Programa inicia suas atividades de 2020 com aula inaugural de Gustavo Piqueira

Evento reuniu alunos, ex-alunos e comunidade acadêmica em geral

O ano letivo de 2020 no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP teve início com a palestra do autor e designer gráfico Gustavo Piqueira, intitulada “Livro: Território Polifônico”. O evento aconteceu no dia 19 de fevereiro e reuniu estudantes e professores de várias áreas, além da comunidade externa. Graduado pela FAU-USP e à frente do premiado estúdio Casa Rex, Piqueira abordou o papel da experimentação no fazer literário, tanto historicamente quanto em nossos dias, e refletiu sobre a mobilidade de posições da autoria e suas funções diante da atual realidade multimidiática. Provocador, Gustavo Piqueira levou a plateia a considerar novas perspectivas sobre a arte literária e sua criação transdisciplinar.

Conhecido por livros nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design e história, Gustavo Piqueira já lançou 30 títulos de sua autoria. Das suas experimentações gráficas, que buscam questionar as barreiras entre literatura e arte gráfica, bem como a própria percepção do que é um “livro”, nasceram projetos como Lululux (Lote42/2015), conjunto narrativo de jantar que desconstrói o formato livro numa narrativa impressa em jogos americanos, porta-copos e guardanapos; o experimento literário-urbano-postal Valfrido? (Lote42/2016), narrativa formada por cartazes de rua e malas diretas; além de Bibi (Lote42/2019), radical experimento da relação entre forma e conteúdo numa narrativa.

A professora doutora Diana Navas, coordenadora do Programa, considera a aula inaugural “um momento importante no semestre, uma vez que propicia o encontro entre todos os docentes e discentes do Programa. A presença do escritor-ilustrador-designer Gustavo Piqueira, neste semestre, fez deste um momento muito produtivo, visto sua aula ter nos proporcionado a oportunidade de tecermos reflexões em torno da relação que a literatura estabelece com outras linguagens ao sermos expostos aos experimentalismos de que se vale o artista na construção de suas obras. Com sua fala repleta de significados e descontraída, Piqueira convidou-nos a continuarmos, durante todo o semestre, a refletirmos, em nossas pesquisas, sobre os (des)limites entre as diferentes linguagens artísticas na contemporaneidade”.

Por sua vez, a doutoranda Regiane Boainain, discente do Programa, afirmou que “ter as atividades do semestre inauguradas com a aula de Gustavo Piqueira foi incrível. Com seu jeito humorado e leve, o artista e pesquisador do livro permitiu-nos não só que conhecêssemos um pouco mais sobre suas obras e processo de criação, cuja palavra de ordem é o experimento, como também refletíssemos sobre os engessamentos que a própria cultura determinou para o ato de ler e para a criação do objeto livro”.