CLAMOR E DITADURAS NO CONE SUL
documentação, memória e pesquisa
Ana Célia Navarro de Andrade (org.)
Heloísa de Faria Cruz (org.)
O livro "Clamor e ditaduras no Cone Sul" é um dos resultados do trabalho arquivístico de organização, complementação, preservação e disponibilização digital da documentação do Fundo Clamor desenvolvido pelo Cedic/PUC-SP, com apoio da Fapesp. Contém textos sobre o próprio acervo e sua organização bem como sobre temas relevantes por ele suscitados reunindo reflexões de pesquisadores da PUC-SP e de diversas outras universidades que se debruçaram sobre o acervo. Aborda desde o histórico da custódia e do tratamento do acervo, passa pela discussão sobre tipos e dimensões específicas destes documentos, chegando à reflexão sobre questões como as diferentes estratégias repressivas então utilizadas pelas ditaduras de segurança nacional no continente bem como as ações de solidariedade para com as vítimas e a natureza da militância em defesa dos direitos humanos no período. Trata-se de mais uma vez tornar disponível aos pesquisadores e ao público em geral informações sobre a riqueza e potencialidades da documentação desta que é reconhecida como uma das mais importantes entidades de solidariedade com refugiados, presos e perseguidos políticos das ditaduras do Cone Sul.
Compartilhe: |
Editora: EDUC-Associação de Arquivistas de São Paulo
Ano: 2020
Páginas: 270
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9786587387536
ISBN E-BOOK: 9786587387161
Área: Outras
Ana Célia Navarro de Andrade
Graduada em História, mestre e doutora em História Social, todos pela USP. É docente do curso de pós-graduação em Gestão de Arquivos e Bibliotecas Escolares da Unifai e presidente da Associação de Arquivistas de São Paulo. Participou como pesquisadora associada do projeto ´Clamor: documentação e memória de um Comitê pelos direitos humanos no Cone Sul´. Ocupou o cargo de historiógrafa do Cedic da PUC-SP de julho de 1992 a janeiro de 2020.
Heloísa de Faria Cruz
Graduada em História pela University of Wisconsin, mestre em História Social pela Unicamp e doutora em História Social pela USP. É professora do programa de Pós-Graduação e do curso de Graduação em História da PUC-SP e coordenadora do Cedic/PUC-SP. Foi coordenadora do projeto ´Clamor: documentação e memória de um Comitê pelos Direitos Humanos no Cone Sul´.