Apresentação
Por que estudar Pedagogia na PUC-SP?
O curso de Pedagogia da PUC-SP, fundamentado em princípios teóricos sólidos e atuais, promove o saber pensar e o saber fazer de forma interdisciplinar para o exercício da docência e da gestão de processos educativos, considerando a articulação entre teoria e prática. Aproxima os estudantes do mundo do trabalho possibilitando a interpretação crítica da realidade educacional brasileira e a construção de projetos criativos e emancipadores para nela intervir.
Atuação profissional
O profissional de Pedagogia pode atuar como pedagogo, docente e gestor de processos educativos, avaliando programas e projetos pedagógicos em instituições educacionais e em organizações não escolares que lidem com educação. Entre as possibilidades de campos de atuação, destacam-se: instituições de ensino públicas e privadas, empresas públicas e privadas, ambientes hospitalares, organizações não governamentais e contextos que desenvolvam projetos sociocomunitários.
Parcerias e estágios
O curso de Pedagogia da PUC-SP participou de programas de formação de professores oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tais como o Programa Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esses programas, que poderão ser retomados, oferecem bolsas de estudos do 1º ao 4º ano para os estudantes que realizam estágio supervisionado em escolas públicas. O estágio in loco é realizado ao longo do curso, com supervisão de professores, em ambientes escolares e não escolares, de modo a assegurar aos graduandos a experiência do exercício profissional teórico-prático.
Depoimentos
Curso
-
Regime de Matrícula:
Semestral -
Reconhecimento:
Decreto nº 6.526/1940 – DOU de 18/12/1940 -
Duração:
Duração mínima:
8 semestres
Duração máxima:
12 semestres -
Mensalidade:
Valor ingressantes (2024): R$ 2.120,00
-
Campus e Turnos:
140Monte Alegre - Matutino
Objetivo
O Curso de Pedagogia da PUC-SP visa a oferecer formação para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Os estudantes serão capacitados para o exercício da gestão das relações interpessoais e dos processos educativos e serão estimulados a refletir sobre o processo de ensinar e de gerir programas de intervenção educacional, considerando-se as novas demandas da sociedade contemporânea.
Infraestrutura
O curso de Pedagogia da PUC-SP dispõe de salas tecnológicas, laboratórios de informática, biblioteca e laboratório pedagógico do brincar, que promovem a aprendizagem ativa e significativa. O Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) possibilita o contato direto dos discentes com a realidade social da comunidade, integrando planejamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas de ensino e extensão.
Grade Horária
Ch.: Carga Horária
Monte Alegre - Matutino | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
0 | Eletiva iii - escola: aparelho ideológico do estado ou dispositivo de emanciapação Prof(a) Doutor(a) Maria Luiza Andreozzi |
36 |
1 | A educação e relações étnico-raciais Prof(a) Doutor(a) Arlete Assumpcao Monteiro |
36 |
1 | Didática e o ciclo docente Prof(a) Doutor(a) Maria Otilia Jose Montessanti Mathias |
36 |
1 | Educação e subjetividade Prof(a) Doutor(a) Terezinha Calil Padis Campos |
36 |
1 | Educação: concepções teóricas Prof(a) Doutor(a) Madalena Guasco Peixoto |
54 |
1 | Educação: desafios da escola brasileira Prof(a) Doutor(a) Madalena Guasco Peixoto |
72 |
1 | Escola: espaços de formação orientação para a prática pedagógica Prof(a) Doutor(a) Maria Otilia Jose Montessanti Mathias |
36 |
1 | Escola: espaços de formação orientação para a prática pedagógica Prof(a) Doutor(a) Monica Fatima Valenzi Mendes |
36 |
1 | Introdução ao pensamento teológico Prof(a) Doutor(a) Jose Roberto Abreu de Mattos |
54 |
1 | Língua portuguesa: compreensão e produção de textos Prof(a) Doutor(a) Maria Aparecida Caltabiano Magalhaes Borges da Silva |
54 |
1 | Produção acadêmica: fundamentos e estratégias Prof(a) Doutor(a) Arlete Assumpcao Monteiro |
36 |
3 | Alfabetização Prof(a) Doutor(a) Maria Anita Viviani Martins |
36 |
3 | Concepções da infância: impactos da modernidade nas teorias da educação Prof(a) Doutor(a) Terezinha Calil Padis Campos |
54 |
3 | Cuidar e educar: desafios e propostas Prof(a) Doutor(a) Marilia Josefina Marino |
72 |
3 | Diferentes linguagens para a infância Prof(a) Doutor(a) Arlete Assumpcao Monteiro |
36 |
3 | Educação infantil: concepções e orientações didáticas na pré-escola Prof(a) Doutor(a) Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches |
72 |
3 | Estudos orientados - projeto temático: infância e modernidade Prof(a) - |
36 |
3 | Pedagogia da infância: orientação para prática pedagógica na pré-escola Prof(a) Doutor(a) Maria Anita Viviani Martins |
36 |
3 | Pedagogia da infância: orientação para prática pedagógica na pré-escola Prof(a) Doutor(a) Neide de Aquino Noffs |
36 |
3 | Políticas educacionais na educação infantil Prof(a) Doutor(a) Sandra Machado Lunardi Marques |
54 |
4 | Educação como práxis político pedagógica Prof(a) - |
72 |
4 | Eletiva i Prof(a) - |
36 |
4 | Escola, família e comunidade Prof(a) - |
54 |
4 | Estudos orientados - projeto temático: alfabetização Prof(a) - |
36 |
4 | Fundamentos da ludicidade e o papel de ludo educador Prof(a) - |
72 |
4 | Prática de ensino nos anos iniciais: orientação para a prática pedagógica dos anos iniciais Prof(a) - |
36 |
4 | Prática de ensino: o saber fazer Prof(a) - |
36 |
4 | Práticas de ensino nos anos iniciais: leitura e escrita Prof(a) - |
36 |
5 | Currículo e cultura Prof(a) Doutor(a) Ivo Ribeiro de Sa |
36 |
5 | Ensino fundamental nos anos iniciais: orientação das práticas pedagógicas nos anos iniciais Prof(a) Doutor(a) Monica Fatima Valenzi Mendes |
36 |
5 | Estudos orientados - projeto temático orientado: escola e inclusão Prof(a) - |
36 |
5 | Fundamentos da aprendizagem: implicações teóricas e práticas Prof(a) Pós-Doutorado Maria Celina Teixeira Vieira |
72 |
5 | Metodologia específica de matemática: concepções e orientações didáticas Prof(a) Doutor(a) Lydia Rossana Nocchi Ziccardi |
36 |
5 | Metodologia específica: língua portuguesa - anos iniciais Prof(a) Doutor(a) Monica Fatima Valenzi Mendes |
36 |
5 | Organização das práticas pedagógicas Prof(a) Doutor(a) Neide de Aquino Noffs |
36 |
5 | Reformas educacionais Prof(a) Doutor(a) Arlete Assumpcao Monteiro |
54 |
5 | Tecnologia digital da informação e comunicação (tdic): comunidade de aprendizagem Prof(a) Doutor(a) Maria da Graça Moreira da Silva |
90 |
5 | Tecnologia digital da informação e comunicação (tdic): comunidade de aprendizagem Prof(a) Doutor(a) Maria Otilia Jose Montessanti Mathias |
90 |
7 | Avaliação institucional e políticas públicas Prof(a) Doutor(a) Maria Luiza Andreozzi |
54 |
7 | Construção do projeto político pedagógico Prof(a) Doutor(a) Maria Luiza Andreozzi |
54 |
7 | Estudo orientado: gestão educacional em ambiente escolar Prof(a) - |
36 |
7 | Gestão democrática: princípios e fundamentos Prof(a) Doutor(a) Marilia Josefina Marino |
72 |
7 | Residência pedagógica Prof(a) Doutor(a) Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches |
72 |
7 | Residência pedagógica Prof(a) Doutor(a) Maria Anita Viviani Martins |
72 |
7 | Trabalho de conclusão de curso i Prof(a) Doutor(a) Maria Anita Viviani Martins |
36 |
7 | Trabalho de conclusão de curso i Prof(a) Pós-Doutorado Maria Celina Teixeira Vieira |
36 |
7 | Trabalho de conclusão de curso i Prof(a) Doutor(a) Maria Luiza Andreozzi |
36 |
Matriz Curricular
Currículo - 2023 | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
1 | A EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS36 DIDÁTICA E O CICLO DOCENTE36 EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE36 EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES TEÓRICAS54 EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA ESCOLA BRASILEIRA72 ESCOLA: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA36 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO54 LÍNGUA PORTUGUESA: COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS54 PRODUÇÃO ACADÊMICA: FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS36 |
|
2 | CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ABORDAGENS E METODOLOGIAS36 DIDÁTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL36 EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS NA CRECHE36 ESTUDOS ORIENTADOS - PROJETO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE36 FUNDAMENTOS BIOPSICOSSOCIAIS: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO90 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)36 PEDAGOGIA DA INFÂNCIA - ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CRECHE36 TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS54 TEOLOGIA EM DIALÓGO COM A EDUCAÇÃO54 |
|
3 | ALFABETIZAÇÃO36 CONCEPÇÕES DA INFÂNCIA: IMPACTOS DA MODERNIDADE NAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO54 CUIDAR E EDUCAR: DESAFIOS E PROPOSTAS72 DIFERENTES LINGUAGENS PARA A INFÂNCIA36 EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS NA PRÉ-ESCOLA72 ESTUDOS ORIENTADOS - PROJETO TEMÁTICO: INFÂNCIA E MODERNIDADE36 PEDAGOGIA DA INFÂNCIA: ORIENTAÇÃO PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRÉ-ESCOLA36 POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL54 |
|
4 | EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS POLÍTICO PEDAGÓGICA72 ELETIVA I36 ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE54 ESTUDOS ORIENTADOS - PROJETO TEMÁTICO: ALFABETIZAÇÃO36 FUNDAMENTOS DA LUDICIDADE E O PAPEL DE LUDO EDUCADOR72 PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS: ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ANOS INICIAIS36 PRÁTICA DE ENSINO: O SABER FAZER36 PRÁTICAS DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS: LEITURA E ESCRITA36 |
|
5 | CURRÍCULO E CULTURA36 ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS: ORIENTAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS36 ESTUDOS ORIENTADOS - PROJETO TEMÁTICO: ESCOLA E INCLUSÃO36 FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS72 METODOLOGIA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS36 METODOLOGIA ESPECÍFICA: LÍNGUA PORTUGUESA - ANOS INICIAIS36 ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS36 REFORMAS EDUCACIONAIS54 TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM90 |
|
6 | AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM54 CURRÍCULO E EDUCAÇÃO54 ELETIVA II36 ESTUDOS ORIENTADOS - PROJETO TEMÁTICO: PRÁTICAS AVALIATIVAS DA ESCOLA36 METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO36 METODOLOGIAS ESPECÍFICAS: ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA36 METODOLOGIAS ESPECÍFICAS: CIÊNCIAS DA NATUREZA36 METODOLOGIAS ESPECÍFICAS: ESPAÇO, TEMPO E CULTURA36 PROJETOS ALTERNATIVOS E INOVADORES NA EDUCAÇÃO36 PROJETOS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS: ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA36 PROJETOS INTERDISCPLINARES: NOS ANOS INICIAIS36 |
|
7 | AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS54 CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO54 ELETIVA III36 ESTUDOS ORIENTADOS: GESTÃO EDUCACIONAL EM AMBIENTE ESCOLAR36 GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS72 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA I72 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I36 |
|
8 | ESTUDOS ORIENTADOS - MEMORIAL DISCENTE36 ESTUDOS ORIENTADOS: GESTÃO EDUCACIONAL EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES36 GESTÃO EM DIFERENTES AMBIENTES DE APRENDIZAGEM72 OPTATIVA DA UNIVERSIDADE54 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA II72 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II36 |
Corpo Docente
Arlete Assumpcao Monteiro
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 53 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:53 anos e 2 meses.
- Disciplinas:A educação e relações étnico-raciais
Diferentes linguagens para a infância
Produção acadêmica: fundamentos e estratégias
Reformas educacionais - Acessar Currículo Lattes
Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 35 anos e 0 meses.
- Tempo de Trabalho:35 anos e 0 meses.
- Disciplinas:Educação infantil: concepções e orientações didáticas na pré-escola
Residência pedagógica - Acessar Currículo Lattes
Ivo Ribeiro de Sa
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 32 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:32 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Currículo e cultura
- Acessar Currículo Lattes
Jose Roberto Abreu de Mattos
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 15 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Introdução ao pensamento teológico
- Acessar Currículo Lattes
Lydia Rossana Nocchi Ziccardi
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 49 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:43 anos e 5 meses.
- Disciplinas:Metodologia específica de matemática: concepções e orientações didáticas
- Acessar Currículo Lattes
Madalena Guasco Peixoto
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 45 anos e 4 meses.
- Tempo de Trabalho:42 anos e 11 meses.
- Disciplinas:Educação: concepções teóricas
Educação: desafios da escola brasileira - Acessar Currículo Lattes
Maria Anita Viviani Martins
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 45 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:45 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Alfabetização
Pedagogia da infância: orientação para prática pedagógica na pré-escola
Residência pedagógica
Trabalho de conclusão de curso i - Acessar Currículo Lattes
Maria Aparecida Caltabiano Magalhaes Borges da Silva
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 36 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:36 anos e 10 meses.
- Disciplinas:Língua portuguesa: compreensão e produção de textos
- Acessar Currículo Lattes
Maria Celina Teixeira Vieira
- Titulação: Pós-Doutorado
- Anos de Casa: 50 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:50 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Fundamentos da aprendizagem: implicações teóricas e práticas
Trabalho de conclusão de curso i - Acessar Currículo Lattes
Maria da Graça Moreira da Silva
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 22 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:21 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Tecnologia digital da informação e comunicação (tdic): comunidade de aprendizagem
- Acessar Currículo Lattes
Maria Luiza Andreozzi
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 52 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:51 anos e 10 meses.
- Disciplinas:Avaliação institucional e políticas públicas
Construção do projeto político pedagógico
Eletiva iii - escola: aparelho ideológico do estado ou dispositivo de emanciapação
Trabalho de conclusão de curso i - Acessar Currículo Lattes
Maria Otilia Jose Montessanti Mathias
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 24 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:24 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Didática e o ciclo docente
Escola: espaços de formação orientação para a prática pedagógica
Tecnologia digital da informação e comunicação (tdic): comunidade de aprendizagem - Acessar Currículo Lattes
Marilia Josefina Marino
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 45 anos e 4 meses.
- Tempo de Trabalho:44 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Cuidar e educar: desafios e propostas
Gestão democrática: princípios e fundamentos - Acessar Currículo Lattes
Monica Fatima Valenzi Mendes
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 27 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:27 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Ensino fundamental nos anos iniciais: orientação das práticas pedagógicas nos anos iniciais
Escola: espaços de formação orientação para a prática pedagógica
Metodologia específica: língua portuguesa - anos iniciais - Acessar Currículo Lattes
Neide de Aquino Noffs
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 40 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:40 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Organização das práticas pedagógicas
Pedagogia da infância: orientação para prática pedagógica na pré-escola - Acessar Currículo Lattes
Sandra Machado Lunardi Marques
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 50 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:49 anos e 7 meses.
- Disciplinas:Políticas educacionais na educação infantil
- Acessar Currículo Lattes
Terezinha Calil Padis Campos
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 54 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:54 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Concepções da infância: impactos da modernidade nas teorias da educação
Educação e subjetividade - Acessar Currículo Lattes
Faculdade de Educação Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo/SP
Edifício Cardeal Mota – Sala S 16
Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 7h às 18h
Telefone:
(11) 3670-8162
E-mail:
fesecretaria@pucsp.br
Horário de atendimento da Coordenação:
2ª feira, das 9h às 11h30
3ª feira, das 9h às 11h30
Horário de atendimento remoto:
2ª a 6ª feira, das 7h às 16h