Seminários Virtuais CEDEPE - Cultura como vetor de proteção das infâncias e adolescências

SEMINÁRIOS VIRTUAIS - CEDEPE

 

 

Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (CEDEPE) da PUC-SP.
https://www.pucsp.br/cedepe/

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
https://www.mdh.gov.br/

Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
https://www.mdh.gov.br/

 

 

Sobre a Pesquisa

A pesquisa "Cultura como vetor de proteção em 5 regiões do Brasil: protagonismo de crianças e adolescentes nas políticas públicas" da CEDEPE PUC/SP diz respeito a um estudo, baseado em Termo de Fomento, em 2018, com o Ministério dos Direitos Humanos, Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Investigou sobre as ações socioculturais que enfatizam a participação, uso e apropriação de espaço público e defesa de direitos de crianças e adolescentes, em cinco regiões do país: Bahia, Distrito Federal, Para, Rio Grande do Sul e São Paulo. Tendo como ponto de partida a cultura como vetor de proteção das infâncias e adolescências, essa pesquisa objetiva lançar luz sobre os percursos metodológicos identificados nas diversas organizações do país que corroboram à promoção do protagonismo e da participação de crianças e adolescentes nas políticas públicas. Temos como pressuposto que crianças e adolescentes são protagonistas de suas histórias de vida e produtores e receptores de ações culturais; e que, como cidadãos, têm também o direito de se apropriar e usufruir de espaços públicos, incidir nas políticas sociais, ressignificar as cidades, os bairros e seus limites; além de contribuir para transformações que alterem, de forma extensa, os seus cotidianos.

 

Etapas da Pesquisa

No primeiro semestre de 2018, realizamos um levantamento de iniciativas socioculturais, com base na plataforma Ponto de Cultura e, desse universo e das redes que foram se configurando a partir deste base, mapeamos por meio de etnografia online as ações socioculturais que enfatizam a participação, uso e apropriação de espaço público e defesa de direitos de crianças e adolescentes nas cinco regiões do país contempladas na pesquisa. No segundo semestre do mesmo ano, entrevistamos algumas iniciativas mapeadas na primeira fase, realizamos grupos de discussão online com adolescentes, e fizemos, presencialmente, rodas de conversas com crianças e adolescentes, cujas abordagens exploraram questões relacionadas à: percepção das infâncias e adolescências sobre as atividades socioculturais; à ocupação e apropriação de territórios; possibilidades e efeitos de suas diversas participações nos espaços em que circulam e sua compreensão sobre seus protagonismos e estratégias de participação, identificando as potencialidades para incidir na definição de políticas públicas.

 

Seminários Virtuais

Agora, chegamos na última etapa da pesquisa, que consiste na validação e consolidação de cartografia metodológica criada por meio das múltiplas abordagens coletadas entre as organizações, as falas das crianças e adolescentes e orientações de especialistas. Como parte integrante desse processo de finalização de pesquisa, realizaremos os seminários virtuais, que objetivam apresentar e repercutir os resultados da pesquisa junto às iniciativas que integraram esse projeto e todos que se interessem pelo tema. Da consolidação das contribuições advindas desse fórum de discussão virtual e dos percursos metodológicos identificados a partir das práticas socioculturais de crianças e adolescentes, organizaremos uma publicação, em formato de e-book, que será disponibilizada para download nas páginas e redes dos coletivos, organizações, CONANDA e conselhos de direitos.

 

Objetivos dos Seminários

  • Repercutir e adensar as reflexões sobre os grandes temas explorados na pesquisa, contribuindo também para a discussão das agendas políticas sobre as infâncias e adolescências do país;
  • Apresentar os principais resultados da pesquisa para as organizações que participaram desse projeto em algum momento e pessoas que se interessam pelo tema, no empenho de escutá-las e considerar novas contribuições para a consolidação dos percursos metodológicos levantados em campo com as crianças e adolescentes, além das entrevistas realizadas com diversas experiências;

 

 

Período de Realização

Os seminários virtuais e o fórum de discussão estarão disponíveis entre os dias 18 e 31 de março de 2019. Assista aos vídeos e participe do nosso fórum! Em caso de dúvidas, entre em contato com: cedepe_ca_sp@pucsp.br

 

1. Perspectivas Socioterritoriais e Participativas das Infâncias e Adolescências

 

Carola Carbajal Arregui – Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP e pesquisadora da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais.
Mônica de Carvalho - Socióloga, especialista em Sociologia Urbana, docente vinculada ao Departamento de Sociologia da PUC-SP e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles - Núcleo São Paulo. Desenvolve atualmente pesquisas relacionadas à memória operária da Zona Leste - SP e sobre as Operações Urbanas Consorciadas da Região Metropolitana de São Paulo.
Pedro Pontual - Doutor em Educação pela PUC-SP e especialista em Participação Social como pesquisador e gestor.

 

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO FÓRUM DE DISCUSSÃO

 

2. Resultados e Perspectivas Metodológicas Identificadas na Pesquisa

 

Carola Carbajal Arregui – Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP e pesquisadora da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais.
Mônica de Carvalho - Socióloga, especialista em Sociologia Urbana, docente vinculada ao Departamento de Sociologia da PUC-SP e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles - Núcleo São Paulo. Desenvolve atualmente pesquisas relacionadas à memória operária da Zona Leste - SP e sobre as Operações Urbanas Consorciadas da Região Metropolitana de São Paulo.
Pedro Pontual - Doutor em Educação pela PUC-SP e especialista em Participação Social como pesquisador e gestor.

 

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Reforçando conceitos: Território e Participação

 

Carola Carbajal Arregui – Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP e pesquisadora da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais.
Mônica de Carvalho - Socióloga, especialista em Sociologia Urbana, docente vinculada ao Departamento de Sociologia da PUC-SP e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles - Núcleo São Paulo. Desenvolve atualmente pesquisas relacionadas à memória operária da Zona Leste - SP e sobre as Operações Urbanas Consorciadas da Região Metropolitana de São Paulo.
Pedro Pontual - Doutor em Educação pela PUC-SP e especialista em Participação Social como pesquisador e gestor.

 

 

Comitê Organizador

  • Silvia Borelli (Coordenadora da CEDEPE e Professora da PUC-SP)
  • Carola Carbajal Arregui (Coordenadora da Pesquisa e Professora da PUC-SP)
  • Júlio Wainer (Professor da PUC-SP)
  • Pedro Pontual (Coordenador da Pesquisa e Pesquisador da CEDEPE/PUC-SP)
  • Mônica de Carvalho (Professora da PUC-SP)
  • Aline Rezende (Pesquisadora do projeto e da CEDEPE/PUC-SP)
  • Ariane Aboboreira (Pesquisadora do projeto e da CEDEPE/PUC-SP)
  • Maria Claudia Sant’Anna de Paiva (Pesquisadora do projeto e da CEDEPE/PUC-SP)

 

Agradecimentos Especiais

  • Mônica de Carvalho
  • Equipe CEDEPE
  • TV PUC
  • Departamento de Computação da PUC-SP

 

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