Educ - Editora da PUC-SP

TRAVESSIAS POÉTICAS
Poesia contemporânea

Vera Bastazin (org.)

A palavra retorna e se inscreve na página branca. Como poesia, ela também perpassa a fala dos estudiosos. É um entrecruzamento de intuições e experimentos; reflexões e críticas, tempo e espaço para o poema e para todos aqueles que leem o mundo como permanente indagação. Em outras palavras, esta publicação se propõe como espaço de travessia onde se encontram homem & poesia.
No percorrer das páginas, a pluralidade de vozes fala a poesia e sobre a poesia. A todos os leitores, deixamos a busca, o desejo de conhecer: afinal, quem são os poetas de nosso tempo? Qual o traço de suas produções? Em que medida é possível reconhecer a tradição naquilo que hoje se propõe como poesia? A contemporaneidade prescinde da palavra para realizar a poesia?
O objeto inquieto e inquietante, sagrado e maldito, palpável e efêmero se encontra espalhado pelas próximas páginas. Com ele, poema, encontra-se também a voz que se faz reflexiva, pensante, questionadora. Afinal, o tempo de poesia é a conquista para um espaço de oração ou exorcismo? O espaço de magia abre-se para o experimento de cada leitor.

Compartilhe:


Editora: EDUC-Capes
Ano: 2011
Páginas: 496
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9788528304251
Área: Filosofia, Comunicação, Letras e Artes

Vera Bastazin

Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde também é professora associada e ministra aulas na área de Teoria Literária e Literatura Comparada. Participou, na universidade, da fundação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (mestrado e doutorado). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho, em Braga, com estágio docente junto ao prof. dr. Vitor Manuel de Aguiar e Silva.