Home
O Laboratório de Pesquisa da PEPG ADM da PUC/SP, tem por objetivo auxiliar a formação de pesquisadores e escritores de artigos acadêmicos, oferecendo um ambiente digital que reúne informações, recursos e serviços necessários à estruturação de documentos científicos. Os elementos do fluxo de trabalho que um pesquisador/autor precisa percorrer em sua jornada acadêmica, passam pelas atividades de descoberta, análise, escrita, publicação, divulgação e avaliação, e a motivação principal desse ambiente, é oferecer um conteúdo com dicas e indicação de ferramentas de apoio ligadas à gestão dessas atividades de pesquisa e produção científica. Para se ter uma ideia do que há de recursos disponíveis à produção e comunicação científica, Jeroen Bosman e Bianca Kramer da Universidade de Utrecht na Holanda, mapearam 101 ferramentas e sites voltados a essas 6 fases do fluxo de trabalho de pesquisa, mostrando em camadas uma evolução das ferramentas mais tradicionais às mais inovadoras, como retrata a Figura 1.
Fig 1 - 101 Innovative tools and sites in 6 research workflow phases (< 2000 - 2015) |
Fonte: Bosman, J; Kramer, B. Utrecht University Library, 2015. |
Esse pôster nos dá uma boa visão do quando os fluxos de informação e comunicação acadêmica vivem em transição e como estão contribuindo o trabalho de investigação, tornando-o mais aberto, mais eficiente e melhor. Da mesma forma que o quadro sugere uma grande diversidade para cada etapa de trabalho, é estimulante conhecer as inúmeras possibilidades de soluções que temos nas mãos e que facilitam a nossa jornada de autor/pesquisador.
Essa é a essência do Laboratório de Pesquisa: compartilhar conhecimento, apresentar ferramentas, sites e dicas de experiências que venham propiciar ao pesquisador caminhos e direções em seu trabalho e até mesmo uma redução de tempo para obter os resultados desejados.
Todo o conteúdo publicado no Laboratório de Pesquisa contou com a estimada colaboração dos Bolsistas do PEPG ADM que realizaram um trabalho de curadoria filtrando informações em diversas fontes.
Os posts estão organizados nas seguintes sessões: descoberta, análise, escrita, publicação, divulgação e avaliação.
Ao clicar numa sessão você acessará os posts vocacionados àquela atividade. As ferramentas mencionadas nas apresentações de cada sessão, apenas exemplificam o que será encontrado em cada parte, visto que o objetivo será de incrementar outras possibilidades no decorrer do desenvolvimento do Laboratório de Pesquisa.