Apresentação
O Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares, criado em agosto de 2005, está inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – CED-PUCSP. É coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Masetto e composto por pesquisadores convidados e mestrandos / doutorandos do mesmo programa. Reúne-se presencialmente uma vez ao mês para o alinhamento e validação das pesquisas realizadas de forma colaborativa a distância e para socialização dos resultados.
Os trabalhos do grupo estão direcionados ao ensino superior em suas diferentes áreas, com o foco na atuação docente em currículos inovadores. Para estabelecer os parâmetros iniciais da pesquisa, o grupo se debruçou em referenciais teóricos que permitissem a identificação dos elementos que caracterizam os paradigmas de currículo inovador. Currículo este que segundo Masetto (2004) seja capaz de produzir transformações nos eixos constitutivos da Educação Superior, e não apenas mudanças pontuais ou atualizações, como inserções de novas disciplinas, ou metodologias ativas, ou uma proposta de estágio diferenciada, por exemplo.
No momento seguinte foram selecionados os projetos a serem investigados por meio de estudos documentais, análises de publicações que abordam a temática inovação, currículo e formação de professores, entrevistas com os mentores e gestores de currículos inovadores, visitas aos campi, e principalmente diálogos com os professores. Tendo o domínio do projeto, o grupo focaliza a pesquisa nos professores participantes desses currículos com a perspectiva de identificar desafios e necessidades e propor ações de formação docente específica.
A trajetória da pesquisa exige do grupo a elaboração de diferentes projetos que têm se sucedido regularmente, pois, ao mesmo tempo que alguns se concluem, novas perspectivas de investigação se abrem.