MAURÍCIO TRAGTENBERG
10 anos de encantamento
Antonio José Romera Valverde (org.)
O presente livro reúne escritos apresentados durante o evento artístico acadêmico “Maurício Tragtenberg – 10 Anos de Encantamento”, realizado em 2008, no Teatro Tuca.
Professores, artistas e eternos alunos explicitaram aspectos acadêmicos da obra de Maurício Tragtenberg, através de reflexões e de depoimentos do pensador ímpar, profundo conhecedor de história, filosofia política, sociologia, antropologia, literatura, e, em particular, da política e da cultura brasileiras, de par com o interesse pelo movimento real do proletariado e da liberdade política, além de crítico das teorias administrativas e das teorias políticas clássicas, em particular a autogestão. Esse vasto legado intelectual é analisado nas páginas deste livro, que, em conjunto, desvelam sua envergadura como pesquisador e sua altura ética.
Compartilhe: |
Editora: EDUC-Fapesp
Ano: 2011
Páginas: 208
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9788528304312
Área: Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Antonio José Romera Valverde
Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (FFNSM), atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). Doutor em Educação – Filosofia e História da Educação – pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder dos grupos de pesquisa Renascimento: Ética, Política e Religião (PUC-SP/CNPq) e Filosofia Política Contemporânea (PUC-SP/CNPq). Foi professor de Filosofia (Ética) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e representante da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla) no Comitê de Ética da PUC-SP. Pesquisador das áreas de História da Filosofia Moderna, com ênfase em Filosofia Política do Renascimento, e História da Filosofia Contemporânea, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Pesquisa o antiutopismo de Hans Jonas e a utopia concreta de Ernst Bloch. É coeditor da Revista de Filosofia Aurora e coordenador do programa de pós-graduação em Filosofia da PUC-SP.