Um rei à escuta, de Italo Calvino, é tema de debate no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP

 No último dia 07 de junho, o Grupo de Pesquisa (CNPq) O Narrador e as fronteiras do relato realizou uma mesa redonda para discutir as possíveis leituras do conto Um rei à escuta, do livro póstumo de Italo Calvino – Sob o sol-jaguar (1986) – composto por três narrativas dedicadas aos sentidos humanos: olfato, paladar e audição.

 A escritora e roteirista Adriana Lunardi, a crítica literária Aurora Bernardini (USP) e a filósofa Dulce Critelli (PUC-SP) compuseram a mesa, que foi mediada por Maria Rosa Duarte de Oliveira, docente no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

 As palestrantes apresentaram três diferentes interpretações do conto, as quais foram alvo de debate com o público presente, também convidado a apresentar outras perspectivas de leitura.

 Para a professora doutora Maria Rosa Duarte de Oliveira, líder do Grupo de Pesquisa O narrador e as fronteiras do relato, o evento “foi uma rara oportunidade de exercitarmos, na prática, o lugar da alteridade e da escuta ao colocarmos em ação nossos dois ouvidos, pois, segundo Paul Zumthor, ‘voz implica ouvido. Mas há dois ouvidos, simultâneos, uma vez que dois pares de ouvidos estão em presença um do outro: o daquele que fala e o do ouvinte’”.

Você pode conferir as falas desse evento no canal da PUC-SP no YouTube:

Parte 1: Clique AQUI 

Parte 2: Clique AQUI

Menu
Pós-Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC