"A pesquisa é o alimento do conhecimento”
Na abertura da I Mostra de Pesquisas em Literatura e Crítica Literária, Lucia Santaella analisou o percurso da pesquisa em humanidades
Lucia Santaella abriu o evento promovido pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP com a conferência “Pesquisar é preciso”. Professora emérita da PUC-SP, coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais e coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, Santaella é uma das principais estudiosas da semiótica e do pensamento de Charles Sanders Peirce no Brasil, tendo quase cinqüenta livros publicados.
Em sua apresentação, a pesquisadora traçou um panorama da ciência na contemporaneidade e destacou que a construção da confiabilidade do conhecimento científico exige protocolos metodológicos, como também o rompimento de hábitos e crenças. Segundo ela, a pesquisa é um processo vivo e especulativo, amparado na exploração do objeto/problema, além do registro narrativo. Surpresa, educação da sensibilidade, curiosidade e indagação dialética foram alguns dos aspectos da pesquisa abordados na exposição.
Sobre a proposta do evento, ela assinalou que a tradição de comunicações públicas é essencial na trajetória do pesquisador, não apenas na pesquisa da área de humanidades, mas em todos os campos de produção do conhecimento científico.
A mesa de abertura foi mediada por Maria Aparecida Junqueira, coordenadora do Programa e integrante da Comissão Organizadora do evento, que deu boas-vindas aos pesquisadores.
Annita Costa Malufe, vice-coordenadora do Programa e integrante da Comissão Organizadora, avaliou com entusiasmo a abertura do evento: “Foi importante o destaque dado por Santaella à importância da divulgação do trabalho científico na construção de conhecimento, o que é justamente o objetivo da nossa mostra”.
Curso
Literatura e Crítica Literária