O avanço da tecnologia e seus arranjos, incluindo inteligência artificial, internet das coisas, sensores, 5G e outros, associado ao intenso processo de urbanização e seus efeitos sobre a mobilidade, sobre o uso de recursos e os desafios sociais e ambientais trazidos pelas mudanças climáticas trazem urgência para a discussão dos conceitos e projetos de cidades inteligentes. Este termo não diz respeito somente a utilização massiva das tecnologias da informação, da comunicação e digitais associadas a sistemas ciberfísicos. Mas, principalmente, ao uso desta infraestrutura e tecnologias na construção ou transformação de cidades em espaços capazes de melhor promover a qualidade de vida, as condições de eficiência e responsabilidade no uso de recursos públicos, as condições de inclusão e justiça social e o uso adequado dos serviços e dos espaços públicos, a partir de soluções inovadoras para questões como a mobilidade urbana, a resiliência frente às condições naturais adversas e outras situações de impacto, a segurança pública e o desenvolvimento social e econômico inclusivo e sustentável.
Apresentar o cenário de desenvolvimento tecnológico e os conceitos, arranjos possíveis e prioridades para o desenvolvimento de projetos para aplicação dos conceitos de cidades inteligentes. Discutir as estratégias, as questões de planejamento urbano e gestão pública envolvendo os aspectos de resiliência e sustentabilidade. Apresentar as possibilidades do uso das novas tecnologias como recurso para o desenvolvimento de soluções inovadoras para as cidades brasileiras. Apresentar casos de sucesso nas chamadas cidades inteligentes.
Diferenciais:
O curso discute os conceitos relacionados às chamadas cidades inteligentes numa perspectiva ampliada, considerando também a questão da sustentabilidade e da resiliência, num momento em que as mudanças climáticas e outros fenômenos colocam desafios para a vida nas cidades. Além disso, a perspectiva adotada em relação à tecnologia é a de que esta deve ser meio e recurso de viabilização de iniciativas, projetos e políticas públicas voltadas para melhoria da qualidade de vida, sociabilização, melhoria dos serviços públicos, maior inclusão e redução das desigualdades. O curso é essencial, especialmente para aqueles envolvidos com a gestão, busca de soluções e interessados na construção das cidades do futuro.
Sobre o Curso
Categoria: Escola de Verão
Público-alvo:
O curso é destinado a profissionais, administradores(as) e gestores(as) da área pública, nas esferas municipal, estadual e federal, assim como pesquisadores(as), professores(as), arquitetos(as), urbanistas, engenheiros(as), estudantes e outras pessoas interessadas na temática.
Professor do Departamento de Administração da FEA PUC-SP e do Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - TIDD da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Engenheiro mecânico com mestrado em engenharia de materiais pela UNESP e doutorado em Tecnologias da Inteligência pela PUC-SP. Ocupou cargos técnicos e executivos em empresas dos setores de tecnologia, eletroeletrônico, aeronáutico, mecânico, engenharia e serviços. Especialista em melhoria de processos, transformação digital e gestão estratégica. Pesquisa e escreve sobre os impactos sociais das tecnologias, inteligência artificial e Indústria 4.0. Coordena o grupo de pesquisa Transformação Digital e Sociedade da PUC-SP e o Observatório do Futuro do Trabalho. É um dos líderes do CeCi - Centro de Estudos de Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes. É cofundador e um dos líderes do São Paulo Media Lab, instituto que desenvolve projetos e iniciativas focados em educação, cultura, transformação urbana e social.
Aula 1 - As ondas de inovação e a nova revolução tecnológica: inteligência artificial, internet das Coisas, sistemas ciberfísicos. impactos técnicos, éticos, econômicos e sociais das tecnologias digitais e emergentes. Cidades inteligentes: por que, para quem?
Aula 2 - Os conceitos, princípios e modelos de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis. Casos e projetos de sucesso no Brasil e outros países.
Aula 3 - Internet das Coisas e tecnologias digitais. Governança de Dados e Inteligência artificial.
Aula 4 - Gestão e Governança Urbana. Infraestrutura e Parcerias Público-Privadas. ESG na Gestão Pública e impactos nas Smart Cities.
Aula 5 - Os desafios do planejamento e desenvolvimento urbano e da gestão das cidades a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da ONU.
Procedimentos para Matrícula: após o preenchimento da inscrição serão gerados automaticamente:
Comprovante de inscrição;
Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
Caso o responsável financeiro não seja o próprio aluno, é necessário que o responsável efetivo assine o Termo de aditamento ao contrato de prestação de serviços educacionais. Esse documento deverá ser solicitado pelo e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e após preenchido, deverá ser entregue pessoalmente no Setor de Contas a receber.
Efetivação de matrícula: a matrícula será efetivada após o pagamento da primeira parcela.
Documentos
Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
Cópia do Diploma de Graduação ou cópia do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
O curso é destinado a profissionais, administradores(as) e gestores(as) da área pública, nas esferas municipal, estadual e federal, assim como pesquisadores(as), professores(as), arquitetos(as), urbanistas, engenheiros(as), estudantes e outras pessoas interessadas na temática.