolvimento e a relação entre escola e comunidade. As aulas são interativas e promovem atividades como vivência em contextos educacionais, elaboração de projetos, práticas de intervenção pedagógica e participação em palestras com profissionais de renome, que possibilitam a construção da relação entre teoria e prática.
Professor(es) em Destaque
Profa. Dra. Mônica Fátima Valenzi Mendes
Quem será seu(s) Professor(es):
CORPO DOCENTE
- Profa. Mestre Alessandra Negrão Elias Martins
- Profa. Mestre Cláudia Galvani
- Profa. Dra. Darcy Raiça
- Profa. Dra. Giseli Novelli
- Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
- Profa. Ma. Maria Luiza Gomes Machado
- Prof. Dra. Mônica Fátima Valenzi Mendes
- Prof Dr. Rafael Guerra Cintra
- Prof. Mestre Victor da Silva Martinez
O que você vai estudar?
Clique nos módulos e conheça os temas abordados em cada um deles.
Módulo I
- Direitos humanos e aspectos jurídicos da pessoa com deficiência
- Formação pedagógica e docência
- História e Políticas da Educação da Pessoas com Deficiência Intelectual no Brasil
- História e política da educação da pessoa com deficiência no Brasil
- Iniciação a Pesquisa
- Palestra I
- Vivências em educação inclusiva I
Módulo II
- Diagnóstico e prevenção
- Fundamentos psicossociais da deficiência intelectual
- Gestão escolar e organização curricular
- Palestra II
- Trabalho de Conclusão de Curso I
- Vivências em educação inclusiva II
Módulo III
- A intervenção pedagógica na abordagem inclusiva
- Palestra III
- Relação entre escola, família e comunidade
- Trabalho de Conclusão de Curso II
- Vivências em educação inclusiva III
Inscrições e Documentos
Valores:
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Você vai precisar dos seguintes documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Como realizar sua inscrição?
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br
e entregue pessoalmente nesse mesmo setor. - Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Inscreva-se na Lista de Interesse
Observações especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br