Educ - Editora da PUC-SP
Impressão sob demanda: R$ 46,00 E-book: R$ 27,60

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOLOGIA ANALÍTICA
Teorias e reflexões no contexto brasileiro e de formação

Carlos Serbena (org.)
Durval Luiz de Faria (org.)

O livro "Supervisão clínica em psicologia analítica" trata da supervisão clínica na realidade brasileira e no contexto da formação do psicólogo em Psicologia Analítica, pois constatou-se essa lacuna. Os capítulos abordam o processo de supervisão junguiana no contexto de um curso de psicologia e sua importância; a supervisão clínica sob a perspectiva da psicologia arquetípica de James Hillman; a técnica do jogo de areia ou sandplay na supervisão do terapeuta; a questão religiosa na clínica junguiana; a hermenêutica junguiana no processo de supervisão; e os aspectos relacionais e intersubjetivos na interação supervisor e supervisionando. Os autores salientam a importância do tripé analítico (análise pessoal, estudo e supervisão) na formação de psicólogos junguianos e esperam contribuir para esse processo na realidade brasileira.

Compartilhe:


Editora: EDUC
Ano: 2024
Edição:
Páginas: 252
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9788528307436
ISBN E-BOOK: 9788528307405
Área: Ciências Humanas e da Saúde

Carlos Serbena

Psicólogo. Professor titular do Departamento de Psicologia da Un iversidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR na linha de Psicologia Clínica. Doutor em Ciências Humanas (2006) e mestre em Psicologia e Sociedade (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena o Grupo de Trabalho Epistemologia da Psicologia Analítica e Interfaces da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp). Pesquisador, orientador, docente e supervisor em Psicologia Analítica. Enfatiza os temas psicoterapia; fundamentos; temas emergentes e interfaces com a Fenomenologia.

Durval Luiz de Faria

Graduação em Psicologia pela Faculdade Paulist ana de Ciências e Letras (Fapa, 1984) e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, 1968). Mestrado em Psicologia da Educação (1980) e doutorado em Psicologia Clínica (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor associado da PUC-SP no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica e na graduação do curso de Psicologia. Experiência em Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade e nos temas: perspectivas simbólicas sobre o masculino, o feminino e as relações de gênero; o papel do pai na configuração psíquica e nos processos de vivência da masculinidade contemporânea; psicologia junguiana e psicoterapia analítica; compreensão dos sonhos na psicoterapia; estudos sobre as relações entre produções artísticas e culturais brasileiras e os arquétipos do inconsciente coletivo. É analista junguiano pela Associação Junguiana do Brasil (AJB) e membro da International Analytical Psychology Association, Zurich.