Dúvidas Frequentes
Dúvidas de interessados nos cursos da Educação Continuada/PUC-SP
1 – Os cursos Lato Sensu da PUC-SP são reconhecidos pelo MEC?
Sim. A Universidade é credenciada pelo MEC e os cursos de pós-graduação Lato Sensu atendem ao disposto na Resolução CES/CNE nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o seu funcionamento. Alguns cursos estão credenciados junto aos seus respectivos Conselhos de Classe e as informações para registro do título devem ser solicitadas a esses órgãos.
2 – Qual é a diferença entre cursos Lato Sensu, Stricto Sensu e de Extensão?
Cursos Stricto Sensu (Mestrado Profissional e Acadêmico e Doutorado) – Têm ênfase na formação de pesquisadores e de pessoas que pretendem seguir carreira acadêmica e/ou que buscam maior aprofundamento numa área do conhecimento para seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Abrangem os cursos de Mestrado (a titulação implica defesa de Dissertação) e de Doutorado (a titulação implica defesa de Tese).
Cursos Lato Sensu (Especialização) – Constituídos de, no mínimo, 360 horas-aula, destinam-se a profissionais que buscam especializar-se em sua profissão para aprimorar o desempenho em suas funções ou aumentar as chances de inserir-se no mercado de trabalho (a obtenção do Certificado exige elaboração e entrega de Monografia).
Cursos de Extensão - São cursos de média e curta duração, que fornecem um aprimoramento curricular de maneira rápida e específica.
3 – Como faço para receber informações sobre os cursos da Educação Continuada/PUC-SP?
No item Fique por dentro da página principal do site Especialização, clique em Cadastre-se. Você define a(s) área(s) de interesse e recebe informações por meio do nosso Boletim Eletrônico.
4 – A Educação Continuada/PUC-SP tem curso de Especialização online?
Não. Os cursos de Especialização são todos em modalidade presencial. A Educação Continuada/PUC-SP oferece cursos de Aperfeiçoamento e Extensão na modalidade online.
5 - Há possibilidade de transferência de alunos de Lato Sensu de outras instituições para a Educação Continuada/PUC-SP?
Não. Alguns cursos oferecem a possibilidade de aproveitamento de estudos. Nesse caso, matricule-se no curso de interesse e formalize seu pedido junto à respectiva Coordenação, por meio de Requerimento emitido em nosso Setor de Atendimento, acompanhado de Histórico Escolar e Conteúdo Programático.
6 – Pessoas com Diploma de curso superior de Tecnólogo podem matricular-se em um curso de Especialização?
Sim. De acordo com a resolução CNE/CP nº 3, de 18.12.2002, os cursos que formam tecnólogos são cursos de Graduação e seus egressos podem matricular-se em cursos de Especialização. O Diploma e o Histórico Escolar devem conter as seguintes informações:
- campo de saber dos estudos realizados;
- carga horária (mínima de 1.600 horas);
- data de conclusão do curso e expressão Diploma de Curso Superior de Formação Específica de Tecnólogo.
7 – Todos os cursos da Educação Continuada/PUC-SP fornecem Certificado?
Sim. Nos cursos de média duração, emitimos Certificado de acordo com a modalidade (Extensão Cultural, Extensão Universitária). Para cursos de curta duração, palestras e eventos, emitimos Declaração de Participação. Para cursos de Especialização, Aprimoramento e Aperfeiçoamento, emitimos Certificado com registro nos devidos órgãos.
8 – No curso de Especialização, é possível ser aluno ouvinte?
Não. O corpo discente é constituído de alunos matriculados de acordo com o Regimento Geral da Universidade.
9 – Como funciona o atendimento na Educação Continuada/PUC-SP?
Campus Consolação: Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.
Campus Ipiranga: Av. Nazaré, 993 – Ipiranga – São Paulo/SP, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30. Campus Sorocaba: Rua Joubert Wey, 290 - Sorocaba/SP, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Atendimento telefônico: (11) 3124-9600, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.
10 – Onde consigo informações sobre os cursos?
Você pode visualizar todas as informações referentes aos cursos em nosso site, navegando pelo menu lateral e clicando nas abas:
- Apresentação;
- Corpo Docente;
- Estrutura Didática;
- Investimento;
- Turmas e Horários;
- Local.
- Categoria;
- Duração;
- Situação.
11 – Qual o valor dos cursos e a forma de pagamento?
Na página de cada curso, no menu lateral, clique no item Investimento para informações sobre valor e parcelamento do curso/semestre. O pagamento pode ser feito à vista, com 3% de desconto, ou em, no máximo, 6 parcelas, a depender da data de inscrição e da duração do curso. A primeira parcela corresponde à matrícula e deve ser paga logo após o processo de inscrição.
12 – A Educação Continuada/PUC-SP oferece bolsa de estudos?
Não. A Educação Continuada/PUC-SP não oferece bolsa de estudos para cursos de Especialização e Extensão.
13 – Onde são realizadas as aulas dos cursos da Educação Continuada/PUC-SP?
Para consultar as unidades que oferecem cursos da Educação Continuada/PUC-SP, acesse http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/unidades ou acesse a página do curso de seu interesse e clique na aba Local.
14 – Como faço para me inscrever em um curso oferecido pela Educação Continuada/PUC-SP?
A inscrição pode ser realizada online, na página do curso no site, por meio do botão “Faça sua Inscrição”. Preencha seus dados e realize o envio dos documentos. Sua matrícula será efetivada após a confirmação do pagamento. Se tiver alguma dúvida, consulte o Setor de Atendimento pelo telefone (11) 3124-9600.
15 – A inscrição feita por Procuração necessita de autenticação em Cartório?
Sim. É necessário o reconhecimento de firma para inscrição por meio de Procuração.
16 – Até quando posso fazer a inscrição?
Essa informação está em nossa página. Nos cursos com processo seletivo, verifique o campo Inscrições. Quanto aos cursos sem processo seletivo, inscreva-se até a data limite estabelecida, enquanto houver vagas disponíveis.
17 – Como faço para acessar o ambiente moodle?
Você deverá utilizar como usuário o seu RA completo (letras e números) e na senha digite os seis dígitos intermediários do seu CPF.
Ex.: Se o seu RA é RA00111111 e seu CPF é 123456789-00, seu usuário será “RA00111111” e sua senha será “456789”.
18 – O link de inscrições não me dá a opção de selecionar o curso. Existe outra maneira de fazer a inscrição?
As inscrições são realizadas exclusivamente online. Portanto, verifique se não há problemas em seu navegador ou se o curso pretendido está com inscrições abertas.
19 – Qual é o número mínimo de alunos para formar turmas?
O número varia de acordo com o curso. Em caso de cancelamento por inviabilidade da turma, nosso Setor de Atendimento entrará em contato com você para oferecer uma alternativa.
20 – Não tenho o boleto bancário de inscrição, como faço?
A segunda via do boleto fica disponível no Portal do Candidato.
21 – Não consigo editar ou refazer minha inscrição, como devo proceder?
Entre em contato com o Setor de Atendimento, pelo número (11) 3124-9600, para solicitar a edição e atualização do seu processo de inscrição.
Dúvidas sobre a matrícula
22 – Quais os documentos necessários para matrícula?
Os documentos necessários para realização da matrícula em todos os cursos são:
- cópia simples do RG;
- cópia simples do CPF;
- cópia simples do Comprovante de Endereço;
23 – Como acesso o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais?
O Contrato de Prestação de Serviços fica disponível para leitura na página de confirmação de sua inscrição. Para solicitar o contrato entre em contato com o Setor de Atendimento pelo telefone (11) 3124-9600.
24 – Eu ainda não tenho Diploma, somente Declaração de Conclusão e o Histórico Escolar. Posso me matricular?
Sim. Nos cursos de Especialização, você pode realizar sua inscrição comprometendo-se a entregar a cópia autenticada do Diploma até o término do primeiro semestre cursado.
Mas não se esqueça: é necessária a entrega de uma Declaração de Conclusão da Graduação e o Histórico Escolar para a matrícula.
25- Onde devo entregar os documentos de matrícula?
Todos os documentos devem ser anexados no ato da inscrição pelo Portal – Central do Candidato.
26- Não recebi o meu boleto de matrícula. Como faço para solicitar o envio?
Entre em contato com o Setor de Atendimento, pelo telefone (11) 3124-9600, para solicitar a segunda via do boleto, que será encaminhada posteriormente para o seu e-mail pelo Setor Financeiro, com vencimento atualizado.
27- Como sei se estou devidamente matriculado(a)?
Você estará devidamente matriculado(a) após a entrega completa da documentação exigida e o pagamento do boleto de matrícula (1ª parcela do plano de pagamento).
Dúvidas de alunos matriculados
28- Como tenho acesso ao Portal Acadêmico do Aluno?
Após a efetivação da matrícula, você receberá um e-mail com as instruções de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno (link, login e senha).
29- Estou matriculado e tenho os dados de login, como acesso o Portal Acadêmico?
Para acessar o Portal Acadêmico, siga estes procedimentos:
- acesse www.portalacademico.pucsp.br;
- no campo Usuário, digite as letras RA + os números do seu RA - sem espaços, pontos e símbolos;
- digite sua senha, que é de caráter pessoal e intransferível, e altere-a no primeiro acesso;
- em sua página no Portal Acadêmico, clique em Ambiente, no canto superior direito da tela, e escolha a filial da Educação Continuada PUC-SP;
- selecione Alterar Contexto e escolha o semestre;
- clique em Avançar e Concluir.
30- Fiz todo o processo para acessar o Portal Acadêmico, mas não consigo acesso, o que devo fazer?
Entre em contato com o Suporte de Acesso ao Portal Acadêmico pelo e-mail portal@pucsp.br.
31- Fiz minha matrícula e preciso de um comprovante. Onde o solicito?
Após a matrícula, você pode imprimir uma via do comprovante no Portal Acadêmico: portalacademico.pucsp.br, clicando em Opção - Atestado/comprovante de matrícula. Para tanto, siga este caminho:
- Relatórios;
- Emitir relatórios;
- Atestado de Matrícula.
32- Qual é a forma de avaliação empregada nos cursos da Educação Continuada/PUC-SP?
A forma mais usual de avaliação consiste na realização de trabalhos, exercícios, seminários, atividades práticas e provas. Os procedimentos são definidos pelo Regulamento Acadêmico de cada curso.
Na maioria dos cursos, para ser aprovado(a), você precisa obter nota mínima 7,00 (em escala de 0 a 10) e frequência mínima de 75% da carga horária total do curso.
33- Qual a data de vencimento das mensalidades?
A primeira mensalidade corresponde à matrícula, e seu vencimento será de 72 horas a partir da finalização de sua inscrição no site. Todos os demais boletos de mensalidade terão seus vencimentos gerados para o dia 5 do mês de referência.
34- Não recebi o meu boleto de mensalidade pelos Correios. Como faço para solicitar uma segunda via atualizada?
Conforme consta em Contrato, caso você não receba o boleto de mensalidade via Correios em até 5 dias que antecedem o vencimento, emita a 2º via no Portal Acadêmico do Aluno. O boleto será atualizado pelo próprio Portal, após o dia 25 de cada mês. Para acessá-lo, siga este caminho:
- clique em Financeiro;
- acesse 2ª via de boleto;
- selecione o boleto a ser emitido.
35- O que eu posso consultar no Portal Acadêmico?
Na sua página do Portal, você tem acesso a dados pessoais, notas, faltas, horários, matriz curricular e plano de aula. Você também faz solicitações diversas, tais como solicitação de Declaração de Conclusão, Declaração de Matrícula, Histórico Escolar, entre outros, e acompanha o andamento do processo.
36- Como solicito documentos acadêmicos para a Secretaria?
Documentos acadêmicos podem ser solicitados no Portal Acadêmico, por meio dos seguintes passos:
- 1. acesse o Portal Acadêmico em portalacademico.pucsp.br;
- 2. clique em Solicitações;
- 3. clique em Educação Continuada - Especialização e MBA – Documentos;
- 4. clique no documento desejado;
- 5. preencha a justificativa no campo indicado;
- 6. clique em Solicitar.
37- Como tenho acesso ao Conteúdo Programático das disciplinas?
O Programa de disciplinas cursadas e/ou em curso é emitido somente para alunos matriculados, mediante solicitação no Portal Acadêmico do Aluno (https://portalacademico.pucsp.br).
38- Como faço para acessar o ambiente Moodle?
O endereço da plataforma Moodle é http://moodle.pucsp.br. Para acessá-la, siga estes procedimentos:
- no campo Usuário, digite as letras RA + os números do RA (sem espaços, pontos e símbolos);
- no campo Senha, digite os 6 números intermediários de seu CPF (ex.: para o CPF 123456789-10, a senha é 456789).
39- Como funciona a emissão de carteirinha?
A carteirinha da PUC-SP Educação Continuada é entregue em sala de aula. Caso você não esteja presente na data da entrega, ela ficará disponível para retirada na Secretaria do Campus Consolação.
40- Como solicito o meu passe escolar?
Conforme legislação vigente, cursos de Extensão Cultural não têm direito ao Passe Escolar
Para solicitá-lo, acesse o site http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/passe-escolar-solicitacao-de-passe-escolar e siga os procedimentos apresentados.
41- Preciso do Extrato Financeiro Anual para fins de Imposto de Renda. Como faço?
O Extrato ou Declaração Financeira fica disponível no Portal Acadêmico do Aluno. Para obter o documento, acesse https://portalacademico.pucsp.br e siga o seguinte caminho:
- Relatórios;
- Emitir relatórios;
- Extrato Financeiro – Anual.
42- Posso desistir da matrícula?
Você pode cancelar sua matrícula em cursos de Especialização, Extensão ou Aperfeiçoamento, desde que oficialize o pedido por meio de Requerimento (via Portal acadêmico), respeitando as normas internas da Universidade e do Contrato de Prestações de Serviços recebidos no ato da matrícula.
43- Concluí meu curso. Como recebo meu Certificado?
A emissão do Certificado é automática, após o lançamento das notas finais, para todos os que concluírem integralmente o curso. O prazo para emissão do documento é de 90 dias úteis após a conclusão (registro de aprovação). Para cursos de Extensão, o Certificado é digital e será enviado um link para impressão no e-mail de cadastro do aluno. Para cursos de Especialização, Aprimoramento e Aperfeiçoamento, o Certificado deve ser retirado no Setor de Atendimento da Educação Continuada/PUC-SP, situado na Rua da Consolação, 881, Consolação – SP, após o recebimento, via e-mail, da confirmação de que o documento está disponível.
44- Qual o prazo de entrega da Monografia?
Para cada curso de Especialização existe um prazo definido para a entrega da Monografia. Você recebe essa informação por e-mail, ao ingressar na disciplina de Monografia.
45- Existe prorrogação de entrega da Monografia?
Não. Caso seja necessário, matricule-se novamente na disciplina no semestre seguinte, desde que esteja no prazo regimental do curso.
46- Quais as regras para elaboração da Monografia?
A formatação de trabalhos acadêmicos segue as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mas não deixe de consultar o professor da disciplina e nossa Biblioteca.