Apresentação
Apresentação
A Pós-Graduação stricto sensu da PUC-SP conta com 30 Programas de Pós-Graduação (https://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado), vinculados às respectivas Faculdades, de acordo com as diferentes áreas de conhecimento.
Tem por finalidade a produção de pesquisa, a formação de pessoal qualificado para a educação superior e para a atuação no campo profissional, compreendendo dois níveis de formação: Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado.
As políticas da pós-graduação são definidas nos âmbitos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário, mediante o planejamento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Fórum das coordenações dos Programas.
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Como um órgão de direção e supervisão da organização institucional a Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG da PUC-SP tem como objetivo principal administrar e coordenar as atividades realizadas no âmbito da Pós-Graduação, obedecendo a indissociabilidade entre o ensino a pesquisa e a extensão.
A equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação é composta por:
Pró-Reitor de Pós-Graduação
Prof. Dr. Márcio Alves da Fonseca
Assistente Especializado
Prof. Dr. Odair Furtado
Assessora
Zuleica Antonia de Camargo
Atendimento
- Adriano Carraro
Tel.: (11) 3670-8378 - Dividiane Sá Gonçalves
Tel.: (11) 3670-8522 - Marcus Vinicius M. Rosa
Tel.: (11) 3670-8629
Secretarias
-
PRPG - Secretaria de Administração Escolar de Pós-Graduação (SAE-PG)
WhatsApp.: (11) 3670-8080
alunospos@pucsp.br -
PRPG - Secretaria de Bolsas
Tel.: (11) 3670-8416
bolsapos@pucsp.br -
PRPG - Expediente
Tel.: (11) 3670-8380
exppos@pucsp.br
Números da Pós-Graduação
Conceito Atual dos Programas
(Veja abaixo)
Média de Número de Alunos
Em 2023, a média semestral de alunos matriculados foi de 2.600
Números de Defesas
Em dezembro de 2023 a PUC-SP atingiu o número de 35.114 dissertações e teses defendidas desde a criação de seus programas em 1969
Em 2023 foram realizadas 891 Defesas, sendo 514 Mestrado Acadêmico, 293 Doutorado, 84 Mestrado Profissional
Número de Bolsas concedidas em 2023
CAPES = 878 |
|
- CAPES PROSUC E CAPES PROEX = 901 | |
PROSUC = 744 (ME 351 / DO 393) | |
PROEX = 157 (ME 60 / DO 97) | |
CAPES PDPG = 40 (ME 5 / DO 27 / PD 8) | |
CAPES PDSE = 16 (DO 16) |
|
CNPq = 169 (ME 72 / DO 97) |
|
FAPESP = 1 (DO 1) |
Grupos de pesquisa
Grupos de pesquisa: Em janeiro de 2024, a Pós-Graduação possui 273 grupos de pesquisa
Conceito Atual dos Programas
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2017-2020) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Desenvolvimento de Jogos Digitais | 3 | Mestrado Profissional – desde 2017 |
Educação Matemática | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1975 Doutorado - desde 2001 |
Tecnologia da Inteligência e Design Digital | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 2006 Doutorado – desde 2011 |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2017-2020) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Comunicação Humana e Saúde | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1979 Doutorado – desde 2009 |
Psicologia Clínica | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1976 Doutorado – desde 1983 |
Psicologia Social | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1972 Doutorado – desde 1983 |
Psicologia Experimental: Análise do Comportamento | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1999 Doutorado – desde 2009 |
Faculdade de Ciências Sociais | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2017-2020) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Ciência da Religião | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1978 Doutorado – desde 2001 |
Ciências Sociais | 3 | Mestrado Acadêmico – desde 1973 |
Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais | 3 | Mestrado Profissional – desde 2018 |
História | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1972 Doutorado – desde 1990 |
Relações Internacionais - Programa San Tiago Dantas (PUC-SP, UNESP e UNICAMP) | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 2003 Doutorado – desde 2011 |
Serviço Social | 7 | Mestrado Acadêmico – desde 1972 Doutorado – desde 1981 |
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2017-2020) |
Níveis oferecidos/ano de criação do curso |
Biomateriais e Medicina Regenerativa | A | Mestrado Acadêmico – desde 2021 |
Educação nas Profissões da Saúde | 4 | Mestrado Profissional – desde 2011 |
Faculdade de Direito | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2017-2020) |
Níveis oferecidos/ano de criação do curso |
Direito | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1973 Doutorado – desde 1973 |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2017-2020) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Administração | 3 | Mestrado Acadêmico – desde 1978 |
Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças | 4 | Mestrado Acadêmico (1978 a 2019) Mestrado Profissional (desde 2019) |
Economia | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1977 |
Faculdade de Educação | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2017-2020) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Educação: Currículo | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1975 Doutorado – desde 1990 |
Educação: Formação de Formadores | 4 | Mestrado Profissional – desde 2012 |
Educação: História, Política, Sociedade | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1971 Doutorado – desde 1977 |
Educação: Psicologia da Educação | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1969 Doutorado – desde 1982 |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2017-2020) |
Níveis oferecidos/ano de criação dos cursos |
Comunicação e Semiótica | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 1970 Doutorado – desde 1978 |
Filosofia | 6 | Mestrado Acadêmico – desde 1977 Doutorado – desde 2001 |
Língua Portuguesa | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1974 Doutorado – desde 1994 |
Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | 5 | Mestrado Acadêmico – desde 1970 Doutorado – desde 1979 |
Literatura e Crítica Literária | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 2001 |
Faculdade de Teologia | Conceito CAPES Atual (quadriênio 2017-2020) |
Níveis oferecidos/ano de criação do curso |
Teologia | 4 | Mestrado Acadêmico – desde 2000 Doutorado – desde 2018 |
Memória da Pós-Graduação
À guisa de recuperação da nossa memória, gostaríamos de enfatizar que a Reforma Universitária Nacional dos anos 70 trouxe no seu bojo para a PUC-SP a Criação do Curso Básico, hoje já extinto, e dos Cursos de Pós-Graduação.
Algumas pessoas foram pilares vigorosos na organização e preparação de todo o processo de instalação da Pós-Graduação na PUC-SP. O nosso saudoso reitor Dr. Joel Martins, entre outros, foi um dos mais dinâmicos mentores. Foi seu artífice e modelador. Ele a criou e a sustentou durante muitos anos, do ponto de vista acadêmico, sendo colaborador e presidente.
Em 1969 iniciaram-se os Programas de Pós-Graduação na PUC-SP. Eram 3 (três) programas ainda incipientes que, gradualmente, se fortaleceram e foram credenciados pelo Conselho Federal de Educação. Foram eles: Psicologia Educacional, Lingüística Aplicada de Línguas (LAEL) e Teoria Literária, que tiveram por coordenadores, respectivamente; Joel Camacho, Dra. Antonieta Celani e Dra. Lucrécia D'Alessio Ferrara. A Presidência à época foi do Dr. José Pastore, que foi substituído no final do ano pelo Dr. Joel Martins.
Além dos professores efetivos, os cursos mantinham nos seus quadros também professores contratados para cursos semestrais e professores visitantes, que pertenciam a outras Universidades estrangeiras.
Nessa brecha de oportunidades para criação de uma massa crítica, formaram-se quadros para esse surgimento. Porém, o número de candidatos aumentou e pensou-se em cursos regulares, cujas instalações precederam a iniciativa do Ministério de Educação e Cultura (MEC), de implantar a Pós-Graduação. A PUC-SP, uma das Universidades pioneiras, implantou-a no auge da Reforma Universitária.
O Dr. Joel Martins agilizou de tal forma o Setor que, passados 10 anos, em 1979, já havia 13 Programas de Mestrado e 7 de Doutorado. Após essa data, a Universidade passou a investir em uma política de maior fomento à pesquisa, junto às Agências de Fomento, resultando num curto espaço em um crescimento para 30 Programas, sendo atualmente 25 com Mestrado Acadêmico, 21 com Doutorado e 05 com Mestrado Profissional, todos reconhecidos e aprovados pela CAPES/MEC, exigência da própria estrutura dos cursos de Pós-Graduação no Brasil. A cada 04 anos, os cursos de mestrado e doutorado passam por processo de avaliação realizado pela CAPES.
A Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo cresceu, projetou-se em vários ramos do conhecimento, onde ocupa até hoje lugar de destaque. O impulso e a produção da Pós-Graduação da PUC-SP são, portanto, hoje, passados mais de 40 anos, muito respeitados e têm um significado ímpar entre as outras Universidades públicas ou privadas do Brasil.
Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Maio/2011
Mestrado e Doutorado
A Pós-Graduação stricto sensu da PUC-SP conta com 30 Programas de Pós-Graduação, vinculados às respectivas Faculdades, de acordo com as diferentes áreas de conhecimento.
Tem por finalidade a produção de pesquisa, a formação de pessoal qualificado para a educação superior e para a atuação no campo profissional, compreendendo dois níveis de formação: Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado.
As políticas da pós-graduação são definidas nos âmbitos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário, mediante o planejamento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Fórum das coordenações dos Programas.
Presentation
The stricto sensu Graduate Program at PUC-SP comprises 30 Graduate Programs (https://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado), affiliated with their respective Schools, covering several fields of knowledge
Its purpose is to produce research and train qualified personnel for higher education and professional fields, encompassing two levels of education: Master's (Academic and Professional) and Doctorate.
The Graduate Program policies are defined within the Council of Teaching, Research, and Extension and the University Council, through the planning of the Pro-Rectorate for Graduate Studies and the Programs' Coordination Forum.
Pro-Rectorate for Graduate Studies
As a governing and supervisory body of the institutional organization, the Pro-Rectorate for Graduate Studies (PRPG) at PUC-SP has as its main objective to administer and coordinate activities carried out within the scope of Graduate Studies, adhering to the inseparability between teaching, research, and extension.
The team of the Pro-Rectorate for Graduate Studies is composed of:
Pro-Rector for Graduate Studies
Prof. Dr. Márcio Alves da Fonseca
Specialized Assistant
Prof. Dr. Odair Furtado
Advisor
Zuleica Antonia de Camargo
Contact
- Adriano Carraro
Tel.: (11) 3670-8378 - Dividiane Sá Gonçalves
Tel.: (11) 3670-8522 - Marcus Vinicius M. Rosa
Tel.: (11) 3670-8629
Secretariats
-
PRPG - Graduate School Administrative Secretariat (SAE-PG)
WhatsApp.: (11) 3670-8080
alunospos@pucsp.br -
PRPG - Scholarship Secretariat
Tel.: (11) 3670-8416
bolsapos@pucsp.br -
PRPG - Office
Tel.: (11) 3670-8380
exppos@pucsp.br
Graduate Program Numbers
Current Program Grade
Average Number of Students
In 2023, the average number of enrolled students per semester was 2,600.
Number of Defenses
By December 2023, PUC-SP had reached a total of 35,114 defended theses and dissertations since the creation of its programs in 1969.
In 2023, there were 891 defenses conducted, comprising 514 Academic Masters Programs, 293 Doctoral Programs, and 84 Professional Masters Programs.
Number of Scholarships awarded in 2023
CAPES = 878 |
|
- CAPES PROSUC AND CAPES PROEX = 901 | |
PROSUC = 744 (MA 351 / PhD 393) | |
PROEX = 157 (MA 60 / PhD 97) | |
CAPES PDPG = 40 (MA 5 / PhD 27 / PD 8) | |
CAPES PDSE = 16 (PhD 16) |
|
CNPq = 169 (MA 72 / PhD 97) |
|
FAPESP = 1 (PhD 1) |
Research Groups
Research Groups: As of January 2024, the Graduate Program has 273 research groups.
Current Program Grade
School of Exact Sciences and Technology | Current CAPES Grade (2017-2020 Quadrennium) |
Levels offered/year of course creation |
Development of Digital Games | 3 | Professional Masters Program – since 2017 |
Mathematics Education | 5 | Academic Masters Program – since 1975 Doctoral Program - since 2001 |
Technology of Intelligence and Digital Design | 5 | Academic Masters Program – since 2006 Doctoral Program – since 2011 |
School of Humanities and Health Sciences | Current CAPES Grade (2017-2020 Quadrennium) |
Levels offered/year of course creation |
Human Communication and Health | 4 | Academic Masters Program – since 1979 Doctoral Program – since 2009 |
Clinical Psychology | 4 | Academic Masters Program – since 1976 Doctoral Program – since 1983 |
Social Psychology | 5 | Academic Masters Program – since 1972 Doctoral Program – since 1983 |
Experimental Psychology: Behavior Analysis | 4 | Academic Masters Program – desde 1999 Doctoral Program – since 2009 |
School of Social Sciences | Current CAPES Grade (2017-2020 Quadrennium) |
Levels offered/year of course creation |
Science of Religion | 5 | Academic Masters Program – since 1978 Doctoral Program – since 2001 |
Social Sciences | 3 | Academic Masters Program – since 1973 |
Global Governance and International Policy Formulation | 3 | Professional Masters Program – since 2018 |
History | 5 | Academic Masters Program – since 1972 Doctoral Program – since 1990 |
International Relations - San Tiago Dantas Program (PUC-SP, UNESP, and UNICAMP) | 5 | Academic Masters Program – since 2003 Doctoral Program – since 2011 |
Social Work | 7 | Academic Masters Program – since 1972 Doctoral Program – since 1981 |
School of Medical and Health Sciences | Current CAPES Grade (2017-2020 Quadrennium) |
Levels offered/year of course creation |
Biomaterials and Regenerative Medicine | A | Academic Masters Program – since 2021 |
Health Professions Education | 4 | Professional Masters Program – since 2011 |
School of Law | Current CAPES Grade (2017-2020 Quadrennium) |
Levels offered/year of course creation |
Law | 5 | Academic Masters Program – since 1973 Doctoral Program – since 1973 |
School of Economics, Business Administration, Accounting, and Actuarial Sciences | Current CAPES Grade (2017-2020 Quadrennium) |
Levels offered/year of course creation |
Administration | 3 | Academic Masters Program – since 1978 |
Accounting, Controlling, and Finance | 4 | Academic Masters Program (1978 to 2019) Professional Masters Program (since 2019) |
Economics | 4 | Academic Masters Program – since 1977 |
School of Education | Current CAPES Grade (2017-2020 Quadrennium) |
Levels offered/year of course creation |
Education: Curriculum | 4 | Academic Masters Program – since 1975 Doctoral Program – since 1990 |
Education: Teacher Training | 4 | Mestrado Profissional – desde 2012 |
Education: History, Politics, Society | 5 | Academic Masters Program – since 1971 Doctoral Program – since 1977 |
Education: Educational Psychology | 4 | Academic Masters Program – since 1969 Doctoral Program – since 1982 |
School of Philosophy, Communication, Letters, and Arts | Current CAPES Grade (2017-2020 Quadrennium) |
Levels offered/year of course creation |
Communication and Semiotics | 4 | Maestría Académica – desde 1970 Doctorado – desde 1978 |
Philosophy | 6 | Academic Masters Program – since 1977 Doctoral Program – since 2001 |
Língua Portuguesa | 5 | Academic Masters Program – since 1974 Doctoral Program – since 1994 |
Applied Linguistics and Language Studies | 5 | Academic Masters Program – since 1970 Doctoral Program – since 1979 |
Literature and Literary Criticism | 4 | Academic Masters Program – since 2001 Doctoral Program – since 2017 |
School of Theology | Current CAPES Grade (2017-2020 Quadrennium) |
Levels offered/year of course creation |
Theology | 4 | Academic Masters Program – since 2000 Doctoral Program – since 2018 |
Graduate Studies Memoir
As a means of recovering our memory, we would like to emphasize that the National University Reform of the 1970s brought forth the creation of the Basic Course, which is now extinct, and the Graduate Programs at PUC-SP.
Several individuals were pivotal in organizing and preparing the entire installation process of Graduate Studies at PUC-SP. Our late rector, Dr. Joel Martins, among others, was one of the most dynamic mentors. He was its creator and modeler, sustaining it for many years from an academic standpoint, serving as a collaborator and president.
In 1969, the Graduate Programs at PUC-SP began. There were 3 (three) still incipient programs that gradually strengthened and were accredited by the Federal Council of Education: Educational Psychology, Applied Linguistics of Languages (LAEL), and Literary Theory, which were coordinated, respectively, by Joel Camacho, Dr. Antonieta Celani, and Dr. Lucrécia D'Alessio Ferrara. At that time, the presidency was held by Dr. José Pastore, who was replaced at the end of the year by Dr. Joel Martins.
In addition to the regular faculty, the courses also had adjunct professors for semester courses and visiting professors from other foreign universities.
In the 1960s, graduates of our undergraduate courses organized a movement to obtain Graduate Studies because the 1965 Legislation allowed the possibility of a Doctorate for candidates approved only by the originating School and the Advisor Professor.
Taking advantage of opportunities to create a critical mass, frames were formed for this emergence. However, the number of candidates increased, and there was a consideration for regular courses, the installations of which preceded the initiative of the Ministry of Education and Culture (MEC) to implement Graduate Studies. PUC-SP, one of the pioneering universities, implemented it at the height of the University Reform.
Dr. Joel Martins expedited the sector in such a way that, after 10 years, in 1979, there were already 13 Masters Programs and 7 Doctoral Programs. After this date, the University began to invest in a policy of greater research funding, alongside funding agencies, resulting, in a short period, in growth to 30 Programs, currently 25 with Academic Masters Programs, 21 Doctorate Programs, and 05 Professional Masters Programs, all recognized and approved by CAPES/MEC — a requirement of the structure of Graduate Programs in Brazil. Every 4 years, the masters and doctoral programs undergo an evaluation process by CAPES.
The Graduate Studies at the Pontifical Catholic University of São Paulo has grown, projected itself into various branches of knowledge, and still holds a prominent position today. Therefore, the impetus and production of PUC-SP's Graduate Studies are highly respected and have a unique significance among other public or private universities in Brazil.
Chair of the Graduate Studies Program in History
May/2011
Masters and Doctoral Programs
The stricto sensu Graduate Studies at PUC-SP comprises 30 Graduate Programs, affiliated with their respective Schools, covering various fields of knowledge.
Its purpose is to produce research and train qualified personnel for higher education and professional fields, encompassing two levels of education: Master's (Academic and Professional) and Doctorate.
The Graduate Studies policies are defined within the Council of Teaching, Research, and Extension and the University Council, through the planning of the Pro-Rectorate for Graduate Studies and the Programs' Coordination Forum.
Presentación
El posgrado stricto sensu de PUC-SP cuenta con 30 Programas de Posgrado (https://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado), vinculados a las respectivas Facultades, de acuerdo con las diferentes áreas de conocimiento.
Tiene como finalidad la producción de investigación, la formación de personal calificado para la educación de nivel superior y para la actuación en el campo profesional, abarcando dos niveles de formación: Maestría (Académica y Profesional) y Doctorado.
Las políticas del posgrado son definidas en los ámbitos del Consejo de Enseñanza, Investigación y Extensión y del Consejo Universitario, mediante el planeamiento de Pro-Rectoría de Posgrado y del Fórum de las coordinaciones de los Programas.
Pro-Rectoría de Posgrado
Como un órgano de dirección y supervisión de la organización institucional, la Pro-Rectoría de Posgrado (PRPG) de PUC-SP tiene como objetivo principal administrar y coordinar las actividades realizadas en el ámbito del Posgrado, obedeciendo la inseparabilidad entre la enseñanza, la investigación y la extensión.
El equipo de Pro-Rectoría de Posgrado está compuesto por:
Pro-Rector de Posgrado
Prof. Dr. Márcio Alves da Fonseca
Asistente Especializado
Prof. Dr. Odair Furtado
Asesora
Zuleica Antonia de Camargo
Atención
- Adriano Carraro
Tel.: (11) 3670-8378 - Dividiane Sá Gonçalves
Tel.: (11) 3670-8522 - Marcus Vinicius M. Rosa
Tel.: (11) 3670-8629
Secretarías
-
PRPG - Secretaría de Administración Escolar de Posgrado (SAE-PG)
WhatsApp.: (11) 3670-8080
alunospos@pucsp.br -
PRPG - Secretaría de Becas
Tel.: (11) 3670-8416
bolsapos@pucsp.br -
PRPG - Expediente
Tel.: (11) 3670-8380
exppos@pucsp.br
Números del Posgrado
Concepto Actual de los Programas
(vea abajo)
Promedio de Número de Alumnos
En 2023, el promedio semestral de alumnos matriculados fue de 2600
Números de Defensas
En diciembre de 2023, PUC-SP alcanzó el número de 35 114 disertaciones y tesis defendidas desde la creación de sus programas en 1969.
En 2023, fueron realizadas 891 Defensas, siendo 514 de Maestría Académica, 293 de Doctorado, y 84 de Maestría Profesional.
Número de Becas concedidas en 2023
CAPES = 878 |
|
- CAPES PROSUC y CAPES PROEX = 901 | |
PROSUC = 744 (ME 351 / DO 393) | |
PROEX = 157 (ME 60 / DO 97) | |
CAPES PDPG = 40 (ME 5 / DO 27 / PD 8) | |
CAPES PDSE = 16 (DO 16) |
|
CNPq = 169 (ME 72 / DO 97) |
|
FAPESP = 1 (DO 1) |
Grupos de investigación
Grupos de investigación: En enero de 2024, el Posgrado posee 273 grupos de investigación
Concepto Actual de los Programas
Facultad de Ciencias Exactas y Tecnología | Concepto CAPES Actual (cuatrienio 2017-2020) |
Niveles ofrecidos/año de creación de los cursos |
Desarrollo de Juegos Digitales | 3 | Maestría Profesional – desde 2017 |
Educación Matemática | 5 | Maestría Académica – desde 1975 Doctorado - desde 2001 |
Tecnología de la Inteligencia y Diseño Digital | 5 | Maestría Académica – desde 2006 Doctorado – desde 2011 |
Facultad de Ciencias Humanas y de la Salud | Concepto CAPES Actual (cuatrienio 2017-2020) |
Niveles ofrecidos/año de creación de los cursos |
Comunicación Humana y Salud | 4 | Maestría Académica – desde 1979 Doctorado – desde 2009 |
Psicología Clínica | 4 | Maestría Académica – desde 1976 Doctorado – desde 1983 |
Psicología Social | 5 | Maestría Académica – desde 1972 Doctorado – desde 1983 |
Psicología Experimental: Análisis del Comportamiento | 4 | Maestría Académica – desde 1999 Doctorado – desde 2009 |
Facultad de Ciencias Sociales | Concepto CAPES Actual (cuatrienio 2017-2020) |
Niveles ofrecidos/año de creación de los cursos |
Ciencia de la Religión | 5 | Maestría Académica – desde 1978 Doctorado – desde 2001 |
Ciencias Sociales | 3 | Maestría Académica – desde 1973 |
Gobernanza Global y Formulación de Políticas Internacionales | 3 | Maestría Profesional – desde 2018 |
Historia | 5 | Maestría Académica – desde 1972 Doctorado – desde 1990 |
Relaciones Internacionales - Programa San Tiago Dantas (PUC-SP, UNESP y UNICAMP) | 5 | Maestría Académica – desde 2003 Doctorado – desde 2011 |
Servicio Social | 7 | Maestría Académica – desde 1972 Doctorado – desde 1981 |
Facultad de Ciencias Médicas y de la Salud | Concepto CAPES Actual (cuatrienio 2017-2020) |
Niveles ofrecidos/año de creación de los cursos |
Biomateriales y Medicina Regenerativa | A | Maestría Académica – desde 2021 |
Educación en las Profesiones de la Salud | 4 | Maestría Profesional – desde 2011 |
Facultad de Derecho | Concepto CAPES Actual (cuatrienio 2017-2020) |
Niveles ofrecidos/año de creación de los cursos |
Derecho | 5 | Maestría Académica – desde 1973 Doctorado – desde 1973 |
Facultad de Economía, Administración, Contables y Actuariales | Concepto CAPES Actual (cuatrienio 2017-2020) |
Niveles ofrecidos/año de creación de los cursos |
Administración | 3 | Maestría Académica – desde 1978 |
Ciencias Contables, Contraloría y Finanzas | 4 | Maestría Académica (1978 a 2019) Maestría Profesional (desde 2019) |
Economía | 4 | Maestría Académica – desde 1977 |
Facultad de Educación | Concepto CAPES Actual (cuatrienio 2017-2020) |
Niveles ofrecidos/año de creación de los cursos |
Educación: Currículo | 4 | Maestría Académica – desde 1975 Doctorado – desde 1990 |
Educación: Formación de Formadores | 4 | Maestría Profesional – desde 2012 |
Educación: Historia, Política, Sociedad | 5 | Maestría Académica – desde 1971 Doctorado – desde 1977 |
Educación: Psicología de la Educación | 4 | Maestría Académica – desde 1969 Doctorado – desde 1982 |
Facultad de Filosofía, Comunicación, Letras y Artes | Concepto CAPES Actual (cuatrienio 2017-2020) |
Niveles ofrecidos/año de creación de los cursos |
Comunicación y Semiótica | 4 | Maestría Académica – desde 1970 Doctorado – desde 1978 |
Filosofía | 6 | Maestría Académica – desde 1977 Doctorado – desde 2001 |
Lengua Portuguesa | 5 | Maestría Académica – desde 1974 Doctorado – desde 1994 |
Lingüística Aplicada y Estudios del Lenguaje | 5 | Maestría Académica – desde 1970 Doctorado – desde 1979 |
Literatura y Crítica Literaria | 4 | Maestría Académica – desde 2001 Doctorado – desde 2017 |
Facultad de Teología | Concepto CAPES Actual (cuatrienio 2017-2020) |
Niveles ofrecidos/año de creación de los cursos |
Teología | 4 | Maestría Académica – desde 2000 Doctorado – desde 2018 |
Memoria del Posgrado
A modo de recuperación de nuestra memoria, nos gustaría enfatizar que la Reforma Universitaria Nacional de los años 70 trajo a PUC-SP la Creación del Curso Básico, hoy ya extinto, y de los Cursos de Posgrado.
Algunas personas fueron pilares vigorosos en la organización y preparación de todo el proceso de instalación del Posgrado en PUC-SP. Nuestro inolvidable rector Dr. Joel Martins, entre otros, ha sido uno de los más dinámicos mentores. Ha sido su artífice y modelador. Él lo creó y lo sostuvo durante muchos años, desde un punto de vista académico, siendo colaborador y presidente.
En 1969 se iniciaron los Programas de Posgrado en PUC-SP. Eran 3 (tres) programas aún incipientes que, gradualmente, se fortalecieron y fueron acreditados por el Consejo Federal de Educación. Fueron ellos: Psicología Educacional, Lingüística Aplicada de Lenguas (LAEL) y Teoría Literaria, que tuvieron por coordinadores, respectivamente; Joel Camacho, Dra. Antonieta Celani y Dra. Lucrécia D'Alessio Ferrara. El Presidente en esa época era el Dr. José Pastore, que fue substituido al final del año por el Dr. Joel Martins.
Además de los profesores efectivos, los cursos mantenían en sus cuadros también profesores contratados para cursos semestrales y profesores visitantes, que pertenecían a otras Universidades extranjeras.
Todavía en los años 60, los licenciados por las carreras de Grado de nuestras Facultades organizaron un movimiento para lograr obtener el curso de Posgrado, pues la Legislación de 1965 permitía la posibilidad de Doctoramiento para candidatos aprobados por la Facultad de origen y por el Profesor Orientador.
En esa brecha de oportunidades para la creación de una masa crítica, se formaron cuadros para ese surgimiento. Sin embargo, el número de candidatos aumentó y se pensó en cursos regulares, cuyas instalaciones precedieron la iniciativa del Ministerio de Educación y Cultura (MEC) de implantar el Posgrado. PUC-SP, una de las Universidades pioneras, lo implantó en el auge de la Reforma Universitaria.
El Dr. Joel Martins agilizó el Sector de tal forma que, pasados 10 años, en 1979, ya había 13 Programas de Maestría y 7 de Doctorado. Después de esa fecha, la Universidad pasó a invertir en una política de mayor fomento a la investigación, junto a las Agencias de Fomento, resultando, en un curto espacio de tiempo, en un crecimiento para 30 Programas, siendo actualmente 25 con Maestría Académica, 21 con Doctorado y 05 con Maestría Profesional, todos reconocidos y aprobados por CAPES/MEC, exigencia de la propia estructura de los cursos de Posgrado en Brasil. A cada 04 años, los cursos de maestría y doctorado pasan por proceso de evaluación realizado por CAPES.
El Posgrado de la Pontificia Universidad Católica de São Paulo creció y se proyectó en varios ramos del conocimiento, donde ocupa hasta hoy lugar de destaque. Por lo tanto, el impulso y la producción del Posgrado de PUC-SP son hoy, pasados más de 40 años, muy respetados y tienen un significado impar entre las otras Universidades públicas y privadas de Brasil.
Titular del Programa de Estudios Posgraduados en Historia
Mayo/2011
Maestría y Doctorado
El posgrado stricto sensu de PUC-SP cuenta con 30 Programas de Posgrado, vinculados a las respectivas Facultades, de acuerdo con las diferentes áreas de conocimiento.
Tiene por finalidad la producción de investigación, la formación de personal calificado para la educación de nivel superior y para la actuación en el campo profesional, abarcando dos niveles de formación: Maestría (Académica y Profesional) y Doctorado.
Las políticas del posgrado son definidas en los ámbitos del Consejo de Enseñanza, Investigación y Extensión y del Consejo Universitario, mediante el planeamiento de la Pro-Rectoría de Posgrado y del Fórum de las coordinaciones de los Programas.