Impressão sob demanda | E-book gratuito
DO BRASIL À BRASILÂNDIA
desmontes e resistências no contexto da pandemia covid-19
Elisa Zaneratto Rosa (org.)
Renata Paparelli (org.)
Deborah Sereno (org.)
O livro "Do Brasil à Brasilândia" reúne um conjunto de textos que resultam do trabalho realizado pela PUC-SP no território da FÓ-Brasilândia. Ele representa academicamente uma contribuição na formulação de referenciais teórico-metodológicos para o trabalho social, mas também na formulação de análises atuais sobre território, desigualdade social e políticas públicas. Sob a forma de memórias a partir de um território específico, este livro deve se constituir também como referência importante para gestores, trabalhadores e militantes comprometidos hoje com inúmeros projetos orientados pela defesa da vida e da democracia no Brasil.
E-book
A "CURA" DA CASA COMUM
ano especial da "Laudato Si’" e os desafios a partir do Sínodo para a Amazônia
Elizeu da Conceição (org.)
José Aguiar Nobre (org.)
"Laudato si', mi' Signore" (Louvado sejas, meu Senhor!), cantou o Jovem de Assis, e esse canto continua a ecoar em nossos lábios. Mas esse canto não é somente uma louvação ao Deus da Criação. É, sobretudo, o testamento daqueles que se comprometem com o cuidado da “casa comum”, que nos abriga e pela qual somos responsáveis. O apelo do papa Francisco para que cuidemos dessa nossa irmã é um desafio para a teologia e a pastoral contemporâneas. A ecologia integral se realiza no abraço sincero e amoroso de toda a criação entre si, na ética do cuidado que concretiza a responsabilidade pela criação e faz emanar o mais profundo e sincero canto de louvor a Deus. "A 'cura' da casa comum: ano especial da 'Laudato Si'' e os desafios a partir do Sínodo para a Amazônia", obra organizada pelos amigos Pe. Elizeu e Pe. José Nobre, traz reflexões de diversos especialistas que nos ajudam a voltarmos o olhar para o apelo teológico da corresponsabilidade pelo planeta que nos abriga e, de modo especial, pela Amazônia, “pulmão do mundo”.
Impresso
DIÁLOGOS NO INTERIOR DA CASA COMUM
Recepções interdisciplinares sobre a encíclica Laudato Si’
João Décio Passos (org.)
A Encíclica Laudato Si’ situa-se na continuidade do Concílio Vaticano II e constitui seu fruto mais maduro, noâmbito da Doutrina Social da Igreja. Os anos de recepção do Concílio na América Latina forneceram ao Papa latino-americano os parâmetros eclesiais e metodológicos para a elaboração desse primeiro documento do Magistério papal sobre a temática ecológica. A problemática abrangente e urgente da sustentabilidade planetária é acolhida por Francisco de modo sensível e inteligente, com paixão e crítica, como desafio à fé e à razão. Nesse espírito e como uma das atividades de seu 70º aniversário, a PUC-SP promoveu o 1º Congresso de Doutrina Social da Igreja, afim de recepcionar a Laudato Si’ sob diversas óticas, numa perspectiva interdisciplinar. O resultado dos trabalhos apresentados nesse evento constitui este livro.
Impresso
MISERICÓRDIA E VIDA ACADÊMICA
Jarbas Vargas Nascimento (org.)
Em 11 de abril de 2015, o Papa Francisco anunciou a toda a Igreja, Comunidade de Fé, o Ano Extraordinário da Misericórdia, convocando os católicos do mundo inteiro a serem misericordiosos como o Pai. A decisão de refletir sobre a Bula papal moveu os professores, autores deste livro, a buscarem fundamentos nesse documento, que mobiliza, em seu corpo, uma série de orientações, que consideramos indicadoras das ações que podem integrar a misericórdia às atividades acadêmico-pedagógicas na Universidade. De modo prático, podemos dizer que falar de misericórdia, no espaço acadêmico, requer que se fale do caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.