Sobre

Assessoria de Pesquisa PUC-SP

Sobre

A Assessoria de Pesquisa (AP), órgão de apoio técnico-administrativo da Reitoria, é resultado da evolução do Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPEq), idealizado e implementado em 2014 pela então Pró-Reitora de Pós-Graduação, profa. Maria Amália Pie Abib Andery. O PIPEq é uma iniciativa pioneira na PUC-SP, que confere suporte para o desenvolvimento de pesquisas científicas com alta qualidade acadêmica em diferentes linhas de fomento. Em 2019, na primeira gestão da profa. Amália como Reitora, a AP consolidou-se institucionalmente ao ser inserida no novo Estatuto da Universidade.

O recurso de que a AP dispõe é definido no orçamento institucional anual e destina-se a apoiar a pesquisa acadêmica de docentes da PUC-SP. A agência também é responsável por supervisionar o funcionamento do programa de iniciações científicas e tecnológicas da Universidade (PIBIC/PIBIT), sendo que parte das bolsas advém de recursos federais pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para saber mais sobre a AP e diretrizes sobre a pesquisa na PUC-SP consulte os artigos 42 do Estatuto e os artigos 37, 42, 84, 85 e 86 do Regimento.

 

 

“A PUC-SP busca a excelência acadêmica. Como a produção acadêmica da universidade é reflexo de sua atividade de pesquisa, consideramos o Plano de Incentivo à Pesquisa da PUC-SP, o PIPEq, de fundamental importância para todos nós.

Com total clareza acerca da importância do fomento à pesquisa, entendemos que se trata de um investimento importante que contribui não apenas para a nossa manutenção como Universidade de qualidade e para o desenvolvimento social, mas também para a ampliação da nossa atuação.

O PIPEq visa estimular a pesquisa dos nossos docentes e o faz de diferentes formas, respeitando a diversidade, a pluralidade de interesses, as diversas áreas de conhecimento e a autonomia de investigação dos pesquisadores.”

Profa. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery
Reitora

 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC