A Editora da PUC-SP, Educ, busca disseminar, por meio de livros impressos e digitais (e-books e audiobooks), o conhecimento científico produzido na Universidade em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas de conhecimento; dentro dessa linha editorial, a Editora publica textos de autores(as) preferencialmente docentes e vinculados(as) à PUC-SP. A Educ possui um Conselho Editorial, ao qual cabe definir a publicação ou não das obras submetidas, propor obras ou temas para publicações da Editora, com o objetivo de incentivar a produção e contribuir para o avanço do saber em determinados campos.
As obras podem ser de autoria individual ou coletâneas. No caso de coletâneas, deve haver coesão entre os textos e o tema principal da obra; a conexão entre cada capítulo e a temática articuladora deve estar explicitada em uma apresentação, em que os(as) organizadores(as) também devem esclarecer a relevância desse conjunto de textos para a área. Os(as) organizadores(as) devem ainda cuidar para que a coletânea tenha coesão em termos de estrutura e gênero textual (ensaios, artigos, etc.). A Educ não publica anais de eventos, dado que a mera união de textos apresentados em um determinado evento científico não caracteriza uma coletânea, conforme descrita acima.
Obras originárias de teses podem ser excepcionalmente analisadas e posteriormente submetidas ao Conselho Editorial, desde que defendidas na PUC-SP e adaptadas ao formato livro após reformulação do trabalho original pelos(as) autores(as). Além da obra adaptada (veja orientações para transformar a tese em livro), é preciso encaminhar à editora currículo acadêmico resumido do(a) autor(a) e uma carta de recomendação do(a) orientador(a) justificando a relevância da publicação. A Educ não publica dissertações, monografias e TCCs.
Podem ser submetidos livros de viés teórico, voltados para a análise da obra e do pensamento de docentes da PUC-SP (ou seja, cujo foco esteja na produção acadêmica e não nos próprios docentes). Biografias poderão excepcionalmente ser submetidas para discussão no Conselho Editorial, que considerará o interesse da Universidade na publicação, o suporte documental do texto e eventuais questões relacionadas a direitos e autorizações.
Séries e coleções podem ser propostas ao Conselho Editorial, por meio de projeto contendo: a) definição/conceito da série; b) justificativa (pertinência acadêmica e editorial, junto ao público leitor); c) previsão das três primeiras obras; d) integrantes do comitê editorial que coordenará a série. Caso o projeto da série seja aprovado pelo Conselho Editorial, as obras propostas estarão pré-aprovadas (não sendo necessário submeter individualmente cada livro) e caberá à Educ informar ao Conselho Editorial sobre o desenvolvimento de cada produção.
Docentes podem propor traduções ao Conselho Editorial, explicitando sua pertinência acadêmica e editorial junto ao público leitor e indicando a existência ou não de outras traduções no Brasil. O livro deverá contemplar uma introdução (produzida preferencialmente pelo docente proponente e tradutor) sobre o texto original. Caberá à Educ verificar junto ao proponente as questões relacionadas a direitos e autorizações.
Obras propostas que tenham sido anteriormente submetidas a agências e programas de fomento (Fapesp, CNPq, PIPEq, etc.) e tiverem parecer favorável desses órgãos estarão pré-aprovadas pelo Conselho Editorial, que deverá ser cientificado pela Educ.
Reimpressões de edições em vigor (sem alterações de conteúdo) podem ser realizadas sem necessidade de submissão ao Conselho Editorial. Novas edições de livros já publicados pela Educ pressupõem atualizações e poderão ser propostas pelos autores, desde que a edição em vigor esteja esgotada; neste caso não será necessária nova submissão ao Conselho Editorial, que deverá ser informado da nova edição pela Educ. Novas edições de livros publicados por outras editoras devem ser submetidas à aprovação do Conselho Editorial.
Para saber como apresentar os originais, consulte o Processo de submissão.
Para conhecer as diretrizes de submissão de obras da série “Autorias Negras”, clique aqui, em PDF.
Publicação: setembro de 2022