Núcleo de Mediação e Prevenção de Conflitos do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns
O Núcleo de Mediação e Prevenção de Conflitos foi criado em 2008, visando institucionalizar as ações de mediação e os demais meios extrajudiciais de resolução de controvérsias (conciliação, negociação e arbitragem) que o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns já desenvolvia desde 2001 através de parceria com o Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, que é parceiro atuante até hoje.
A atividade de mediação representa uma forma não adversarial (consensual) de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade, elas próprias, de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas.
Tem como objetivo difundir os valores da paz e da tolerância.
Ela é aplicada aos casos individuais e coletivos com potencial para tanto, triados dentre o rol de atendimentos realizado no Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns.
O objetivo é inserir na ação da Assistência Jurídica um novo paradigma para a solução de conflitos, tirando deste a pesada carga de ser sempre negativo, procurando transformar a cultura pré-estabelecida do "eu ganho e você perde", na cultura do "nós ganhamos" e todo o potencial de crescimento humano que ela proporciona, sedimentando uma nova mentalidade e uma nova forma de agir para o operador do direito.
Desde o início do Escritório Modelo e o estabelecimento das sessões de tentativas de mediação, seu número vem crescendo progressivamente, resultando no total de 458 acordos extrajudiciais realizados.
O Núcleo de Mediação e Prevenção Conflitos tem também como função, sensibilizar e capacitar os estudantes de direito e estagiários do Escritório Modelo para atuação na área, visando preparar esses futuros profissionais do Direito para contribuir na construção de uma sociedade sob as bases da Cultura da Paz.