ENSAIOS SOBRE FILOSOFIA DO DIREITO
dignidade da pessoa humana, fraternidade, democracia e justiça
Marcia Cristina de Souza Alvim (org.)
Lafayette Pozzoli (org.)
Em "Ensaios sobre filosofia do direito: dignidade da pessoa humana, fraternidade, democracia e justiça", é possível identificar na atualidade do direito, diante do atual processo de globalização vivenciado mundialmente, dois caminhos. Por um lado, a letra da lei que pode gerar violência disseminada ou culminar em tragédia, como se viu nas duas grandes guerras do século passado, mas também nas inúmeras guerras espalhadas pelo mundo nos dias de hoje. E, por outro lado, um direito humanista, fraterno, um direito que promove a pessoa humana, que respeita a dignidade humana e as culturas.
Compartilhe: |
Editora: EDUC-PIPEq
Ano: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 290
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9788528306880
ISBN E-BOOK: 9788528306880
Área: Direito
Marcia Cristina de Souza Alvim
Doutora e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Advogada graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora do curso de graduação em Direito e professora dos Programas de Pós- Graduação e Graduação em Direito da PUC-SP. Professora do programa de graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Lafayette Pozzoli
Advogado, professor na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde foi chefe de gabinete. Foi pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, coordenador do mestrado em Direito e professor no Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem). Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia do Direito pela PUC-SP. Pós-Doutorado pela Universidade La Sapienza, Roma. Líder do Grupo de Pesquisa GEDs – Direitos Fundamentais à Luz da Doutrina Social (PUC-SP). Editor da revista DD&EM da Faculdade de Direito da PUC-SP. Avaliador para cursos de Direito no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/ MEC). Temas de pesquisa, entre outros, as Agendas da Organização das Nações Unidas (ONU) – 2030/2045.