Apresentação
Guia do Estudante
História (Licenciatura) •
Por que estudar História na PUC-SP?
O curso de História da PUC-SP divide-se em Bacharelado e Licenciatura e é norteado pela necessidade de capacitar os estudantes para responderem aos desafios do mundo contemporâneo e aos impactos gerados pela ampliação do território do historiador-professor. Ao eliminar a perspectiva da História apenas como disciplina voltada ao estudo de feitos passados, o curso promove o desenvolvimento da habilidade de reconhecer a História nos mais distintos vestígios que demonstrem a ação de indivíduos no cotidiano da vida e abre horizontes na sua percepção cientifica, ou seja, em sua postura de educador e pesquisador.
Área de Atuação
O historiador pode atuar em museus; arquivos; centros de memória; meios de comunicação; organizações ligadas ao meio ambiente, ao patrimônio, à história da tecnologia e das artes; em organizações que aglutinam politicamente os trabalhadores, assim como naquelas voltadas aos problemas da comunidade. Se optar pela Licenciatura, pode atuar como docente em escolas da Educação Básica.
Parcerias e estágios
O Estágio Curricular é atividade acadêmica obrigatória para a conclusão do curso de Licenciatura, com duração de 400 horas. Essa atividade inclui, além de práticas vinculadas ao magistério, pesquisa e trabalhos coordenados, organizados e supervisionados pelos professores atuantes no curso. O curso de Bacharelado não requer o estágio obrigatório.
A Coordenadoria Geral de Estágios (CGE) coloca à disposição dos alunos, por meio do site da Universidade e dos diversos murais, informações sobre vagas de estágio.
Clique para conhecer vídeos sobre temas relevantes, produzidos pelos alunos do curso
Tema: Escravidão no Século XIX
Tema: Imigração no século XIX
Depoimentos
Curso
-
Regime de Matrícula:
Semestral -
Reconhecimento:
Licenciatura - Portaria nº 419, de 08/05/2017 – DOU de 10/05/2017 -
Duração:
8 semestres
-
Mensalidade:
Valor ingressantes Bacharelado (2024): R$2.883,00
Valor ingressantes Licenciatura (2024): R$2.883,00 -
Campus e Turnos:
241Monte Alegre - Bacharelado241Monte Alegre - Licenciatura
Objetivo
O curso de História da PUC-SP oferece ao estudante a possibilidade de compreender o mundo com base nas experiências vividas pelas diferentes sociedades, em tempos e espaços diversos. Pretende formar um profissional crítico e reflexivo, apto a atuar em âmbitos concernentes ao campo do historiador: o licenciado para atuar no magistério na educação básica e o bacharel para prestar serviços em instituições públicas e privadas.
Infraestrutura
O curso busca, continuamente, novas abordagens de ensino e aprendizagem e conta com salas de aula, laboratórios, biblioteca e salas tecnológicas, que privilegiam uma aprendizagem ativa e significativa.
Grade Horária
Ch.: Carga Horária
Monte Alegre - Bacharelado | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
0 | Optativa - nem tudo é genocídio, mas o que é, é. Prof(a) Doutor(a) Marijane Vieira Lisboa |
72 |
1 | Antiguidade ocidental grécia e roma Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
72 |
1 | Diáspora i Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
36 |
1 | Diáspora ii Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
1 | Fundamentos do sistema colonial na américa portuguesa: séculos xvi-xvii Prof(a) Doutor(a) Alberto Luiz Schneider |
72 |
1 | História americana antes da conquista europeia Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
1 | História americana antes da conquista europeia: prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
1 | Introdução aos estudos históricos (teoria i) Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
72 |
3 | Dinâmica e superação da ordem feudal: o nascimento da europa Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
72 |
3 | Europa ocidental: (moderna i) séculos xv-xvii Prof(a) Doutor(a) Amilcar Torrao Filho |
72 |
3 | História, cidadania e direitos humanos - pesquisa e extensão Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
36 |
3 | Introdução ao pensamento teológico Prof(a) Mestre Rosana Manzini |
54 |
3 | O século xviii na américa portuguesa e a crise do sistema colonial (brasil ii) Prof(a) Pós-Doutorado Ana Hutz |
72 |
3 | Os povos originários e seus direitos - pesquisa e extensão Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
5 | Geografia (meio ambiente) Prof(a) Doutor(a) Marijane Vieira Lisboa |
36 |
5 | História contemporânea: a construção do universo burguês Prof(a) Doutor(a) Antonio Rago Filho |
72 |
5 | História da américa - independências, formação dos estados e intervencionismos (américa iii) Prof(a) Doutor(a) Yvone Dias Avelino |
72 |
5 | História e revolução humana - historicidade da produção marxiana e marxista Prof(a) Doutor(a) Antonio Rago Filho |
72 |
5 | Memória e patrimônio Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
72 |
5 | Pesquisa histórica i: procedimentos Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
36 |
7 | Antropologia Prof(a) Doutor(a) Mariza Martins Furquim Werneck |
36 |
7 | Guerras, totalitarismo e cultura de massa: o fragmentado mundo contemporâneo Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
7 | Guerras, totalitarismo e cultura de massa: o fragmentado mundo contemporâneo: prát de ensino e pesq Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
7 | O brasil república na 2ª metade do século xx (brasil v) Prof(a) Doutor(a) Luiz Antonio Dias |
72 |
7 | Orientação de trabalho de conclusão de curso i - otcci Prof(a) Pós-Doutorado Ana Hutz |
36 |
7 | Pesquisa histórica iii - concepção da pesquisa Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
36 |
Monte Alegre - Licenciatura | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
0 | Eletiva ii - história das teorias feministas ocidentais: conceitos e métodos de estudos de gênero em diferentes itinerários formativos Prof(a) Doutor(a) Carla Cristina Garcia |
54 |
0 | Eletiva i o extremo oriente: tradições e transições Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
54 |
0 | Optativa - história da rússia contemporânea: do czarismo ao expansionismo do século xxi Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
54 |
1 | Fundamentos do sistema colonial na américa portuguesa: séculos xvi - xvii (brasil i) Prof(a) Pós-Doutorado Ana Hutz |
72 |
1 | Fundamentos teóricos da educação Prof(a) Doutor(a) Arlete Assumpcao Monteiro |
54 |
1 | Gestão, planejamento e políticas públicas educacionais Prof(a) Doutor(a) Terezinha Calil Padis Campos |
72 |
1 | História americana antes da conquista europeia (américa i) Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
1 | História americana antes da conquista européia (américa i) - prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
1 | Introdução aos estudos históricos (teoria i) Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
72 |
1 | Práticas de leitura e escrita: multilinguagem Prof(a) Doutor(a) Maria Aparecida Caltabiano Magalhaes Borges da Silva |
36 |
3 | Ciência e técnica Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
36 |
3 | Conhecimento pedagógico: didática e currículo Prof(a) Doutor(a) Ivo Ribeiro de Sa |
54 |
3 | Fundamentos: dinâmica e superação do mundo medieval Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
3 | Fundamentos: dinâmica e superação do mundo medieval - prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
3 | Introdução ao pensamento teológico Prof(a) Mestre João Claudio Rufino Rodrigues Silva |
54 |
3 | Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem Prof(a) Doutor(a) Terezinha Calil Padis Campos |
72 |
3 | Supervisão de estágio i Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
36 |
3 | Tendências da historiografia brasileira Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
72 |
5 | A formação do estado nacional: os impérios no brasil do século xix (brasil iii) Prof(a) Doutor(a) Alberto Luiz Schneider |
36 |
5 | A formação do estado nacional: os impérios no brasil do século xix (brasil iii) - prát ens pesquisa Prof(a) Doutor(a) Alberto Luiz Schneider |
36 |
5 | Competências digitais aplicadas à educação Prof(a) Doutor(a) Lydia Rossana Nocchi Ziccardi |
54 |
5 | Concepção, elaboração e utilização de materiais didáticos Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
36 |
5 | Estudos orientados - a pesquisa acadêmica e seus procedimentos Prof(a) - |
36 |
5 | Produção do conhecimento histórico do humanismo renascentista ao iluminismo (teoria ii) Prof(a) Doutor(a) Amilcar Torrao Filho |
72 |
5 | Projeto de extensão i Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
18 |
5 | Supervisão de estágio iii Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
18 |
7 | América, américas: movimentos sociais, diversidades, identidades (américa iv) Prof(a) Doutor(a) Yvone Dias Avelino |
72 |
7 | Estudos orientados - os caminhos da pesquisa Prof(a) - |
36 |
7 | História contemporânea ii - a primeira metade do século xx: prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
36 |
7 | História contemporânea ii - a primeira metade so século xx Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
36 |
7 | História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv) Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
7 | História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv):prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
7 | Orientação de trabalho de conclusão de curso i Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
7 | Orientação de trabalho de conclusão de curso i Prof(a) Doutor(a) Marijane Vieira Lisboa |
36 |
7 | Supervisão de estágio v Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
18 |
Matriz Curricular
História - Bacharelado | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
1 | ANTIGUIDADE OCIDENTAL GRÉCIA E ROMA72 DIÁSPORA I36 DIÁSPORA II36 FUNDAMENTOS DO SISTEMA COLONIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA: SÉCULOS XVI-XVII72 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPEIA36 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPEIA: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS (TEORIA I)72 |
|
2 | ARQUIVOS E MUSEUS36 FUNDAMENTOS E DINÂMICA DO MUNDO MEDIEVAL36 FUNDAMENTOS E DINÂMICA DO MUNDO MEDIEVAL - PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA (AMÉRICA II)72 HISTÓRIA E CIÊNCIA36 HISTÓRIA E CIÊNCIA, CULTURA E PODER36 HISTÓRIA, ALTERIDADE E IDENTIDADES: PESQUISA E EXTENSÃO36 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA72 |
|
3 | DINÂMICA E SUPERAÇÃO DA ORDEM FEUDAL: O NASCIMENTO DA EUROPA72 EUROPA OCIDENTAL: (MODERNA I) SÉCULOS XV-XVII72 HISTÓRIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS - PESQUISA E EXTENSÃO36 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO54 O SÉCULO XVIII NA AMÉRICA PORTUGUESA E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL (BRASIL II)72 OS POVOS ORIGINÁRIOS E SEUS DIREITOS - PESQUISA E EXTENSÃO36 |
|
4 | A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX (BRASIL III)72 EUROPA OCIDENTAL: ESTADOS E REVOLUÇÕES (MODERNA II)72 O SER HUMANO E SUA INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE - PESQUISA E EXTENSÃO36 PESQUISA HISTÓRICA I: PROCEDIMENTOS36 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: DO RENASCIMENTO AO ILUMINISMO (TEORIA II)72 TEOLOGIA EM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE54 |
|
5 | ELETIVA I72 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: A CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO BURGUÊS72 HISTÓRIA DA AMÉRICA - INDEPENDÊNCIAS, FORMAÇÃO DOS ESTADOS E INTERVENCIONISMOS (AMÉRICA III)72 MEMÓRIA E PATRIMÔNIO72 PROJETO DE EXTENSÃO I36 TEORIA III - SÉCULO XIX36 |
|
6 | AMÉRICA, AMÉRICAS: MOVIMENTOS SOCIAIS, DIVERSIDADES, IDENTIDADES (AMÉRICA IV)72 ESTUDOS ORIENTADOS: PROJETO DE EXTENSÃO II - IMPLEMENTAÇÃO72 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV)36 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV):PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 PESQUISA HISTÓRICA II: REFLEXÃO METODOLÓGICA36 PROJETO DE EXTENSÃO II36 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, NACIONALISMOS E IMPERIALISMOS: 1848/1900 (CONTEMPORÂNEA II)72 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX72 |
|
7 | ELETIVA II72 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III - GUERRAS, REVOLUÇÕES, TOTALITARISMOS E RESISTÊNCIAS - (1914 - 1960)72 O BRASIL REPÚBLICA NA 2ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL V)72 OPTATIVA I72 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - OTCC I36 PESQUISA HISTÓRICA III - CONCEPÇÃO DA PESQUISA36 |
|
8 | ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS36 ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 ÁSIA CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX36 CONTEMPORÂNEA IV - DAS TRANSFORMAÇÕES DOS ANOS 60 AO INÍCIO DO SÉCULO XXI72 ELETIVA III72 OPTATIVA II72 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - OTCCII36 |
História - Licenciatura | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
1 | FUNDAMENTOS DO SISTEMA COLONIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA: SÉCULOS XVI - XVII (BRASIL I)72 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO54 GESTÃO, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS72 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPEIA (AMÉRICA I)36 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPÉIA (AMÉRICA I) - PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS (TEORIA I)72 PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: MULTILINGUAGEM36 |
|
2 | ANTIGUIDADE OCIDENTAL: GRÉCIA E ROMA72 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL36 EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS36 HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA (AMÉRICA II)36 HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA (AMÉRICA II): PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA DO MUNDO ÁRABE36 HISTÓRIA, ALTERIDADE E IDENTIDADES36 HISTORIOGRAFIA ANTIGA E MEDIEVAL54 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)36 |
|
3 | CIÊNCIA E TÉCNICA36 CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: DIDÁTICA E CURRÍCULO54 FUNDAMENTOS: DINÂMICA E SUPERAÇÃO DO MUNDO MEDIEVAL36 FUNDAMENTOS: DINÂMICA E SUPERAÇÃO DO MUNDO MEDIEVAL - PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO54 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM72 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO I36 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA72 |
|
4 | ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS54 CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: DIÁSPORA36 EUROPA MODERNA72 O SÉCULO XVIII NA AMÉRICA PORTUGUESA E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL (BRASIL II)72 O SER HUMANO E SUA INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE: HISTÓRIA E NATUREZA36 PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA - O PROFESSOR PESQUISADOR E AS FONTES36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO II18 TEOLOGIA EM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE54 |
|
5 | A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX (BRASIL III)36 A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX (BRASIL III) - PRÁT ENS PESQUISA 36 COMPETÊNCIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO54 CONCEPÇÃO, ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS36 ELETIVA I54 ESTUDOS ORIENTADOS - A PESQUISA ACADÊMICA E SEUS PROCEDIMENTOS36 OPTATIVA DA UNIVERSIDADE I54 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DO HUMANISMO RENASCENTISTA AO ILUMINISMO (TEORIA II)72 PROJETO DE EXTENSÃO I18 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO III18 |
|
6 | AS CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA NO SÉCULO XIX (TEORIA III)36 EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO E DIVERSIDADE54 ESTUDOS ORIENTADOS - PROJETO DE EXTENSÃO II - IMPLEMENTAÇÃO126 ESTUDOS ORIENTADOS - REFLEXÃO METODOLÓGICA E O TRABALHO COLETIVO54 ESTUDOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I : A CONSTITUIÇÃO DO UNIVERSO BURGUÊS E AS RESISTÊNCIAS SOC - PRÁT ENS PESQ36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA i : A CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO BURGUÊS E AS RESISTÊNCIAS SOCIAIS36 HISTÓRIA DA AMÉRICA: INDEPENDÊNCIAS, FORMAÇÃO DOS ESTADOS E INTERVENCIONISMOS (AMÉRICA III)54 OPTATIVA DA UNIVERSIDADE II54 PROJETO DE EXTENSÃO II18 PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO IV18 |
|
7 | AMÉRICA, AMÉRICAS: MOVIMENTOS SOCIAIS, DIVERSIDADES, IDENTIDADES (AMÉRICA IV)72 ELETIVA II54 ESTUDOS ORIENTADOS - OS CAMINHOS DA PESQUISA36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II - A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II - A PRIMEIRA METADE SO SÉCULO XX36 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV)36 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV):PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO V18 |
|
8 | ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO RACIAIS36 ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III - 2ª METADE DO SÉCULO XX E O INÍCIO DO XXI)54 O BRASIL REPÚBLICA NA 2ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL V)72 OFICINA DE REDAÇÃO ACADÊMICA36 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II18 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO VI36 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA - SÉC XX54 |
Corpo Docente
Alberto Luiz Schneider
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 9 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:9 anos e 3 meses.
- Disciplinas:A formação do estado nacional: os impérios no brasil do século xix (brasil iii)
A formação do estado nacional: os impérios no brasil do século xix (brasil iii) - prát ens pesquisa
Fundamentos do sistema colonial na américa portuguesa: séculos xvi-xvii - Acessar Currículo Lattes
Alvaro Hashizume Allegrette
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 20 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:20 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Antiguidade ocidental grécia e roma
Diáspora ii
Dinâmica e superação da ordem feudal: o nascimento da europa
Eletiva i o extremo oriente: tradições e transições
Fundamentos: dinâmica e superação do mundo medieval
Fundamentos: dinâmica e superação do mundo medieval - prática de ensino e pesquisa - Acessar Currículo Lattes
Amailton Magno Azevedo
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 15 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 8 meses.
- Disciplinas:Guerras, totalitarismo e cultura de massa: o fragmentado mundo contemporâneo
Guerras, totalitarismo e cultura de massa: o fragmentado mundo contemporâneo: prát de ensino e pesq - Acessar Currículo Lattes
Amilcar Torrao Filho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 15 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 10 meses.
- Disciplinas:Europa ocidental: (moderna i) séculos xv-xvii
Produção do conhecimento histórico do humanismo renascentista ao iluminismo (teoria ii) - Acessar Currículo Lattes
Ana Hutz
- Titulação: Pós-Doutorado
- Anos de Casa: 13 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:11 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Fundamentos do sistema colonial na américa portuguesa: séculos xvi - xvii (brasil i)
O século xviii na américa portuguesa e a crise do sistema colonial (brasil ii)
Orientação de trabalho de conclusão de curso i - otcci - Acessar Currículo Lattes
Antonio Rago Filho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 39 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:39 anos e 9 meses.
- Disciplinas:História contemporânea: a construção do universo burguês
História e revolução humana - historicidade da produção marxiana e marxista - Acessar Currículo Lattes
Arlete Assumpcao Monteiro
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 53 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:53 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Fundamentos teóricos da educação
- Acessar Currículo Lattes
Carla Cristina Garcia
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 27 anos e 8 meses.
- Tempo de Trabalho:27 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Eletiva ii - história das teorias feministas ocidentais: conceitos e métodos de estudos de gênero em diferentes itinerários formativos
- Acessar Currículo Lattes
Fernando Torres Londono
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 35 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:35 anos e 3 meses.
- Disciplinas:História americana antes da conquista europeia
História americana antes da conquista europeia (américa i)
História americana antes da conquista européia (américa i) - prática de ensino e pesquisa
História americana antes da conquista europeia: prática de ensino e pesquisa
Orientação de trabalho de conclusão de curso i
Os povos originários e seus direitos - pesquisa e extensão - Acessar Currículo Lattes
Ivo Ribeiro de Sa
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 32 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:32 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Conhecimento pedagógico: didática e currículo
- Acessar Currículo Lattes
João Claudio Rufino Rodrigues Silva
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 9 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:9 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Introdução ao pensamento teológico
Lauro Avila Pereira
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 20 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:20 anos e 9 meses.
- Disciplinas:História contemporânea ii - a primeira metade do século xx: prática de ensino e pesquisa
História contemporânea ii - a primeira metade so século xx
Optativa - história da rússia contemporânea: do czarismo ao expansionismo do século xxi
Projeto de extensão i - Acessar Currículo Lattes
Luiz Antonio Dias
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 15 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 10 meses.
- Disciplinas:O brasil república na 2ª metade do século xx (brasil v)
- Acessar Currículo Lattes
Lydia Rossana Nocchi Ziccardi
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 49 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:43 anos e 5 meses.
- Disciplinas:Competências digitais aplicadas à educação
- Acessar Currículo Lattes
Maria Aparecida Caltabiano Magalhaes Borges da Silva
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 36 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:36 anos e 10 meses.
- Disciplinas:Práticas de leitura e escrita: multilinguagem
- Acessar Currículo Lattes
Maria do Rosario da Cunha Peixoto
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 44 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:44 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Pesquisa histórica i: procedimentos
Pesquisa histórica iii - concepção da pesquisa
Tendências da historiografia brasileira - Acessar Currículo Lattes
Marijane Vieira Lisboa
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 43 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:38 anos e 11 meses.
- Disciplinas:Geografia (meio ambiente)
Optativa - nem tudo é genocídio, mas o que é, é.
Orientação de trabalho de conclusão de curso i - Acessar Currículo Lattes
Mariza Martins Furquim Werneck
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 40 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:38 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Antropologia
- Acessar Currículo Lattes
Mariza Romero
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 45 anos e 1 meses.
- Tempo de Trabalho:44 anos e 5 meses.
- Disciplinas:Ciência e técnica
Diáspora i
História, cidadania e direitos humanos - pesquisa e extensão
Introdução aos estudos históricos (teoria i) - Acessar Currículo Lattes
Olga Brites
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 33 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:33 anos e 9 meses.
- Disciplinas:História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv)
História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv):prática de ensino e pesquisa
Memória e patrimônio - Acessar Currículo Lattes
Rosana Manzini
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 15 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Introdução ao pensamento teológico
- Acessar Currículo Lattes
Terezinha Calil Padis Campos
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 54 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:54 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Gestão, planejamento e políticas públicas educacionais
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem - Acessar Currículo Lattes
Yone de Carvalho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 36 anos e 1 meses.
- Tempo de Trabalho:36 anos e 0 meses.
- Disciplinas:Concepção, elaboração e utilização de materiais didáticos
Supervisão de estágio i
Supervisão de estágio iii
Supervisão de estágio v - Acessar Currículo Lattes
Yvone Dias Avelino
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 61 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:61 anos e 3 meses.
- Disciplinas:América, américas: movimentos sociais, diversidades, identidades (américa iv)
História da américa - independências, formação dos estados e intervencionismos (américa iii) - Acessar Currículo Lattes
Faculdade de História Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo/SP
Edifício Cardeal Mota – Sala S-20
Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h
Telefones:
(11) 3670-8120 / 3670-8337 / 3670-8108
E-mail:
facsoc@pucsp.br