Educ - Editora da PUC-SP

E-book gratuito 

ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E NEOCONSERVADORISMO

Maria Lucia Silva Barroco (org.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Rachel Raichelis (coord.)

Desde 2010, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Direitos Humanos (do PEPG em Serviço Social da PUC-SP) tem se dedicado à investigação do conservadorismo, em sua forma clássica e neoliberal, assim como do irracionalismo, do fascismo, dos fundamentalismos e fanatismos, em suas mais diversas formas de manifestação e sempre em relação com a ética, a política, a cultura, os direitos humanos e o Serviço Social. Esta coletânea de textos do Núcleo, está dividida em dois tempos, que correspondem ao seu período de origem e ao momento atual. Os textos de origem têm início com a crítica do apartheid social brasileiro, elaborada pelo filósofo Mario Sergio Cortella, em 1996, permitindo ao leitor tecer comparações com a realidade atual; e o tempo atual é composto pela produção dos/as alunos/as do Núcleo entre 2013 e 2019, acrescido de dois artigos da coordenadora, que trata do irracionalismo, dos direitos humanos e da emancipação humana.

Compartilhe:


Editora: EDUC-Capes
Ano: 2021
Páginas: 214
Formato: 17x24 cm
ISBN E-BOOK: 9786587387581
Área: Ciências Sociais
Coleção/Série: Serviço Social

Maria Lucia Silva Barroco

Coordenadora do NEPEDH.

Ademir Alves da Silva

Assistente social, professor de Política Social e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Sociais (Neppos) do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PPGSSO/PUC-SP).

Rachel Raichelis

Professora da PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Profissão – Netrab. Pesquisadora do CNPQ. Atual coordenadora (2021-2023) do PPG em Serviço Social da PUC-SP.