Livro indisponível
AFRO-DESCENDENTE
Identidade em construção
Ricardo Franklin Ferreira
O autor sugere uma dinâmica processual própria na construção da identidade pessoal do negro, marcada por quatro estados: submissão, impacto, militância, articulação. A ficção de democracia racial, reforçada pela escola, pode instaurar no negro uma autoimagem negativa, cuja revisão virá na militância e articulação com movimentos sociais.
Livro indisponível
NEGRAS, MULHERES E MÃES
Lembranças de Olga de Alaketu
Teresinha Bernardo
Uma antropologia das relações raciais no Brasil, orientada segundo dois eixos: gênero e religiosidade. Com base em farta documentação, situa a mulher na sociedade brasileira para mostrar as condições de inferioridade a que é submetida - condições que se tornam ainda mais adversas quando se trata da mulher negra - e sua capacidade de superar dificuldades.
Livro indisponível
A INVENÇÃO DO “SER NEGRO”
(Um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros)
Gislene Aparecida dos Santos
O racismo brasileiro desmascarado através da leitura de obras fundamentais do pensamento social e científico brasileiro dos últimos 150 anos. Concepções universalistas que legitimaram uma imagem do negro fora da condição humana e projetos nacionais brasileiros que fizeram do negro um sujeito político subalterno.
Livro indisponível
O PAPEL DA LIDERANÇA RELIGIOSA FEMININA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
Maria Salete Joaquim
Depoimentos de mães-de-santo do candomblé denotando o valor da liderança sociocultural e religiosa no cotidiano para a construção da identidade negra no Brasil. O candomblé, como campo de resistência cultural dos povos negros, e o papel das mães-de-santo na preservação das tradições e na reestruturação de suas comunidades.
Livro indisponível
O CUIDADO E A FORMAÇÃO MORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Thereza Montenegro
A autora defende a inclusão de um programa de educação moral para profissionais que trabalham em creches. Considera a educação moral como parte necessária da formação para o cuidado infantil. Debate o conceito de “cuidado”, sua função no psiquismo humano e aplicação na formação de educadoras infantis.