Dissertações, Teses e Artigos
1. CONCEIÇÃO, Desirèe Luíse Lopes. Internet e cidadania: o estímulo ao debate político por meio do jornalismo fact-checking: um estudo de caso do projeto “Truco!”, 2018. Disponível para download em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20981
Resumo
A dissertação tem por objetivo analisar a produção e divulgação de informação política na plataforma digital “Truco!”, um projeto de fact-checking da Agência Pública desenvolvido para as eleições de 2014, além de identificar e averiguar o debate político ocorrido por meio da iniciativa. A metodologia adotada é baseada no conceito de política em rede do autor Manuel Castells. A técnica metodológica consistiu na elaboração de indicadores para a coleta de dados primários, definidos a partir de uma análise piloto e da identificação de padrões de interação relacionados à proposta inicial da pesquisa. Os resultados permitem identificar um trabalho de jornalismo investigativo qualitativo, além da presença de atividades de colaboração e participação política, o que aponta à concepção de que a internet contém elementos para contribuir com a formação para a cidadania.
2. TEIXEIRA, Adriana. Fake news contra a vida: desinformação ameaça vacinação de combate à febre amarela, 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/21972/2/Adriana%20Teixeira.pdf
Resumo
A pesquisa intitulada Fake news contra a vida: desinformação ameaça vacinação e combate à febre amarela faz a leitura das notícias falsas, que circulam conteúdo sobre saúde pública, nas redes digitais e nos aplicativos de troca de mensagens. Levantamento feito pela autora da dissertação mostra que, nos últimos anos, as fake news, aliadas dos movimentos antivacina, contribuíram para reduzir os índices de imunização da população mundial – causa de mortes e da volta de doenças erradicadas. (TEIXEIRA, 2019)
3. SANTOS, Kassia Nobre dos. Em busca da credibilidade perdida: a rede de investigação jornalística na era das fake news, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/21857/2/Kassia%20Nobre%20dos%20Santos.pdf
Resumo
A partir da discussão do jornalismo sob a perspectiva de seus processos de produção, o objetivo desta pesquisa é propor uma reflexão sobre os modos de ação dos jornalistas da revista Piauí e da Agência Lupa, procurando compreender os procedimentos por eles utilizados na construção da reportagem e da checagem. (SANTOS, 2018)
4. RECUERO, Raquel. Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/Kvxg4btPzLYdxXk77rGrmJS/?lang=pt&format=pdf
Resumo
O presente artigo busca debater, por meio de estudo de caso, as cascatas das chamadas fake news de cunho político no Twitter. Para tanto, examinam-se fake news que circularam durante dois eventos, o julgamento e a prisão do ex-presidente Lula. Para tal análise, utilizam-se métodos de coleta de dados automatizados, análise de redes e uma análise qualitativa. Os principais resultados apontam para uma circulação limitada dessas notícias, principalmente dentro de núcleos ideológicos favoráveis e uma forte ação de determinados tipos de usuários no seu espalhamento. (RECUERO, 2019)
5. MÜZELL, RODRIGO BERSCH. Desinformação e propagabilidade: uma análise da desordem informacional em grupos de Whatsapp, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/16762/1/000498352-Texto%2bCompleto-0.pdf
Resumo
Diferentes tipos de problemas em conteúdos que circulam em redes sociais e, mais recentemente, no WhatsApp – desinformação, informações incorretas ou descontextualizadas, muitas vezes chamadas de notícias falsas – colocam em questão a confiança nas informações que recebemos. Este trabalho visa compreender sobre como as peças de desinformação se espalham analisando um grupo de exemplos desse fenômeno que se propagaram em grupos de WhatsApp. (MÜZELL, 2020)
6. Costa, Pedro Rodrigues. O ethos wikipedista como modo de combate à desinformação, 2021. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5630/5275
Resumo
Este artigo debate a questão da neutralidade na produção e edição de verbetes na Wikipédia, bem como as proximidades existentes entre um ethos cientista e um ethos wikipedista. Durante esta discussão, lançam-se pistas para explicar o sucesso desta plataforma no combate à desinformação, às fake news e ao problema da pós-verdade. (COSTA, 2021)
7. SPINELLI, Egle Müller; SANTOS, Jéssica de Almeida. Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38112/22326
Resumo
Este artigo propõe reflexões sobre a implementação do campo jornalístico-midiático da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) diante do grave cenário de desinformação que assola o Brasil. A pesquisa bibliográfica parte do pressuposto de que a formação em educação midiática proporciona conhecimentos, habilidades, atitudes e competências fundamentais para o século XXI e os saberes necessários para a educação do futuro. (SPINELLI, 2019; SANTOS, 2019)
8. CARVALHO, Priscila Ramos; SOUSA, Paulo César Castro de; SCHNEIDER, Marco André Feldman. Desinformação na pandemia de Covid-19: similitudes informacionais entre Trump e Bolsonaro, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/106529
Resumo
A pesquisa empírica teve como objetivo investigar as possíveis similitudes informacionais entre o ex-presidente dos Estados Unidos e o presidente do Brasil, em virtude do alinhamento político-ideológico entre, respectivamente, Donald Trump e Jair Bolsonaro, que tiveram um posicionamento contraditório no combate à Covid-19. O resultado das análises apresentou similitudes informacionais entre o ex-presidente e o presidente, bem como semelhanças no discurso controverso e em atitudes contrárias às medidas defendidas pela Organização Mundial de Saúde.
9. RESENDE, Leandro de; SOUZA, Juliana Lopes de Almeida. A propagação de desinformação em tempos de coronavírus: considerações em torno do programa "fato ou fake", 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/174592/168430
Resumo
O presente estudo tem como objetivo explorar o conceito de notícia e de desinformação, a fim de evidenciar os prejuízos que conteúdos falsos ou fora de contexto podem trazer para a sociedade. Foi desenvolvida uma pesquisa de caráter descritivo. Utilizou-se para a investigação considerações em torno de um estudo de caso, analisando o papel do programa "Fato ou Fake", do G1, pelas fases de criação, produção e distribuição de informações. (RESENDE, 2021; SOUZA, 2021)
10. CARVALHO, Mariana Freitas Canielo de; MATEUS, Cristielle Andrade. FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO NO MEIO DIGITAL: análise da produção científica sobre o tema na área de Ciência da Informação, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16901
Resumo
Este presente trabalho tem por finalidade contribuir para os estudos a respeito de Fake News e da desinformação na era digital, bem como suscitar o debate sobre a importância da abordagem do tema pelos profissionais da informação, em destaque os bibliotecários. (CARVALHO, 2018; MATEUS, 2018)
11. PINTO, Thamara Machado; ZANETTI, Daniela. Desinformação e Fake News: Uma Revisão De Literatura, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/poscom/article/view/32568
Resumo
O papel em questão é constituído de reflexões relativas à pesquisa de mestrado em andamento "Território em chamas: o combustível da desinformação - uma análise das disputas narrativas no Youtube acerca das queimadas na região Amazônica em 2019" fixada no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). (PINTO, 2020; ZANETTI, 2020)
12. BOARINI, Margareth; FERRARI, Pollyana. A desinformação é o parasita do século XXI. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170549
Resumo
Juntos, os fenômenos da desinformação, das fake news e do negacionismo ganharam robustez e fluidez e passaram a demandar uma atenção permanente pautada na multi, inter e transdisciplinaridade. Por meio de pesquisa bibliográfica e do estudo de casos reais, o artigo traz reflexões e fatores que movem os fenômenos e reflete ainda sobre ações que podem ser usadas no estímulo ao pensamento crítico das audiências.
13. FREITAS FILHO, Alberto. A batalha político-midiática do movimento Brasil Livre (MBL), 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/22388/2/Alberto%20Rodrigues%20de%20Freitas%20Filho.pdf
Resumo
Em um cenário caracterizado pela crescente digitalização de todos os aspectos da vida humana, a concepção da verdade pode estar sendo alterada radicalmente. Na chamada era da “pós-verdade”, fatos objetivos teriam cada vez menos importância diante do apelo às emoções e às crenças intersubjetivas. Nesse cenário, grupos como o Movimento Brasil Livre ocupam as redes sociais para disseminar informações apoiadas em fatos imprecisos e por vezes inverídicos, em torno das quais buscam dar visibilidade e arregimentar seguidores para suas causas e interesses políticos, travando uma batalha contra o modelo jornalístico tradicional e seu compromisso com a verdade. O pesquisador é atualmente doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC Minas (2005). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2019).
14. BRISOLA, Anna Cristina C. de A. S. Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas, 2022, Disponível em https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1165
Resumo
Enfatizar a contribuição e importância de Paulo Freire na Competência Crítica em Informação (doravante CCI), contribuindo com duas aplicações possíveis desta perspectiva: para a resistência à desinformação – sistematizando suas causas e motivações – e contra as discriminações – com a construção de duas novas dimensões da CCI em gênero, feminismos e sexualidade e em relações étnico-raciais. Sempre sob uma perspectiva freiriana e atrelada à Pedagogia Crítica, ante o diagnóstico da Sociedade da Desinformação, esta tese defende que o caminho para lidar com a informação na contemporaneidade passa pelo pensamento crítico e pela construção, fomento e ensino da Competência Crítica em Informação (doravante CCI). Levanta a necessidade da práxis da CCI para a construção da resistência aos mecanismos de manipulação, desinformação, demais distopias informacionais e para o exercício da cidadania. Postula que o ensino da Competência Crítica em Informação pode ser um caminho para resistência à Sociedade da Desinformação. Argumenta que a consciência dos mecanismos de desinformação confere resistência a eles. Distingue e aproxima Competência em Informação (doravante Coinfo), CCI e Alfabetização Midiática e Informacional (doravante AMI), propondo uma complementaridade que enriquece as suas perspectivas, que não se anulam ou superam. Busca facilitar a compreensão das bases teóricas para o ensino da CCI no Brasil como resistência à Sociedade da Desinformação, na Teoria Crítica e na Pedagogia Crítica.
15. COLOMBO, RENAN. Desinformação e mitologia política: a presença de mitos em boatos desmentidos nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. Doutorado em Comunicação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Curitiba Biblioteca Depositária: Sistema de Bibliotecas da UFPR (2021). Disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11033646
Resumo
Esta tese identifica a presença de mitologia política em 134 boatos desmentidos pelo Projeto Comprova durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018. Emprega a metodologia de análise de conteúdo do tipo categorial temática (Bardin, 1977; Bauer, 2002), com abordagem qualiquantitativa. Utiliza como principal categoria de análise a classificação de mitologia política de Girardet (1987), que define quatro tipos de mitos: Complô, Era de ouro, Salvador e Unidade. A revisão de literatura tem três focos: a organização do ecossistema midiático em redes digitais; o fenômeno contemporâneo de desinformação, sobretudo política; e a construção de narrativas mitológicas, especialmente em contexto político. Outro achado do estudo foi a presença expressiva de boatos voltados à criação de imagem heroica dos candidatos e a gerar mobilização por meio de discursos de tom nacionalista e/ou patriótico. Por fim, o estudo também identificou que a maior parte dos boatos, independentemente da categoria de mitologia apresentada, apresentou contexto favorável à campanha do candidato Jair Bolsonaro, que viria a ser o vencedor do pleito. (2021).
16. GUATELLI, CAIO GARCIA. OS INTERESSES PRIVADOS E A DESINFORMAÇÃO AUDIOVISUAL: O ABUSO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL EM DETRIMENTO DOS INTERESSES DE UMA SOCIEDADE POUCO PREPARADA PARA SUA COMPREENSÃO' Mestrado em COMUNICAÇÃO Instituição de Ensino: FACULDADE CÁSPER LÍBERO, São Paulo (2021). Disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11061263
Resumo
Os Interesses Privados e a Desinformação Audiovisual" é um estudo que pretende mostrar a capacidade da linguagem audiovisual em guiar a sociedade e modificar seu comportamento, e como, em grande parte das produções audiovisuais, os interesses dos produtores prevalecem em detrimento dos interesses sociais. Num contexto sócio-histórico, este estudo busca esclarecer o quanto se utilizou das capacidades dessa linguagem para orientar ou desorientar a sociedade. Da sua breve história, são analisados alguns casos nos quais a linguagem audiovisual teve papel determinante nas questões econômicas, culturais e ideológicas da humanidade. Da introdução do daguerreótipo no século XIX, até o popular filme de smartphones na contemporaneidade, o balanço final aponta para uma sociedade suscetível a um plano que mantem o conhecimento sobre as sintaxes audiovisuais fora do alcance das massas. São abordados estudos antropológicos, psicofísicos, semióticos e linguísticos — em especial os que cercam a linguagem cinematográfica — para alcançar as conclusões sobre as capacidades do audiovisual e sua consolidação, na atualidade, como linguagem tão popular quanto a fala ou a escrita.