Depoimentos de alunos e ex-alunos do LAEL
Por que escolhi o LAEL
Depoimentos de candidatos ingressantes no Programa.
O LAEL é um programa referência em linguística aplicada no Brasil e no mundo. Possui disciplinas e professores conectados com a realidade da vida que se vive e possibilita que seus alunos desenvolvam pesquisas que estejam baseadas na realidade. Além disso, o LAEL possui uma ampla gama de grupos de pesquisas, palestras e cursos que expandem os repertórios de seus alunos. Inúmeras vezes, o LAEL viabilizou que seus alunos recebessem professores de referência reconhecidos mundialmente para darem cursos presencias para nós. | Doutorado
Um programa conceituado, nota 5 no MEC, uma universidade respeitada por todo o Brasil e no exterior. Professores renomados com pesquisas atuais. Acredito que possuir um diploma expedido por esse programa abrirá muitas portas em minha carreira acadêmica e profissional. Já tive a honra de cursar uma disciplina com a <nome> que me encantou profundamente. As disciplinas ofertadas em semestres anteriores chamaram-me atenção. Por tudo isso, acredito estar fazendo uma excelente escolha. | Doutorado
Mesmo já tendo feito jornalismo, sempre fui apaixonada pela área de letras e, quando decidi buscar um curso de Mestrado encontrei ótimos cursos no LAEL. Não poderia ser diferente com Doutorado. Me apaixonei novamente por um dos programas do LAEL que conheci durante o Mestrado. No LAEL pude encontrar excelente professores, com currículos fantásticos e ementas de cursos muito interessantes. Um leque de oportunidades para quem quer aprender mais. Mesmo sendo de outra área, me senti acolhida pelos alunos e também pelos professores. | Doutorado
Sou graduado em Letras - Língua Portuguesa pela PUC-SP. A formação que tive me foi muito especial, uma vez que a PUC-SP preza por uma graduação crítica, humanista e politizada. Escolhi o LAEL pois vejo na área da linguística aplicada a possibilidade de agir concretamente na criação de novas perspectivas para o ensino da língua na educação básica. Escolhi o LAEL pois também acredito na ideia de que todo professor deve ser também um pesquisador caso queira se tornar cada dia mais engajado, atualizado e capaz de mudar a realidade ao seu redor, pois, como dizia o grande Paulo Freire, somos incompletos, e aceitar com carinho esta realidade é essencial para a construção do conhecimento. | Mestrado
Quando decidi escolher o LAEL levei em consideração diversos fatores, como a qualidade do ensino, o quadro de professores, a estrutura da faculdade, a nota do programa, etc. E tudo isso me fez acreditar que a excelência de ensino oferecido eram o melhor caminho para minha realização pessoal e profissional, pois procuro estar sempre em busca do conhecimento e da valorização da pesquisa científica. E, além disso posso alinhar a área de interesse da minha pesquisa com a atuação profissional. | Mestrado
Por ser um programa conceituado, com docentes renomados de alta credibilidade e por acreditar e confiar que o Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem dará insumos intelectuais e práticos indispensáveis para o meu futuro pessoal e profissional, e que muito contribuirá para o meu desenvolvimento intelectual, ampliando conhecimentos por meio do contato, vivências e troca de experiências com outras pessoas. Estou convicta de que é uma oportunidade única de ingressar neste curso com objetivo de seguir minha carreira acadêmica. | Mestrado
Escolhi fazer mestrado no LAEL por unir meu interesse nos estudos da linguagem à reputação da instituição e linhas de pesquisa apontadas no site voltado para os alunos. Eu saí da faculdade há mais de dez anos e, embora tenha mantido o vínculo com as instituições de ensino por meio de MBA e desenvolvimento contínuo, sinto falta de uma formação mais sólida, que me permita refletir sobre aspectos críticos da nossa realidade e atuar, por meio da pesquisa, para moldá-la. | Mestrado
Desde o Mestrado, sempre foi meu Programa de Pós-Graduação escohido por conta da história e da importância para a Linguística Aplicada no Brasil. Antes mesmo de ingressar no LAEL, em 2018, já tinha lido alguns artigos científicos que faziam referência ao Programa e acabei me interessando pela linha de pesquisa de minha atual orientadora - o que foi determinante para a escolha do Mestrado na PUC-SP. Agora no Doutorado, pretendo evoluir o que comecei e renovar meu apreço pela ciência: durante o Mestrado, aprendi que o caminho é tão importante quanto o resultado, pois é por meio dele que a construção do trabalho acontece, que o texto passa a fazer sentido. Este PEPG ensinou para mim que o conhecimento é algo contínuo e que o desafio deve ser sempre encarado como uma oportunidade. É com este espírito que aqui escrevo que quero continuar meus estudos no Doutorado, sustentando o mesmo ânimo e empolgação desde o meu primeiro contato com o Programa e ciente do compromisso em ajudar no avanço da ciência brasileira. Assim, registro aqui minha alegria em poder seguir com essa caminhada ao lado de minha orientadora e de meus colegas. Antes de tudo, só tenho a agradecer pela importância do LAEL em minha vida. | Doutorado
Durante a graduação me afeiçoei mais as matérias que envolviam a Linguística. Conversei muito com professores e cheguei à conclusão que queria seguir por esse caminho. A professora <nome> foi a que mais me incentivou e me mostrou o LAEL. Vi pelo site as áreas de pesquisa e me identifiquei. Espero poder fazer parte do grupo e buscar cada vez mais me aperfeiçoar. O estudo da linguística é incrível e me entrar para o programa é um grande passo para o início da minha vida acadêmica.
| Mestrado
O LAEL, além de ser referência em excelência, reúne docentes que também são referências em suas áreas de pesquisa. Além disso, é um espaço acolhedor (fui muito recebido como aluno ouvinte por duas professoras) e muito fértil para o desenvolvimento acadêmico. As linhas de pesquisa e as áreas de concentração também são fatores que me atraíram para o LAEL, pois mesmo sendo o mais tradicional Instituto de Linguística Aplicada do País, se mantém atual quanto às preocupações e motivações que permeiam a pesquisa em Linguística Aplicada. | Mestrado
O LAEL é um Programa consolidado no meio acadêmico com excelentes professores para qualificar pesquisadores com visão interdisciplinar. Acredito que enquanto profissional preciso ampliar a minha capacidade linguista de observar para contribuir em diferentes setores da sociedade. Como pesquisadora quero investigar uma área incipiente e os conhecimentos aprofundados deste mestrado me auxiliará a compreender a mediação linguística entre falantes de língua minoritária (Libras) e os falantes do português, em um contexto específico, que é a esfera Jurídica. | Mestrado
Desde que conclui minha graduação no curso de Fonoaudiologia na PUC-SP em 2002 tenho o desejo de continuar minha formação acadêmica nessa instituição. A relevância e qualidade dos estudos e pesquisas que esta instituição oferece na temática a qual escolhi me dedicar, são pontos fundamentais para a minha decisão. Além disso, o corpo docente reconhecido na área é, também, uma grande motivação para me inscrever nesse curso. São grandes as minhas expectativas para ingressar no Mestrado no próximo semestre, de modo a articular toda teoria à minha prática profissional e contribuir como pesquisadora dessa instituição. | Mestrado
Sempre vi a PUC São Paulo como referência em pesquisa na área da Educação e Pesquisa em linguística e estudos da linguagem. No Mestrado, quando fui apresentado a Linguística de corpus, soube que o LAEL (PUCSP) também é referência em estudos em LC na América Latina. Muitas das minhas referências profissionais em educação e pesquisa são oriundos ou ainda estão, de alguma forma ligados à instituição. Quando decidi continuar minha pesquisa e formação, a escolha mais natural foi o LAEL. | Doutorado
O LAEL é um programa com alto conceito na avaliação da Capes e oferece diversas disciplinas e linhas de pesquisas que vão de encontro ao que pretendo seguir em minha pesquisa. Além de ter feito meu mestrado no LAEL, motivo pelo qual pretendo dar continuidade na minha pesquisa no doutorado no mesmo programa, a fim de conseguir investigar mais sobre as palavras cantada, falada e declamada e seus efeitos impressivos com base teórica em estudos sobre o simbolismo sonoro e a expressividade da fala. | Doutorado
Escolhi o LAEL por me identificar com a vertente de pesquisa da linguística aplicada e estudos da linguagem. O conceito da CAPES no curso da PUC e a história da instituição inspiram pesquisadores a quererem entrar nesta universidade. O currículo dos docentes do curso chama a atenção quando se trata de trabalhar com estudos voltados a área da linguística. Por fim, aprecio realizar estudos sobre língua em seus variados aspectos ao observar os diferentes contextos inseridos neste processo. Portanto, seria de grande relevância ter em meu currículo de pesquisadora uma pós-graduação realizada na PUC e as aprendizagens seriam memoráveis. | Doutorado
Sou pedagoga e bacharel em Comunicação Social. Atualmente sou Assessora Pedagógica pela Somos Educação. Já atuei como professora assistente em duas escolas com abordagem socioconstrutivista e fui professora universitária no curso de Relações Públicas da Unisantanna. Antes disso, atuei como Coordenadora de Comunicação e Marketing do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), onde o dia a dia aumentou a minha consciência moral em relação à área de Educação e Direitos Humanos – foi nesse momento que repensei a minha carreira e iniciei a faculdade de pedagogia. Sou apaixonada pela sala de aula e é nesse lugar que quero estar. Aliada a essa paixão, durante o meu percurso na faculdade de pedagogia, a linguagem foi o meu tema de maior interesse. Entendo que essa afinidade vem desde muito jovem, vez que a minha primeira graduação é em Comunicação Social. Acredito que a educação muda as pessoas para que elas possam transformar o mundo. E eu quero fazer parte, cada vez mais, dessa transformação. Para tanto, entendo que quanto mais eu puder estudar, mais eu poderei colaborar com essa mudança que eu gostaria de ver em nosso país e, consequentemente, mundo. Tenho acompanhado algumas iniciativas do mestrado em linguística aplicada e estudos da linguagem há alguns meses, além ainda de conhecer diversos profissionais que admiro que se formaram na PUC. Por todos esses motivos, estou muito animada e confiante de que farei uma boa trajetória. Espero aprender muito e colaborar o máximo que eu puder para a evolução das pesquisas e iniciativas na área da educação. Pretendo, inclusive, dedicar tempo integral para os estudos, me planejei para isso. | Mestrado
O LAEL me acolheu em 2010 quando eu estava fazendo meu TCC em Comunicação e Multimeios também pela PUCSP e buscava entender mais o que era fazer pesquisa acadêmica. Desde então comecei a fazer parte do grupo de pesquisa Atelier Linguagem e Trabalho da <nome> e, em 2012, ingressei no Mestrado. Para o Doutorado que pretendo iniciar este ano, não vejo outro lugar para estar a não ser o LAEL. Eu escolho a PUC e escolho o LAEL porque o programa está estrategicamente no centro e na liderança dos assuntos de pesquisa que me movem, a linguagem pela perspectiva da Análise do Discurso francesa e a Ergologia como olhar sobre o trabalho. | Doutorado
Fiz Mestrado na PUCSP, em 2004. Desde então, venho fazendo cursos de extensão e de especialização. É chegada a hora de aprofundar meus estudos na mesma instituição. Além de considerar a PUCSP uma universidade que faz parte da minha história, escolhi o LAEL por ser referência nos estudos linguísticos no Brasil, por ter professores reconhecidamente capacitados para fomentar a pesquisa linguística e por ser a garantia de ter um diploma reconhecido também no exterior, assim como é o meu mestrado até hoje. | Doutorado
Fiz mestrado no LAEL, e a experiência foi transformadora. Me formei no ano passado e tenho muita vontade de continuar os estudos e fazer doutorado. Percebi ao longo da minha pesquisa o quão valioso é ter olhar pesquisador e transformador na minha área de atuação, educação. Temos como educadores um pacto com a transformação social e avalio que, estar no LAEL, trabalhar com a pesquisa crítica de colaboração te empodera para atuar dessa forma. Considero uma vivência preciosa e transformadora. | Doutorado
Já fiz o mestrado no LAEL e foi uma oportunidade única. Os professores são excelentes, estão bem atualizados quanto ao que se propõe ensinar. Após a experiência de dois anos com o mestrado, vi a importância e a necessidade de aprender mais sobre a linguística Sistêmico-funcional, a multimodalidade, a análise crítica do discurso, a metáfora conceitual, entre outros. Dois anos não foram suficientes, é necessário mais aprofundamento. Então, decidi prosseguir na mesma linha de pesquisa.
| Doutorado
Fiz toda minha carreira acadêmica na PUCSP e na área de letras, tendo me formado em licenciatura em letras português e francês e feito mestrado no departamento de língua portuguesa. Tenho identificação com o programa e suas linhas de pesquisa: no mestrado, estudei a teoria linguística de Volóchinov e o Círculo de Bakhtin e no corpo docente do LAEL está uma das principais especialistas nessas obras no Brasil, cujos comentários na minha qualificação e defesa da dissertação foram fundamentais para a elaboração tanto de meu mestrado quanto do projeto de doutorado que estou apresentando ao programa. | Doutorado
Porque o LAEL tem linhas de pesquisa muito boas e professores altamente qualificados. Fui aluno do mestrado no LAEL e sei da capacidade do programa. Por isso retornei para me candidatar ao doutorado. O LAEL proporciona aos seus alunos o melhor. O LAEL está preocupado com a formação de seus alunos, com a qualidade do seu ensino e sem deixar de lado o ser humano que somos. O LAEL realmente é um programa de pós-graduação exemplar. | Doutorado
O LAEL, além de ser um referencial na área, possibilita desenvolver pesquisa na Educação Especial, especialmente, em relação ao surdo. Em diversas especialidade, tanto na língua portuguesa para surdo quanto na língua de sinais brasileira. Este objetivo vem de encontro com o projeto, que envolve pesquisa em linguística, gramaticalização e Libras. Na LAEL há diferentes campos e áreas de concentração para desenvolver pesquisas e apresenta um potencial variável para participação em congressos. Seu quadro de professores mestres e doutores asseguram um diferencial. | Doutorado
Em meio à pandemia do novo corona vírus, muito refleti a respeito da escola em que trabalho e sua função na sociedade. Mais do nunca, posso afirmar que a escola é o que me fez lembrar que não estou sozinha, a escola é um espaço vivo, é onde se vive e se prepara para o futuro. Ali somos elos de solidariedade, elos que nos fazem sujeitos para vivenciar um mundo compartilhado. Lugar esse feito para se deparar com os seus próprios limites para então ganhar novos contornos. E é isso que estou em busca, novos contornos que os grupos e os professores do LAEL me ajudarão a delinear. Pela tradição do programa e excelência de ensino, acredito que seja o LAEL o lugar para ser escola, para ser aluna novamente. | Mestrado
Escolhi o LAEL para realizar meu doutorado por ser um lugar acolhedor ao mesmo tempo em que me coloca em uma posição ativa de muita reflexão e contribuição. Por me permitir colaborar desde o mestrado com o grupo LACE, o qual continuo fazendo parte desde o início do Mestrado por me permitir possibilidades de compreensão de meu fazer pedagógico científico, a medida que me desenvolvo e expando o conhecimento a partir de discussões responsivas/dialógicas/ dialéticas com os professores e pesquisadores. Por manter um quadro de excelência entre os profissionais e por relacionar o fazer da pesquisa com a vida. | Doutorado
Escolhi o LAEL, porque venho acompanhando os projetos para tomar minha decisão sobre o ingresso no mestrado e os projetos do LAEL foram os que mais tiveram sentido para mim. São propostas muito significativas, que visam de fato uma transformação social e é nisso que eu acredito. Os orientadores têm muitas publicações, em especial a <nome>, que foi quem mais apareceu nas pesquisas que fiz para escrita do meu projeto. No ano passado, participei do congresso Sphere e fiquei, simplesmente, maravilhada com todas as palavras que ouvi da orientadora, que para mim se tornou uma forte referência. A proposta do programa Digtmed que conheci, nesse dia, trouxe toda luz para muitas das minhas práticas em sala de aula. Foi nesse dia que me inspirei, comecei a pesquisar, ler e ganhei força e embasamento para iniciar uma pesquisa. | Mestrado
Escolhi o Lael por gostar muito da formação da PUC e sua linha de raciocínio clínico. Me aproximei mais agora fazendo o aprimoramento em atendimento em grupo de crianças com impasses no laço social: Linguagem e Sujeito, estou amando partilhar conhecimento e estar na Derdic. Gostaria muito de conseguir uma bolsa de mestrado e poder continuar adquirindo conhecimento com professoras fantásticas, além de serem renomadas nessa áreas de linguagem que eu tanto amo. | Mestrado
Como ex-aluna da graduação da PUC-SP sempre tive o desejo em dar continuidade na vida acadêmica Stricto sensu. Após 20 anos de carreira na educação e formações Lato sensu, acredito que esse seja o momento adequado para iniciar meus estudos no mestrado, pois a adquiri mais experiência na área e possuo mais tempo para me dedicar aos estudos e pesquisas. Com minha experiência em formação de professores dentro das instituições que trabalhei, fortaleceu em mim a aspiração de pesquisar e contribuir amplamente na formação de educadores na área da linguística. A escolha em dar continuidade em minha formação na PUC-SP deve-se ao fato da mesma ter uma tradição na área da educação e ser referência no Brasil e no mundo. O LAEL é o programa de Linguística Aplicada mais antigo e respeitado do Brasil, tem prestígio por seu incentivo em desenvolver pesquisa em diferentes contextos. | Mestrado
O LAEL é um programa reconhecido, de uma importante instituição de ensino. Pretendo pesquisar interpretação da Língua Portuguesa (LP) para a Língua de Sinais Brasileira (Libras) e relacionadas a esse tema sei que existem variadas possibilidades que vão desde gramática a análises discursivas e pela orientadora. Conheço alguns pesquisadores que passaram por esse programa e que o indicaram. Acredito que será uma experiência transformadora e por meio dela poderei contribuir para o desenvolvimento da minha área realizando algo que me interessa tanto nessa importante instituição. | Mestrado
Estudei Letras na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , escolhi fazer mestrado na referida instituição pelo ensino de qualidade e pela seriedade que a mesma possui. Além dos excelentes professores da instituição, sei que será um ótimo aprendizado que agregará muito para minha carreira. Além da possibilidade de fazer um bom trabalho, podendo o mesmo se estender a outros profissionais, com intuito de ser um facilitador para os professores e poder contribuir para uma educação de qualidade e que todos tenham direito ao contato com a segunda língua. | Mestrado
Eu escolhi o LAEL pela qualidade do programa e pela linha de pesquisa da orientadora. Pretendo direcionar a minha pesquisa de doutorado para a linha da Fonética Acústica e o LAEL dispõe de docente referência nessa área. Os meus objetivos de pesquisa também foram considerados, uma vez que eu quero pesquisar aspectos acústicos de aquisição linguística em segunda língua. Esse viés acústico tem por objetivo enriquecer e aprofundar a minha pesquisa de mestrado, de viés sintático, no doutorado com o viés fonético. | Doutorado
O programa foi escolhido, em primeiro lugar, pelo elevado conceito desta instituição e consequentemente seus docentes, o que acaba por representar tanto um desafio acadêmico quanto um estímulo de aprendizado ao egresso. Além disso, a linha de pesquisa “linguagem e trabalho” instigou-me a futuras pesquisas e publicações que a abrangem, principalmente no que concerne à Linguística Sistêmico-Funcional. Ao fim, mais importante que tudo, a exigência profissional da docência universitária em um estado pobre, como o Maranhão, demanda nível de aprendizagem e capacitação aptos a disseminá-los entre discentes e colegas professores, capacitação esta que somente uma instituição como a PUC-SP é capaz de proporcionar. | Doutorado
Escolhi o LAEL pela qualidade do curso dos professores e por acreditar que com os conhecimentos que irei adquirir poderei ajudar muitos professores da rede pública do estado de São Paulo. Trabalhei durante 11 anos como professora de Língua Inglesa na rede pública e nessa período pude notar o quanto nós professores nos sentimos sem amparo e sem a preparação necessária para enfrentarmos as adversidades que encontramos na sala de aula. E por esse motivo, acredito que o curso pode me fornecer as ferramentas necessárias para contribuir com melhoria da educação da rede pública do estado de São Paulo. | Mestrado
Escolhi o LAEL, primeiramente, pelo mesmo motivo pelo qual o escolhi para meu mestrado, que é o fato de ser um centro de excelência de estudos em Linguística Aplicada. Outro motivo importante é dar continuidade a meus estudos de pós-graduação na mesma linha de pesquisa na qual fiz meu mestrado. Interessa-me, especialmente, a oportunidade de intensificar estudos em educação bilíngue e formação de professores. Tanto a linha de pesquisa como as atividades de relação teoria-prática, característica importante do grupo de pesquisa no qual pretendo ingressar, representaram oportunidades preciosas de crescimento para mim. São, em essência, estes os motivos que me levaram a escolher o LAEL. | Doutorado
Eu escolhi o LAEL por ter conhecimento do processo de produção de pesquisas produzidas, com o intuito de intervir em contextos escolares, visando melhorar a qualidade de vida dos sujeitos envolvidos no contexto de produção do conhecimento. Nesse processo, constroem repertório, e mobilidade social. Dessa forma, a relevância dessas pesquisas propõem o desenvolvimentos de estudos para a intervenção crítica e colaborativa da linguagem em contextos sócio-históricos culturais escolares. Nesse contexto de produção, os sujeitos atuam como formadores mútuos, de forma simétrica. Sendo assim, são responsáveis pelo ensino- aprendizagem uns dos outros, a partir da ação de compartilhar experiências. | Doutorado
O Programa de Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem tornou-se uma meta em minha vida desde muito cedo durante a graduação, quando tive contato com professoras e grupos que participaram não só da minha formação profissional, mas também da minha evolução pessoal durante o percurso universitário. Logo no primeiro semestre do meu curso de graduação, fui convidado por alguns colegas na época a conhecer um grupo chamado L.A.C.E. (Linguagem e Atividade em Contexto Escolar) para ver se me despertava o interesse de iniciar um projeto de Iniciação Científica.
Após finalizar a graduação e duas pesquisas de IC no LAEL, sob orientação da <nome>, iniciei e finalizei meu mestrado, sob mesma orientação e agora, após quase dez anos de primeiro contato e sete de trabalho, busco o Doutorado no mesmo programa que tanto contribuiu para minha formação. | Doutorado
Sou professora de Língua Portuguesa e a linguagem foi sempre um foco de interesse e também de preocupação. Os meus planos de continuar os estudos em nível de Mestrado respondem à necessidade que vejo em pesquisar mais profundamente para entender o funcionamento de uma língua, tanto formal, quanto funcionalmente. Sob a orientação da Professora <nome>, pretendo cursar os estudos de Pós-Graduação em nível de Mestrado na área de pesquisa da Linguística Sistêmico-funcional, esperando contar com a orientação da <nome>. Sei que o LAEL é uma pós-graduação de alto nível, que conta com professores envolvidos em pesquisas nacionais e internacionais. Assim, tenho certeza de que aí aprofundarei minhas pesquisas a fim de levar adiante meu projeto e, mais importante, terei orientações que me guiarão no meu campo profissional. Vejo que chegou o momento mais propício para esta empreitada, pois acredito que tenha, hoje, mais maturidade e mais condições para enfrentar um período de intensos estudos. | Mestrado
Meu percurso acadêmico é marcado pelas reflexões realizadas pela teorização em Clínica de Linguagem e, portanto, assumo uma posição teórica pautada na relação sujeito-linguagem. Durante a graduação em fonoaudiologia, fui afetada pelas discussões voltadas à Clínica de Linguagem, me identificando com a proposta teórica, ampliando o interesse nos estudos relacionados à linguagem, em especial sobre os impasses no processo de aquisição da linguagem escrita. Realizei pesquisas durante a graduação, em Iniciação Científica e em Trabalho de Conclusão de Curso, sobre a aquisição da escrita, especificamente sobre as rasuras presentes em textos copiados, envolvendo crianças em processo de aquisição e com queixas, enunciadas pela escola, de dificuldade de leitura e escrita, gerando encaminhamentos à clínica fonoaudiológica ou inserção em turmas de “reforço escolar”. Isso possibilitou refletir sobre os efeitos do discurso escolar nas crianças que se encontram nesse processo, pois elas são marcadas por esse discurso de forma que ficam presas a uma posição na linguagem e, no caso das crianças envolvidas nesses estudos, permaneciam presas à posição de “copistas”. Tais pesquisas tiveram como base teórica a perspectiva Interacionista de Cláudia De Lemos, com aproximações à Clínica de Linguagem. Na sequência, minha pesquisa da dissertação de mestrado seguiu esse mesmo caminho, aprofundando as discussões realizadas nas pesquisas anteriores, envolvendo, portanto, crianças com queixas escolares de dificuldade de leitura e escrita e uma análise dos movimentos subjetivos indiciados pela rasura, durante as produções textuais dessas crianças. Destaco de modo breve meu percurso, no intuito de justificar minha escolha pelo LAEL que, não é por acaso. Durante toda essa trajetória acadêmica, algumas inquietações sobre os impasses na aquisição da escrita, sobre a distinção normal x patológico, bem como sobre a relação e articulação entre clínica fonoaudiológica e escola, não foram possíveis de serem aprofundadas, deixando em aberto questões pertinentes para a compreensão desses aspectos, as quais trago como proposta para o projeto de pesquisa de doutorado no LAEL. É no LAEL e especialmente na linha de pesquisa “linguagem e patologias de linguagem”, através da teorização em Clínica de Linguagem estabelecida a partir de reflexões do Projeto CNPq – Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem, que encontro subsídios para aprofundar as discussões voltadas à linguagem escrita, pois, fato é, que questões subjetivas envolvidas no processo de aquisição da escrita só são possíveis de serem compreendidas a partir de um olhar orientado pela relação sujeito-linguagem, por uma teorização que inclui o sujeito, o outro e o funcionamento de língua, estabelecendo um compromisso com a teoria de linguagem. Além disso, posso dizer que minha trajetória marcada por tal teorização, produz efeitos tanto no percurso como pesquisadora e docente, como na minha atuação clínica e, dessa forma, a aproximação com o grupo de pesquisa mencionado contribuirá não apenas para a realização da pesquisa, como também na minha atuação acadêmica e clínica, possibilitando estabelecer importantes relações teórico-práticas e articulações com outros campos profissionais. Por fim, ressalto que o atravessamento da linha teórica durante toda a minha formação, marca subjetivamente a identificação com os estudos e pesquisadores dessa linha. | Doutorado
Sou formada em Linguística pela USP e desejo continuar minha pesquisa acadêmica na Área de Linguística Aplicada. Conheço a linha adotada pela Profa. <nome> e acredito que meus objetivos como pesquisadora vão ao encontro de seus trabalhos. Recentemente investigo a situação pessoas em condição de imigração e refúgio no Brasil, especialmente em São Paulo, e acredito que estes sujeitos têm muito a contribuir com o desenvolvimento da educação multilíngue em nosso país. | Doutorado
Por ser um programa conceituado, com docentes renomados de alta credibilidade e por acreditar e confiar que o Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem dará insumos intelectuais e práticos indispensáveis para o meu futuro pessoal e profissional, e que muito contribuirá para o meu desenvolvimento intelectual, ampliando conhecimentos por meio do contato, vivências e troca de experiências com outras pessoas. Estou convicta de que é uma oportunidade única de ingressar neste curso com objetivo de seguir minha carreira acadêmica. | Mestrado
Porque, no LAEL, de acordo com o site desta conceituada instituição, as pesquisas são direcionadas à promoção do conhecimento, interpretação e transformação da sociedade. A concepção de linguagem como prática social, a constituição do outro pela e na linguagem abordadas por Bakhtin traz luz e curiosidade na busca de soluções para problemas relacionados à linguagem na vida real. E não se trata de qualquer problema, segundo Rojo (2016), são problemas com relevância social suficiente para exigirem respostas teóricas que tragam ganhos a práticas sociais e a seus participantes, no sentido de uma melhor qualidade de vida. | Mestrado
Encontro-me, nesse momento, no último semestre da minha graduação em Letras: Português-Inglês – Licenciatura – pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e posso afirmar que nos últimos cinco anos de universidade eu aprendi muito e sei que aprenderei mais nesses dois meses finais, porém, tenho plena convicção de que há um mar repleto de aprendizado adiante e enxergo, nesse programa de pós-graduação, tal possibilidade. Um curso de mestrado é de suma importância para a vida profissional de um professor, pois acredito que a formação contínua dos docentes é um assunto urgente e relevante para a sociedade. Após pesquisas na rede, encontrei o LAEL e me interessei grandemente pela linha de pesquisa e pelas disciplinas ofertadas. Além do mais, o curso é renomado com professores prestigiosos, portanto, por conta desses fatores, a escolha não foi nem um pouco difícil, muito pelo contrário! | Mestrado
Escolho novamente o LAEL pela visível qualidade, rigor e comprometimento do programa. Meu primeiro contato foi no segundo semestre de 2018, com o acolhimento de minha questão de mestrado pela <nome>. A partir de sua generosa orientação e das trocas frutíferas com o grupo de alunos e professores do mestrado e doutorado, pude desenvolver e aprofundar minha questão, que se transformou em uma dissertação defendida em setembro. Agora, um outro problema me mobiliza em direção ao doutorado, e penso que o LAEL reúne tanto os profissionais quanto as características fundamentais para a construção e reflexão das perguntas necessárias ao meu tema. | Doutorado
Como professora e pesquisadora da área de educação, escolhi este renomado programa em função de suas áreas de atuação vanguardistas, que mostra sua visão renovada concomitante com sua tradição, pois abarca em suas linhas de pesquisa temas como o bilinguismo e as aprendizagens. Em sala de aula desde 2002 pude observar que precisamos repensar, estudar e renovar os processos de aprendizagens que aplicamos diariamente. E diante deste mundo contemporâneo multicultural e sem fronteiras pensar numa aprendizagem que seja eficaz e que prepare os cidadãos para as novas demandas que surgem (entre elas a necessidade de comunicação em outras línguas), se faz de suma importância. Por isso direcionei a candidatura do meu projeto de pesquisa sob esta ótica e dentro dos parâmetros e linhas de pesquisa de interesse do LAEL, programa do qual espero fazer parte em breve. | Mestrado
Acredito que o LAEL, em especial a disciplina de Análise do Discurso da linha francesa, é de extrema importância e essencial para a formação de qualquer pessoa, principalmente, para àquelas que trabalham na área de comunicação. As disciplinas de linguística apresentam novas caminhos para olhar o mundo e as relações humanas nele inseridas: ontem, hoje e amanhã. É como se déssemos ao relojeiro as ferramentas necessárias para que ele pudesse abrir os invólucros e assim analisar, de maneira minuciosa, o funcionamento de toda o mecanismo que permite àquele objeto marcar o tempo. É mergulhar na comunicação, em sua estrutura interna, externa, com os dispositivos da linguística em mãos. É um revisitar com gosto inaugural. É olhar o mesmo de forma tão diferente, que é como se estivéssemos explorando o mundo que nos cerca pela primeira vez. | Mestrado
Busco uma instituição com tradição na área da Educação e que também ofereça ferramentas atuais de pesquisa, com professores qualificados e uma boa infra-estrutura. Me formei em Linguística pela Unicamp em 2013 e desde então passei a trabalhar em sala de aula, ensinando língua portuguesa. Aprendi muito com esses anos de trabalho e observação e pretendo, agora, me especializar na área na qual atuo há mais de 8 anos. Após pesquisar sobre os professores do LAEL e suas respectivas formações acadêmicas, pude ter a segurança de que meu projeto de pesquisa seria bem recebido e que eu poderia desenvolver um trabalho cientifico pertinente ao contexto educacional pelo qual passa o país e contribuir para o programa de pós-graduação da PUC-SP. | Mestrado
Por ser um local que conheci durante a graduação por um intercâmbio entre a professora de linguística da graduação, a qual cursei e a instituição PUC, em momentos de simpósios, feiras, palestra entre outros, dessa maneira, sempre tive admiração pela mesma, contudo almejando um dia pleitear uma vaga. Sendo uma Instituição séria com o compromisso de transformar pesquisadores em disseminadores de ideias com a resistência de manter um compromisso social com a sociedade fragilizada que encontramos no Brasil. | Mestrado
Como ex-aluna da graduação da PUC-SP sempre tive o desejo em dar continuidade na vida acadêmica Stricto sensu. Após 20 anos de carreira na educação e formações Lato sensu, acredito que esse seja o momento adequado para iniciar meus estudos no mestrado, pois a adquiri mais experiência na área e possuo mais tempo para me dedicar aos estudos e pesquisas. Com minha experiência em formação de professores dentro das instituições que trabalhei, fortaleceu em mim a aspiração de pesquisar e contribuir amplamente na formação de educadores. A escolha em dar continuidade em minha formação na PUC-SP deve-se ao fato da mesma ter uma tradição na área da educação e ser referência no Brasil e no mundo. O LAEL é o programa de Linguística Aplicada mais antigo e respeitado do Brasil, tem prestígio por seu incentivo em desenvolver pesquisa em diferentes contextos. | Mestrado
As organizações atuais passam por um momento de enorme desafio ao lidar com cenários de grande complexidade e pouca clareza a respeito do futuro. Neste contexto e sob uma perspectiva sistêmica, as relações de trabalho e especialmente as relações líderes-liderados tomam uma importância ainda maior como facilitadoras em um processo de co-construção do futuro das organizações. No que tange o tema da construção das relações como fenômeno social e sistêmico, para um completo entendimento e eficaz intervenção, é primordial o olhar para a Linguística Aplicada e para o Discurso sob a perspectiva filosófica. Neste sentido, o LAEL como um excelente centro de estudos em Linguista Aplicada é a melhor alternativa de método e orientação para a característica da intenção de estudo apresentada. | Mestrado
Ao fazer a pós-graduação lato sensu "Educação Bilíngue: Desafios e Possibilidades" no Instituto Singularidades, tive contato com a professora Feranda Liberali, professora do LAEL, assim como com diversos atuais e ex-mestrandos da mesma. Esse contato foi intensificado e ampliado a partir de ações que a professora encabeçou durante os momentos de pandemia e dos quais fiz e faço parte atualmente- Projeto Brincadas e GEEB - Grupo de Estudos de Educação Bi/Multilíngue. Através dessas experiências e com a possibilidade de participar como ouvinte das aulas "Vygostsky e Mudança Social" presentes no segundo semestre de 2020 para os alunos de pós-graduação da PUC, pude compreender melhor algumas áreas de pesquisa do LAEL. Tenho me apaixonado pela área de formação de professores, desde minha graduação, e hoje acredito que com as experiências adquiridas nas rotinas em sala de aula, posso aprofundar meus estudos para contribuir com pesquisas acerca do tema e com ações transformativas para a formação de professores no Brasil. Acredito que o LAEL seja o espaço que poderia me prover os caminhos que posso trilhar neste projeto pessoal com foco no coletivo. | Mestrado
Como professores, procurar por desenvolvimento profissional constante é fundamental, uma vez que a educação está em constante transformação. A aprendizagem é um processo para a vida e, portanto, sempre haverá espaço para desenvolvimento profissional. Ser professor é não somente entender isso, como valorizar nosso crescimento profissional. Se quisermos que nossos alunos sejam mais reflexivos e críticos, nós precisamos fazer o mesmo. Desenvolver-se profissionalmente significa procurar por aprendizagem constantemente. Essa é uma das razões pelas quais eu escolhi fazer o mestrado. Estar mais ciente da minha prática docente e pesquisar sobre o ensino-aprendizagem me desenvolverá como profissional, e mais importante do que isso, me permitirá auxiliar meus alunos de uma melhor forma, para que eu possa potencializar sua aprendizagem. Eu acredito fortemente que ser movido por desafios e estar motivado a constantemente crescer profissionalmente nos permite tornar um profissional mais crítico e reflexivo, que se compromete com seu desenvolvimento, para que se torne um professor cada vez melhor para os seus alunos. “Só desperta a paixão por aprender, quem tem paixão de ensinar.” Diria que podemos inferir dessa frase atribuída a Freire uma outra verdade: Só desperta paixão por aprender, quem também é apaixonado pela aprendizagem. Minha escolha pela PUC é por seu extenso programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada, fundado pela querida professora Antonieta Celani em 1970 e primeiro do gênero no Brasil. Por ser apaixonada pela educação, gostaria de participar do Programa de Formação Contínua do Professor de Inglês da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, para que eu possa me tornar uma melhor profissional e docente.
| Mestrado
Porque a universidade possui o curso que poderá ampliar minha vida acadêmica, me oferecendo novos conhecimentos, aprimorando assim minha vida profissional. Ademais, tenho boas referências dos cursos e da Universidade. E ainda, conheço pessoas que estudaram nessa Universidade e me aconselham a prosseguir os estudos através dessa Universidade. E porque apresentei trabalhos nessa instituição educacional, na época do mestrado, onde também participei de minicursos. Assim sendo conheço o espaço físico da instituição, onde estive várias vezes. E porque, embora não tenha sido aluna de nenhum dos professores do LAEL, conheço o trabalho de seus professores, acompanhando pesquisas etc , inclusive das professoras as quais escolhi como orientadoras. | Doutorado
Cursar o mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem é um dos meus objetivos pessoais e profissionais. Para tanto, durante minha trajetória acadêmica, tive a oportunidade de estar em contato com teorias e perspectivas relevantes, as quais acredito que estão também presentes no LAEL, sendo assim, uma forma de seguir me desenvolvendo e me aperfeiçoando como pesquisadora e professora. Acredito que isto seja possível através das disciplinas oferecidas no Programa que muito me interessam. Alguns conteúdos previstos nas disciplinas já tenho conhecimento prévio, como a Linguística Sistêmico-Funcional e a multimodalidade, e outras não, como a Linguística de Corpus. De todo modo, indiferente do que já tenho certa afinidade, estudar sob diferentes perspectivas é sempre relevante, especialmente com professores engajados com a produção acadêmica e ensino. Outro ponto que considero para o ingresso no LAEL é o incentivo a pesquisa. Desde o início da graduação acompanho as publicações dos periódicos do Programa, os quais pretendo contribuir futuramente, tendo em vista a relevância e inovação dos estudos já publicados. Além disso, o desenvolvimento e participação de grupos de pesquisa parecem-me uma oportunidade interessante de produção e discussão, pois através do diálogo com pesquisadores de perspectivas próximas e também distantes daquelas adotadas na região norte, onde estou hoje, é uma forma de me engajar em linhas de pesquisa não tão exploradas até o momento em meu percurso acadêmico, mas que são relevantes para tal, além de fortalecer a discussão científica. Ademais, recentemente participei de alguns cursos online do LAEL e os encontros comemorativos de 50 anos. Conheci um pouco mais sobre alguns dos professores do programa, e também sobre as iniciativas em unir professores do Brasil e exterior, contribuindo para um olhar mais amplo sobre pesquisas e para a prática de um segundo idioma. Penso que iniciativas como essas são essenciais para despertar ainda mais o interesse dos estudantes e promover a internacionalização, gostaria de continuar participando de momentos de aprendizado como esses. | Mestrado
Escolhi o LAEL pelo interesse em pesquisar os discursos dispostos na teoria do psicanalista Jacques Lacan, minha identificação e transferência com o estruturalismo europeu, a fundamentação teórica do inconsciente estruturado como linguagem, além da minha prática clinica como psicanalista. Através desta dissertação tenho interesse em pesquisar de modo transdisciplinar os discursos de Lacan e a possibilidade ou não, de um grupo - de trabalho - sem um líder. Meu interesse é aproximar através da pesquisa da psicanalise de grupos, duas teorias importantes e significativas, a de Lacan e de Bion. | Mestrado
O LAEL, com especial atenção à linha Linguagem em Atividades no contexto escolar, tem um histórico relevante de produções em âmbito nacional e internacional no que se refere a temas como questões identitárias, formação de professores e narrativas de vida, tanto no eixo do ensino/aprendizagem de língua materna, quanto no de línguas adicionais. Processos interacionais subjacentes ao intercâmbio linguístico entre falantes de línguas distintas têm sido objeto de investigação da linha de pesquisa pleiteada e o que argumento é que meu projeto dialoga com o estado da arte até aqui produzido. Assim, conforme o disposto no projeto, que se trata de um intercâmbio linguístico português-inglês, julgo que minha trajetória acadêmica e profissional respalda o trabalho apurado com ambas. Sou licenciado em língua portuguesa e língua inglesa pela Universidade de Brasília e possuo experiências que evidenciam preparo e diálogo com as propostas do Programa. Na esfera profissional, atuei nos últimos treze anos nas maiores escolas de línguas, institutos binacionais e escolas privadas de Brasília. Atuei também na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, como professor efetivo em língua inglesa. Desde 2016, sou professor efetivo de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília. Lá, trabalhei com diversos níveis e modalidades da educação e atualmente lido diretamente com a formação de professores num curso de graduação em Letras-Inglês. No ano acadêmico de 2013/2014, fui selecionado como bolsista para ser professor assistente de língua portuguesa e embaixador cultural do Brasil no programa Fulbright/CAPES nos Estados Unidos. No período, ministrei português como língua estrangeira na Utah State University. Esta e outras experiências de trabalho que vivi no exterior me permitiram olhar de forma concreta para a língua como um veículo entre pessoas de culturas distintas que desejam se comunicar. À época, fui o único de toda a região Centro-Oeste do Brasil selecionado para participar do programa. No mestrado, realizei pesquisa que trata dos sotaques da capital federal e das identidades e narrativas de vida de brasilienses ao longo dessas seis décadas. Concorrendo com produções de diversas áreas do conhecimento, o trabalho, intitulado “Brasília, sua gente, seus sotaques: difusão candanga e focalização brasiliense na capital federal”, foi agraciado, pela Universidade de Brasília, em 2020, com o Prêmio Brasília 60 Anos, na categoria Melhor Dissertação¹. Além disso, ganhou grande repercussão midiática. Embora julgue que o trabalho realizado por mim no mestrado encontraria caminho largo para ser ampliado no doutorado, penso que vincular-me academicamente à área de formação de professores, ancorada na Linguística Aplicada, é uma decisão que dialoga mais diretamente com o ofício que ocupo e o qual pretendo ocupar por muitos anos. Acompanho o trabalho do LAEL já há alguns anos e não vejo instituição melhor onde essa sensível transição poderia se dar. Ressalto que, embora resida atualmente em Brasília, o IFB proporciona a possibilidade de afastamento aos docentes em formação, como o fiz em meus estudos de mestrado. | Doutorado
Ainda na graduação, descobri o gosto pela linguística e, no LAEL, encontrei a oportunidade de explorar essa área de estudo e ir além. A minha preferência pelo programa relaciona-se ao fato de as linhas de pesquisa não serem todas tão próximas e, ao cursar as disciplinas do programa, é possível entrar em contato com outros alunos, campos do conhecimento, por exemplo psicologia, fonoaudiologia, que não são o de sua especialidade, o que agrega -e muito - na nossa formação. | Doutorado
A escolha pelo LAEL se dá pela aproximação teórica ao grupo de pesquisa “Clínica de linguagem”. Foi na graduação, momento em que fui apresentada à linha teórica Interacionista de Claudia de Lemos e à Clínica de linguagem que comecei minha trajetória com os estudos da linguagem, nesse momento é que fui apresentada aos membros do grupo de pesquisa filiados ao LAEL. Sentindo a necessidade de aprimorar na linha, no ano de 2016 busquei inicialmente uma especialização em “Teoria Psicanalítica” momento em que decidi pelos estudos da aquisição da linguagem em bebês na conclusão do curso, abordando a aquisição da linguagem e o berçário. Desde a graduação sempre me mantive por perto da universidade, em encontros, grupos de estudos etc. Em 2018 ingressei no “Aprimoramento em Clínica de Linguagem” pelo Laboratório de Estudos da linguagem - LALINGUA da UNICENTRO, qual me possibilitou uma formação durante os dois anos seguintes. Partindo do desejo de estar na linha e fazer formação, ainda no ano de 2018 ingressei no mestrado em Estudos da Linguagem da UEPG, programa na linguística com aproximação no Interacionismo de Claudia de Lemos. A Escolha pelo doutorado no LAEL é pela história e formação a qual o programa propicia, podendo contribuir para a minha pesquisa e formação, pois disponibiliza da linha teórica e orientadores que são referências na linha. | Doutorado
Outros Depoimentos
Ariane Ferreira Barros
08/06/2016
Aluna de mestrado
"Estudar no LAEL é mais do que aprender a ser pesquisador(a)! É aprender a olhar para o mundo por meio das lentes do conhecimento, descobrindo cores e nuances nunca antes vistas! É descobrir, de fato, que o conhecimento se constrói conjuntamente e que pode/deve transformar a vida das pessoas. É a oportunidade de descobrirmos a nós mesmos ao observar o outro. É ser acolhido, desafiado e ajudar a escrever parte da história. Uma experiência singular e que transforma a nossa vida!"
Etelvo Ramos Filho
09/10/2015
Aluno de doutorado
Sinto orgulho de ter passado quatro anos no LAEL. Foi um tempo devotado ao estudo e à pesquisa, fundamentais para o meu aprimoramento como professor de língua inglesa. No LAEL, os alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado contam com o apoio do professor-orientador e também de grupos de estudo, que discutem tópicos de linguística aplicada sob a liderança dos professores do programa.
Elizabeth Thomaz Pereira
01/09/2015
Doutora pelo LAELo
No LAEL, me senti acolhida. Lá, consegui realizar meu sonho maior. A equipe é muito competente. Uma trabalho de só pode ser realizado com dedicação e muita eficiência. Parabéns, a todos!!! Tenho orgulho de ter pertencido a este programa.
Ariane Mieco
01/09/2015
Aluna de doutorado
Gosto de fazer o LAEL, pois sinto uma grande afinidade intelectual com as linhas de pesquisa do Programa, assim como com a maneira que os professores trabalham em sala de aula e em seus projetos de pesquisa... Digo isso no sentido de sempre estarem atentos a uma questão fundamental na LA: a linguagem no seu uso social... Dessa maneira, sinto que não há um 'gap' entre sociedade e estudos linguísticos, o que me dá a sensação de que estou desenvolvendo estudos pertinentes não só para os meus pares, mas, sobretudo, para a sociedade... Tbém gosto muito do ambiente da PUC, uma vez que curso a Universidade desde a época da Graduação, depois Mestrado e agora Doutorado... Me sinto acolhida de algum modo...
Monica Lemos
25/08/2015
Aluna de mestrado
"Embora minha última relação oficial com o LAEL tenha sido o mestrado, 2003-2005, iniciei minha particpação no Programa dois anos antes e, de certo modo, essa relação se mantém até hoje. Em 2001 fui aluna de Iniciação Científica, trabalhei no CEPRIL e depois do mestrado continuei participando do grupo LACE. Hoje sou doutoranda no Centro de Pesquisa Atividade, Desenvolvimento e Aprendizagem (CRADLE) na Universidade de Helsinque sob orientação dos professores Yrjö Engeström, Hanna Toiviainen e Fernanda Liberali, que é minha orientadora desde a Iniciação Científica."
Agnes dos Santos Scaramuzzi Rodrigues
24/08/2015
Doutora pelo LAEL
O LAEL é a ponte que uso a caminho do conhecimento.
Glauco Augusto de Souza
24/08/2015
Aluno de mestrado
O LAEL me inspira por ser tão coerente dentro do campo da educação. Os professores são exemplos de profissionalismo, são dedicados aos seus alunos e contribuem de forma excepcional para a nossa evolução e transformação.
Márcia Pereira de Carvalho
21/08/2015
Mestre pelo LAEL
LAEL faz parte de minha vida desde 2003 quando participei do curso de extensão cultural Reflexão sobre a Ação que transformou minhas práticas docentes, e cultivou meu desejo de pesquisar minha área de atuação. Depois fui acolhida pelo LACE que tem sido minha base para pesquisar pensar e repensar sobre Educação (minha paixão).
Viviane Letícia Silva Carrijo
21/08/2015
Aluno de doutorado
Gosto do LAEL por me permitir possibilidades de compreensão de meu fazer pedagógico científico, a medida que me desenvolvo e expando o conhecimento a partir de discussões responsivas/dialógicas/ dialéticas com os professores e colegas!
Patricia Bértoli
19/08/2015
Doutora pelo LAEL
O LAEL é um lugar onde se respira pesquisa e seriedade, onde se aprende e se concretiza sonhos. Os professores são competentes e engajados. As experiências e sentimentos vividos por mim no LAEL me acomapanham perenemente, tanto em minha vida profissional como pessoal. Simplesmente inesquecível!
Aline Neves Pessoa Almeida
16/08/2015
Doutora pelo LAEL
Cursei o Doutorado no PEPG-LAEL/PUC-SP e vivenciei a interface entre campos interdisciplinares de saberes, sob a premissa de contínua reflexão. Tive acesso à eficiente capacitação, com docentes e infraestrutura de excelência. A competência do LAEL é, ao meu ver, assegurada pela preocupação em fazer com que todos nós participemos efetivamente das práticas que garantem constantes melhorias das qualidades do conhecimento, cultura e inovação. Aprendi a compartilhar e multiplicar descobertas, buscar alicerces para formação sólida e sistematizada. A seriedade, cuidado e incentivo, além de muitas portas abertas, fazem com que minha admiração e orgulho cresçam a cada dia.
Helenice Serikaku
15/08/2015
Mestre pelo LAEL
O LAEL é um lugar onde se aprende muito. Os professores são ótimos. O clima de colaboração dentro Grupo de Estudos de Línguística de Corpus (Gelc) é excelente.
Marianne Rampaso
14/08/2015
Aluna de mestrado
Porque temos aulas com a 'crème de la crème', simplesmente com os melhores, professores, profissionais de competência inquestionável. A seriedade e o comprometimento do corpo docente é admirável e sentimos a preocupação pela construção do conhecimento. Além disso, saber que passamos pelo LAEL já faz com que os nossos currículos saltem aos olhos de qualquer um e a fama é merecida. O que Simply the best!
Maria Piedade Teodoro da Silva
14/08/2015
Aluna de doutorado
Ser LAEL é certificar que te reconhecem como profissional singular. Escutei de um diretor de uma faculdade "Você tem pedigree. Olhe de onde tu és!"
Simone Vieira Resende
14/08/2015
Aluna de doutorado
"Por que eu gosto do LAEL? O LAEL é um curso para quem gosta de estudar. No LAEL a gente aprende que para ter sucesso na profissão é fundamental gostar do que faz e estar atualizado. Vemos exemplos constantes do amor pela profissão em cada sala de aula. Na área da tecnologia tudo muda muito depressa. Cada novo software, cada nova pesquisa que a gente ainda não leu ou ainda não conhece, nos transforma em excluídos. Há uma enorme legião de excluídos entre os professores com muitos anos de profissão. O LAEL faz a gente querer ser melhor todos os dias, faz a gente querer se superar. Aqui é o lugar ideal para aguçar a percepção e aumentar a consciência sobre a linguagem. O LAEL ajuda a entender o mundo com mais clareza, não só formando mestre e doutores, mas fazendo de cada um de nós, seres humanos melhores."
Gleiciane Oliveira de Morais
14/08/2015
Mestre pelo LAEL
Os professores são acolhedores, éticos e competentes. O que é visto e discutido nas aulas é colocado em prática pelos docentes durante as suas aulas. Você aprende a fazer fazendo. torna-se crítico e capaz de transformar sua história de vida e profissional para sempre.
Rosemeyre Moraes de Oliveira
14/08/2015
Aluna de doutorado
Desde a graduação sou apaixonada por Linguística e desde sempre sobre as questões que envolvem a linguagem em situação de trabalho, no LAEL encontrei onde articular minhas paixões na forma de estudo acadêmico sob orientação ímpar!
Taciana Oliveira Carvalho Coelho
14/08/2015
Aluna de doutorado
O meu desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal é, certamente, um ganho qualitativo alcançado em minha formação no LAEL. Quantas leituras, quantas discussões, quantas conquistas! Entre os poucos reveses e os muitos sucessos, tenho a alegria do sonho conquistado e a possibilidade de abrir portas e explorar novos horizontes.
Marcelo Saparas
14/08/2015
Doutor pelo LAEL
Excelente Programa da PUCSP. Excepcionais professores, pesquisadores e orientadores. Se fosse dar nota em escala de 1 a 10, seria 10 com louvores.