Educ - Editora da PUC-SP
Impressão sob demanda: R$ 54,00 E-book: R$ 32,00

JUVENTUDES
violência, biocultura, biorresistência

Silvia Helena Simões Borelli (org.)
Rosana de Lima Soares (org.)

A coletânea "Juventudes: violência, biocultura, biorresistência" encontra-se estruturada em duas partes: a primeira dialoga com as mediações e as narrativas juvenis em textos que debatem apropriações midiáticas e formas de resistência por meio de plataformas audiovisuais, redes sociais e formatos documentais para a denúncia de violências e segregações, bem como para a organização em grupos e coletivos juvenis, ampliando sua visibilidade e modos de inserção social. Na segunda parte, as mediações são compreendidas por meio de ativismos juvenis nas áreas educacionais, de saúde e em programas de proteção às populações vulneráveis; textos que fazem interlocução com políticas sociais – públicas ou privadas – e com ações e produções político-culturais mais autônomas.

Compartilhe:


Editora: EDUC-PIPEq
Ano: 2022
Edição:
Páginas: 294
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9788528306798
ISBN E-BOOK: 9788528306903
Área: Ciências Sociais

Silvia Helena Simões Borelli

Doutora e Livre Docente em Antropologia (Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Brasil). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Imagens, metrópoles, culturas juvenis”. Investigadora do GT CLACSO “Juventudes, Infancias: Prácticas Políticas y Culturales, Memorias y Desigualdades en el Escenario Contemporáneo”. Membra do comité da Red INJU - Red Iberoamericana de Postgrados en Infancia y Juventud e do Programa Postdoctoral de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud.

Rosana de Lima Soares

Professora no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutora e mestre em Comunicação (ECA/USP). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no King’s College London (bolsista, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp) e no Programa de Investigación Postdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – Clacso). Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq MidiAto – Linguagem e Práticas Midiáticas (ECA/USP) e integrante do Grupo de Trabalho Clacso Infâncias e Juventudes. Autora de Sutileza e grosseria da exclusão nas mídias (Alameda/Fapesp, 2020), além de diversos artigos científicos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq).