Ciclo de formação e desenvolvimento docente
O Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente oferece diversas atividades de aperfeiçoamento aos docentes da PUC-SP, focando em metodologias inovadoras e boas práticas pedagógicas. Nossas ações formativas abordam diferentes áreas do conhecimento e buscam a constante renovação da prática docente.
Mesa-Redonda 1: Abertura do Ciclo - Saúde mental no contexto universitário
Mesa-Redonda 1: Abertura do Ciclo pela Magnífica Reitora: Prof. Dra. Maria Amália Pie Abib Andery - Saúde mental no contexto universitário
Descrição do evento: A mesa-redonda discutirá os desafios e estratégias para a preservação da saúde mental de docentes e discentes no ambiente universitário, abordando temas como depressão, ansiedade e burnout. Serão exploradas as práticas de saúde mental dentro da sala de aula e na pesquisa acadêmica, com foco em soluções para melhorar o bem-estar na vida acadêmica.
Convidados:
- Maria Amália Pie Abib Andery
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4078839203281287
Graduada e doutorada em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, pela PUC-SP. Atua como professora titular na PUC-SP, com foco em análise do comportamento e pesquisas sobre comportamento verbal e não verbal. Reitora da PUC-SP desde 2016. - Elizabeth Penha Cardoso
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5133916834625567
Doutora em Teoria Literária pela USP, pós-doutora pela PUC-SP. Professora e pesquisadora na área de literatura, com especialização em ancestralidade negra, literatura infantil e juvenil, e ensino de literatura. - Reimy Solange Chagas
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9174801034262177
Psicóloga com vasta experiência em saúde mental, etnopsicologia e imigração. Atuou em organizações internacionais de assistência humanitária, coordenando projetos voltados para saúde mental em contextos transculturais. - Roberto Alves Banaco
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3273490233134293
Mestre e doutor em Psicologia pela USP, especialista em análise do comportamento. Atua como professor no Instituto Par e em programas de mestrado e qualificação avançada em Terapia Analítico-Comportamental.
Local: Transmissão ao vivo pelo YouTube: Assista aqui.
Mesa-Redonda 2: IA na prática docente e na pesquisa
Mesa-Redonda 2: IA na prática docente e na pesquisa
Descrição do evento: Esta oficina orienta docentes para o uso da IA em sala de aula.
Convidados:
- Diego Pinheiro Martins Franco (Ministrante)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2157010926271928
Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), com foco em IA aplicada à publicidade e processos criativos em agências de publicidade. Tem experiência em UX/UI, CRM e mídia performance. Seus interesses incluem IA generativa e gestão de conhecimento criativo. - Fabiana Raulino da Silva (Ministrante)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7581031286080881
Doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Especialista em educação, com vasta experiência em metodologias ativas, tecnologias digitais, IA generativa e desenvolvimento de jogos digitais. CEO da Trampolean Educação Corporativa e CTO da T4 Interactive Games. - Fábio Roberto de Miranda (Convidado)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9350737476407884
Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação (USP), mestre em Sistemas Eletrônicos (USP) e coordenador do curso de Engenharia de Computação do Insper. Tem expertise em realidade aumentada, virtual e processamento gráfico. - Jefferson Rebelo Braga (Ministrante)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1934734280197406
Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), com experiência em Engenharia Elétrica e análise de soluções tecnológicas. Atua como Packaged App Development Analyst na Accenture, com foco em IA e design digital. - Jose Armando Valente (Facilitador)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/891950325528113
Livre-Docente pela UNICAMP e Doutor pelo MIT, é pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED-UNICAMP). Premiado por sua contribuição à educação, foi orientador de 50 doutorados e 39 mestrados. Suas pesquisas incluem sistemas sócio-enativos. - Luis Octavio Rogens de Melo Alves (Convidado)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4623169871740453
Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP) e Mestre em Língua Portuguesa. Professor de Storytelling e Produção de Textos no Mackenzie-SP, com foco em narrativas digitais. - Marcelo Augusto Vieira Graglia (Facilitador)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1173241230581569
Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Professor de administração e inteligência artificial com experiência em gestão de operações e projetos. Pesquisa os impactos sociais das tecnologias emergentes.
Formato: Online via Teams.
GT 1 - Articulação de Contextos
GT 1 - Articulação de Contextos
Descrição: Aprofundamento de tópicos relativos à articulação de contextos curriculares, com apresentação dos resultados alcançados no projeto.
Convidados:
- Alexandra Fogli Serpa Geraldini (Apresentadora)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9003852654636940
Doutora em Linguística Aplicada (PUC-SP), com Pós-doutorado em Educação e Currículo. Coordena o Núcleo Assessor de Tecnologias Educacionais (NATED), com foco na formação docente e tecnologias educacionais. - Mário Luís Ribeiro Cesaretti (Apresentador)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6026967513178490
Biomédico e pesquisador associado (UNIFESP), especialista em fisiopatologia. Atua no desenvolvimento de estratégias tecnológicas para ensino presencial e EAD, colaborador no CEDESS/UNIFESP e avaliador do INEP.
Local: Sala 301 - PUC-SP, Campus Monte Alegre, Prédio Novo.
Data e Horário: 31/07/2024, das 15h às 17h.
Assista on-line: (Sem Gravação)
Educação Inclusiva: Métodos e Técnicas Pedagógicas para a Inclusão de Pessoas TEA em Sala de Aula
Educação Inclusiva: Métodos e Técnicas Pedagógicas para a Inclusão de Pessoas TEA em Sala de Aula
Descrição: Este evento aborda métodos e técnicas pedagógicas para promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula.
Convidados:
- Márcio Savioli (Convidado)
Supervisor do Grupo Gradual, com 30 anos de experiência no desenvolvimento de pessoas neurodivergentes e especialização em Análise do Comportamento pelo Instituto PAR. - Plínio de Almeida Maciel Junior (Convidado)
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5027253200291965
Psicólogo (PUC-SP), com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica. Atua no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento Humano da PUC-SP, com experiência em temas como gênero, masculinidades e sexualidades não-normativas. - Wania Forghieri (Convidada)
Pedagoga, 25 anos de psicopedagoga clínica (Association for a Healing Education) e Terapeuta em S.E. (Associação de Somathic Experiencing@ Brasil)
Local: Sala 301 - PUC-SP, Campus Monte Alegre, Prédio Novo.
Data e Horário: 31/07/2024, das 15h às 17h.
GT - Diversidade e Equidade na Sala de Aula (ouvidoria)
GT - Diversidade e Equidade na Sala de Aula (ouvidoria)
Descrição: Esse Grupo de Trabalho tem como objetivo apresentar, discutir e refletir sobre ocorrências registradas por discentes na Ouvidoria da PUC-SP, ou inspiradas nesses casos, e propor alternativas para o desenvolvimento de práticas docentes mais inclusivas. O foco será na diversidade e equidade em sala de aula, promovendo um espaço para a análise de questões levantadas por estudantes, com vistas a melhorar a interação entre docentes e discentes.
Convidados:
- Amailton Magno Azevedo
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8529033471136042
Atualmente é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela PUC-SP (2006). Realizou pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin, EUA (2011), com bolsa da Capes. Em 2015, foi pesquisador convidado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com apoio da PUC-SP. Também cumpriu estágio de pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, entre 2018 e 2019, com auxílio à pesquisa da PUC-SP. - Claudia Cardinalli
Curriculum Lattes: https://www.pucsp.br/ouvidoria/equipe-atual
Graduada em Fisioterapia (2004) e em Administração (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui ainda Extensão em Negociação e Solução de Conflitos (2018) e MBA em Gestão de Pessoas pela Anhembi Morumbi (2021). Trabalha na PUC-SP desde 2011, tendo atuado por seis anos na Secretaria de Administração Escolar (SAE). Desde 2017, integra a equipe da Ouvidoria da Universidade, onde auxilia na mediação de conflitos e presta atendimento à comunidade acadêmica, pautando-se pelos princípios de isenção e mediação estratégica.
Tipo: Grupo de Trabalho
Data e Horário: 02/08/2024, das 10h30 às 12h00
Ciclos de Formação Anteriores
2023
III Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente 1/2023
III Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente 1/2023
|
2022
II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: atividades de 28 e 29/7
II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: atividades de 28 e 29/7
Programação: 28 e 29/07/2022
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: atividades de 8 a 24/2
II Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente: atividades de 8 a 24/2
Programação: 08 a 24/02/2022
link do evento: clique aqui.
DIA | HORÁRIO | ATIVIDADE | LINK DE TRANSMISSÃO |
---|---|---|---|
08/02 | 10:30 - 12:00 |
Docência na Universidade: Desafios e Perspectivas |
|
09/02 | 10:30 - 12:00 |
Oficina: Elaboração e Uso de Rubricas Avaliativas na Educação Superior |
|
10:30 - 12:00 |
Oficina: Curadoria "Pedagógica", Reflexão e Aprofundamento na Aprendizagem |
||
10:30 - 12:00 |
Oficina Ensino Híbrido: Mão na Massa |
||
10/02 | 10:30 - 12:00 |
"Branquitude" e "Negritude" na Educação Superior - Diversidade na Educação Superior |
|
11/02 | 10:30 - 12:00 |
Docentes Ingressantes Na PUC-SP |
|
17:00 - 18:30 |
Oficina Uso da Estratégia Metodológica Rotação Por Estações de Aprendizagem |
||
15/02 | 10:30 - 12:00 |
Oficina Ensino Híbrido: Mão na Massa |
|
16/02 | 10:30 - 12:00 |
Oficina: Elaboração e Uso de Rubricas Avaliativas na Educação Superior |
|
10:30 - 12:00 |
Oficina: Curadoria "Pedagógica", Reflexão e Aprofundamento na Aprendizagem |
||
17:00 - 18:30 |
Oficina Uso Da Estratégia Metodológica Rotação Por Estações De Aprendizagem |
||
17/02 | 10:30 - 12:00 |
Práticas Inclusivas na Educação Superior - Diversidade na Educação Superior |
|
18/02 | 10:30 - 12:00 |
Práticas Curriculares: Presente e Futuro |
|
22/02 | 10:30 - 12:00 |
Oficina Ensino Híbrido: Mão na Massa |
|
23/02 | 10:30 - 12:00 |
Práticas Curriculares: Presente e Futuro |
|
24/02 | 10:30 - 12:00 |
Docência Na Universidade: Desafios e Perspectivas |
2021
No ano de 2021 foram realizadas duas etapas, como pode ser verificado a seguir.
Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente - etapa 2
A segunda etapa do Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente aconteceu no início do segundo semestre de 2021. Todas as atividades foram realizadas remotamente com transmissão pelo canal do Youtube da PUC-SP e pela plataforma Even. As palestras ficaram gravadas e podem ser assistidas nos links a seguir.
Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente - etapa 2
Programação
28/07/2021
- O olhar do professor para os estudantes no contexto da pandemia.
Profa. Dra. Mônica Daltro (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) Link: https://www.youtube.com/watch?v=xwjBUsGwAU8
- Plantão de dúvidas GAAR
29/07/2021
- Plantão de dúvidas GAAR
30/07/2021
- O ensino no contexto da diversidade na Educação Superior
Prof. Dr. Rodnei Pereira (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
Profa. Dra. Lúcia Pereira Leite (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) Link: https://www.youtube.com/watch?v=xwjBUsGwAU8
- Plantão de dúvidas GAAR
Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente - etapa 1
A primeira etapa do Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente aconteceu no início do ano de 2021 e teve duração de três semanas. Toda a programação foi realizada de forma on-line, com transmissão em tempo real pelos canais Youtube da PUC/SP e plataforma Even. As respectivas atividades também ficaram gravadas e podem ser acessadas por meio do link abaixo.
1º Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente
Para ingressar nas atividades do 1º Ciclo deve ser realizado pela Plataforma Even3, uma vez que ela registra a presença nas atividades em que cada um de nós participa, permitindo a confecção das declarações individuais de participação, e produzindo os dados necessários a uma adequada avaliação desse 1o Ciclo, para aperfeiçoamento das próximas atividades do Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD).
Programação dia 22/02/2021 - atividade especial
Atividade |
Graduação |
Pós-graduação |
Link |
1. Oficina com Profa. Dra. Maria Helena Senger |
Saúde e Engenharia Biomédicas |
Educação nas Profissões da Saúde |
|
Fonoaudiologia |
|||
Psicologia Clínica |
|||
Psicologia Experimental |
|||
Psicologia Social |
|||
2. Oficina com Profa. Dra. Luci Ferraz |
Direito |
Direito |
|
3. Oficina com Profa. Dra. Maria Leonor Leite Vieira |
FEA e Engenharias |
Administração |
|
Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças |
|||
Economia |
|||
4. Oficina com Prof. Dr. Flamínio de Oliveira Rangel |
Artes do Corpo + Ciência da Computação+ Ciência de Dados + Desenvolvimento de Jogos Digitais + Design + Jornalismo + Multimeios + Publicidade |
Comunicação e Semiótica |
|
Tecnologias da Inteligência |
|||
Design Digital |
|||
Desenvolvimento de jogos Digitais |
|||
5. Oficina com Profa. Dra. Sônia Maria da Conceição Pinto |
Humanidades + Letras + Arte, História, Crítica e Curadoria + Educação + Teologia |
Ciências da Religião |
|
Ciências Sociais |
|||
Educação e Currículo |
|||
Educação Matemática |
|||
Educação, História, Política e Sociedade |
|||
Filosofia |
|||
Formep |
|||
Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais |
|||
História |
|||
História da Ciência |
|||
Língua Portuguesa |
|||
Linguística Aplicada e estudos da Linguagem |
|||
Literatura e Crítica Literária |
|||
Psicologia da Educação |
|||
Relações Internacionais |
|||
Serviço Social |
|||
Teologia |
Programação
Para ingressar acesse https://www.even3.com.br/cliclofddocente
Horário | 01/02 - Segunda | 02/02 - Terça | 03/02 - Quarta | 04/02 - Quinta | 05/02 - Sexta |
11:00 às 12:30 |
Boas-Vindas da Reitoria, Pró Reitorias Acadêmicas e Centro de Aperfeiçoamento Docente | Acesso e funcionalidades básicas do Outlook e Preenchimento do Plano de Ensino no Portal |
Docência do ensino superior no esquadro da ética da alteridade: (des)encontros entre professores e estudantes | Oficina: Novos Recursos do Teams | Serviços Institucionais: Biblioteca e DTI |
Victor Emmanuel de Sousa Vicente (PUCSP), Carlos Eduardo de Barros Paes (PUCSP) e Talitha Nicoletti Régis (PUC-SP) | Alexsandro Santos (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo) | David de Oliveira Lemes (PUC-SP), Carlos Eduardo de Barros Paes (PUC-SP) e Jeferson de Oliveira Silva (PUC-SP) | Pedro Maricato (PUC-SP) e Victor Emmanuel de Sousa Vicente (PUC-SP) | ||
08/02 - Segunda | 09/02 - Terça | 10/02 - Quarta | 11/02 - Quinta | 12/02 - Sexta | |
11:00 às 12:30 |
Como organizar uma videoaula: questões de roteiro, equipamentos e software | Professor como está a sua comunicação online com seus alunos? | Preparação e Realização de Defesas remotas de Dissertação e Tese | Indo além da prova. Como avaliar o estudante no ensino remoto? | Usando os recursos digitais para a avaliação dos estudantes |
Claudir Segura (PUC-SP) | Patrícia Penha Jundi (PUC-SP), Leslie Picolotto Ferrreira (PUC-SP), Marta Andrada e Silva (PUC-SP) | Diego Ferreira Paes (PUC-SP) | Nelson Gimenes (PUC-SP e FCC) e Wagner Tufano (PUC-SP) | Nelson Gimenes (PUC-SP e FCC) e Wagner Tufano (PUC-SP) | |
16:00 às 18h00 |
Plantão Estudantes GAAR | Plantão Estudantes GAAR | Quero discutir uma estratégia nova para meu plano de ensino. Com quem eu converso. Troca de Experiências com os professores do GAAR (17h-18h) | Plantão Estudantes GAAR | Plantão Estudantes GAAR |
17:00 às 18h |
Quero discutir uma estratégia nova para meu plano de ensino. Com quem eu converso. Troca de Experiências com os professores do GAAR (17h-18h) | Quero discutir uma estratégia nova para meu plano de ensino. Com quem eu converso. Troca de Experiências com os professores do GAAR (17h-18h) | |||
22/02 - Segunda | 23/02 - Terça | 24/02 - Quarta | 25/02 - Quinta | 26/02 - Sexta | |
11:00 às 12:30 |
O desenvolvimento da autonomia do estudante | Comunicação nas redes e nas plataformas digitais | Coreografias didáticas e inovação pedagógica | Oficina: Trabalhando com estratégias diversificadas e trabalho por estações | Encerramento: Experiências docentes e construindo uma Comunidade virtual de Aprendizagem |
Maria Helena Senger (PUC - SP) Luci Ferraz e Flamínio de Oliveira Rangel (UNIFESP) | Sérgio Amadeu da Silveira UFABC) | Maria Auxiliadora Soares Padilha (UFPE) | Mário Cesaretti (PUC-SP) | ||
16:00 às 18h00 |
Plantão Estudantes GAAR | Plantão Estudantes GAAR | Plantão Estudantes GAAR | Plantão Estudantes GAAR | Plantão Estudantes GAAR |
Quero discutir uma estratégia nova para meu plano de ensino. Com quem eu converso. Troca de Experiências com os professores do GAAR (17h-18h) | Quero discutir uma estratégia nova para meu plano de ensino. Com quem eu converso. Troca de Experiências com os professores do GAAR (17h-18h) | Quero discutir uma estratégia nova para meu plano de ensino. Com quem eu converso. Troca de Experiências com os professores do GAAR (17h-18h) |