Tutoriais

Assessoria de Pesquisa PUC-SP

Tutoriais

A Assessoria de Pesquisa disponibiliza tutoriais online para facilitar procedimentos e qualificar a pesquisa docente na PUC-SP.

Os tutoriais são direcionados a temas mais práticos, como preenchimento de plataformas acadêmicas e meios de divulgação das produções científicas. Nesse caso, os materiais são elaborados tanto pela Assessoria de Pesquisa quanto por instituições de pesquisa e de divulgação científica do Brasil e do exterior.

 

TUTORIAIS
Como se cadastrar no Open Researcher and Contributor (ORCID)?

O ORCID é um identificador digital gratuito demandado para os pedidos de financiamento para a Assessoria de Pesquisa, no preenchimento da Plataforma Lattes e para a submissão de artigos na maioria dos periódicos científicos nacionais e internacionais qualificados. O ORCID cria um código numérico único para a identificação do pesquisador e faz uma conexão automática com toda a sua produção científica online. Com isso, estrutura um banco de dados da produção acadêmica que contribui para o fortalecimento da política de acesso aberto à informação científica. Entenda neste vídeo como fazer o seu cadastro.

altmetric
O que é a Altmetria?

A Altmetria é uma métrica de análise da disseminação científica de resultados de pesquisa alternativa às mais tradicionais, baseadas em índices como fator de impacto e índice-h. Ela está centrada na circulação científica em contextos da web não acadêmica, como em portais de notícias, blogs, mídias sociais entre outros. Ou seja, a circulação que pode ser identificada para além dos indicadores bibliométricos (pautados nas citações entre autores acadêmicos em revistas científicas). Isso é particularmente importante para as pesquisas realizadas em países como Brasil e outros da América Latina. Descubra o porquê.
Fonte: https://www.altmetric.com/

Capa Google Acadêmico
Como se cadastrar no Google Acadêmico/Scholar?

O Google Acadêmico/Scholar é uma ferramenta que permite localizar artigos, teses, dissertações, livros e outros materiais acadêmicos a partir de dados do(a) pesquisador(a), palavras chaves ou título, buscando as referências em qualquer documento que esteja disponível na Web. Com isso, todas as publicações citadas em outra publicação, desde que esteja disponível na internet, passam a ser monitoradas. Além disso, é possível que cada pesquisador tenha um perfil público, podendo acompanhar as citações de suas publicações, participação e visibilidade nos rankings, bem como acesso aos dados de suas métricas.

Clique aqui para acessar a página do tutorial

Capa Fluig
Como fazer a inscrição do seu pedido na plataforma Fluig?

Todos os pedidos docentes de fomento à pesquisa devem ser feitos pela Plataforma Fluig. Eles são realizados a partir das orientações que constam nos editais lançados semestralmente pela Assessoria de Pesquisa. Para fazer a inscrição, é necessário preencher formulários com informações necessárias para a avaliação de cada pedido. Também é necessário anexar documentos exigidos. Para facilitar esse procedimento, a Assessoria de Pesquisa criou um passo a passo que explica como fazer a sua inscrição pela plataforma Fluig.

Clique aqui para acessar a página do tutorial

 

 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC