O #poesianapuc surgiu em 2018, como parte do 2º Festival da Cultura da PUC-SP. A ideia era trazer para dentro dos campi da Universidade um pouco mais de poesia!
Desde então, anualmente, alunos, professores, funcionários e amigos da PUC foram convidados a postarem seus poemas autorais nas redes sociais com a hashtag #poesianapuc, para que, depois de capturados por uma equipe organizadora, ficassem expostos em varais por nossos corredores e rampas.
Reunidos, ao final do evento, os poemas eram publicados na versão e-book gratuita, e uma seleta era publicada na versão impressa, homenageando os grandes poetas descobertos em meio à pesada rotina acadêmica.
O mundo está carente da arte da palavra, do afeto, e esse varal nos permite essa interação.
Alessandra Schmidt
No ano de 2020, tendo em vista a pandemia do coronavírus, o #poesianapuc foi totalmente virtual. Os poemas foram postados no hotsite e ficaram expostos em “varais virtuais”, abertos a todos, para que pudessem admirá-los, curti-los e comentá-los. Também aconteceram sarais virtuais, nos quais os poetas puderam declamar seus poemas, mesmo à distância. Longe fisicamente, mas unidos pela poesia!
A cada edição, são editados e-books com todos os poemas recebidos, e uma seleta dos melhores poemas de 2018 e 2019 foi editada na versão impressa.
Em 2020, como novidade, tivemos a premiação dos 3 poemas mais curtidos no site. É a poesia rendendo frutos e deixando marcas!
Neste ano, o #poesianapuc continua firme em sua versão virtual.
Visite o site da #poesianapuc e saiba mais sobre este grande evento da PUC-SP.