FILOSOFIA E REALIDADE EM ERIC WEIL
Marcelo Perine (org.)
Francisco Valdério (org.)
Judikael Castelo Branco (org.)
Patrice Canivez (org.)
Como se poderá verificar, o livro "Filosofia e realidade em Eric Weil" não se ocupa apenas em reproduzir "in verbis" o pensamento de Weil, mas assume posições muito claras no plano do debate filosófico, tendendo sempre, sem se afastar do autor, a pensar conjuntamente com ele, estendendo, no limite do possível, suas teses, sem lhes impor quaisquer desvirtuamentos. O que se propõe é sempre demonstrar a fecundidade de uma reflexão capaz de compreender o nosso tempo, e compreendê-lo a partir de um sistema que quer pensar o todo em abertura dialógica com a irredutível pluralidade das perspectivas radicadas nos territórios do pensamento.
Compartilhe: |
Editora: EDUC-PIPRINT
Ano: 2022
Páginas: 144
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9786587387697
ISBN E-BOOK: 9786587387383
Área: Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Marcelo Perine
Licenciado em Filosofia (1974) e em Teologia (1980), mestre (1982) e doutor (1986) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua na Graduação e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia. Foi coordenador da Área de Filosofia da Capes nos triênios 2005-2007 e 2008-2010. É membro do Conselho de Colaboradores do Institut Eric Weil da Université de Lille (França). Coordena, juntamente com Patrice Canivez, Diretor do Institut Eric Weil, o Acordo de Cooperação firmado entre a PUC-SP e a Université de Lille. Atua na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Antiga, Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião.
Francisco Valdério
Graduado em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Metodologia do Ensino Superior e professor adjunto III na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Atua na graduação em filosofia (Uema) e no Programa de Pós-graduação, mestrado acadêmico em filosofia (PPGFIL-UFMA) como professor permanente. Vice-líder do Núcleo de Estudos de Historiografias e Linguagens (NEHISLIN) da Uema/CNPq, coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Filosofia (Neafilos) da Uema/CNPq. Foi coordenador do grupo de trabalho Eric Weil e a compreensão do nosso tempo, vinculado à Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof). Membro do Institut Eric Weil – Université de Lille (França). Membro conselheiro do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia. Fundador do curso de licenciatura em Filosofia da Uema. Desenvolve suas atividades na área de Ética, Filosofia Política e Hermenêutica.
Judikael Castelo Branco
Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos cursos de licenciatura em Filosofia e do mestrado profissional em Filosofia (Prof-Filo/UFT) e do mestrado acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (MAF/UVA). É doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em cotutela com a Université de Lille (França). Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Ética e Filosofia Política, com especial interesse pelo pensamento de Eric Weil e o de Hannah Arendt. Colaborador do Institut Eric Weil (IEW), da Université de Lille, e membro do grupo de trabalho Eric Weil e a compreensão do nosso tempo, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).
Patrice Canivez
Université de Lille – Institut Eric Weil (UL-IEW). Formado pela Université de Lille 3 em 1976; licenciatura (1978), mestrado em Filosofia (1979). Agregação em Filosofia (1981). Doutorado em Filosofia (1991). É professor de Filosofia Moral e Política. Habilitação como diretor de pesquisa (1998). Professor agregado da École Normal de Metz (1981-1982) e Arras (1982-1990), depois em IUFM Nord-Pas de Calais (1990-1992). Diretor do Institut Eric Weil da Universidade de Lille desde 2012. Membro da Sociedade Francesa de Filosofia. Cavaleiro da Ordem de Acadêmicos Palms (2006).