FliPUC


Sobre o Evento

Festa Literária da PUC-SP

A Educ – Editora da PUC-SP, cumprindo sua missão de produzir livros de alta qualidade que promovam o debate em todas as áreas do conhecimento e visando a incentivar a leitura e divulgar sua produção, promove, desde 2017, a FliPUC – Festa Literária da PUC-SP, com a curadoria de José Luiz Goldfarb e Lucia Santaella. Desde então, a PUC-SP abriga, anualmente, essa grande festa, celebrando a força das letras em todas as suas manifestações artísticas.

A cada ano, a FliPUC escolhe como homenageado(a) uma personalidade importante que tenha deixado na Universidade as suas raízes e seus frutos e traz como tema a literatura nas suas relações fronteiriças.

No ano de 2017, em sua primeira edição, o homenageado foi Paulo Freire. O pensamento inclusivo desse grande mestre sintonizou com o tema escolhido para o evento: “Literatura transversal”. Em 2018, A FliPUC voltou-se para a “Transpoesia”, com o subtítulo de Haroldo eterno. Em 2019, a homenageada foi Jerusa Pires Ferreira, que havia falecido recentemente. E o tema escolhido, dentre aqueles que marcaram sua carreira, foi “Do popular às bordas: do passado ao presente”.

Em 2020, no início de março, já havia sido escolhido o nome do homenageado – Maurício Tragtemberg, grande e inesquecível mestre, encarnação da sabedoria crítica. Infelizmente, fomos surpreendidos por uma pandemia, impedindo que a quarta edição acontecesse presencialmente. Mas, como diz a curadora Lucia Santaella, “um sonho que tomou corpo e envergadura não poderia sucumbir. Era preciso continuar”. Surgiu, então, a ideia de terminar o ano de 2020 entregando a quarta FliPUC para a voz da poesia: “Falando de poesia”.

Como atividade da FliPUC virtual de 2020, foram realizados também dois saraus durante a I Bienal Virtual do Livro, um com a mediação de a Frederico Barbosa e outro, do Marcelino Freire.

Visite o site da FlliPUC e saiba mais sobre este grande evento da PUC-SP.