Histórico
A data oficial de criação do grupo de pesquisa FORPEC – “Formação de Professores e Paradigmas Curriculares” e o consequente registro no CNPq é 25/agosto/2005. A descoberta do tema se deu durante seminário realizado pelo Prof. Marcos Masetto no evento XII ENDIPE Como resultado (Encontro Nacional de Didática e Prática de Pesquisa – Conhecimento local e conhecimento universal) de 2004. O tema abordado “PBL na Educação” e a reflexão sobre paradigmas curriculares provocaram interesse nos participantes. No primeiro semestre de 2005 no Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo da PUC-SP, foi oferecida uma disciplina ministrada por Masetto, intitulada Formação Pedagógica do Docente do Ensino Superior e Paradigmas Curriculares, que se propôs a dar continuidade aos estudos e aprofundamento sobre o assunto. A temática se mostrou cada vez mais instigante e levou o mesmo professor a criar o grupo de pesquisa FORPEC.
De 2005 a 2008 iniciaram-se os estudos sobre currículos denominados inovadores, em diferentes áreas do conhecimento (medicina, engenharia, educação, artes, etc). Foram pesquisados documentos de diferentes instituições e estudados autores referenciados com o objetivo de identificar pontos semelhantes e/ou contraditórios diferentes propostas curriculares e compará-las com as teorias de inovação O intuito era estabelecer os elementos constitutivos e as características de um currículo inovador e assim atribuir maior rigor e método às análises realizadas.
De 2009 a 2011 o foco do grupo foi a investigação de currículos do ensino superior com a intenção de identificar se poderiam ser considerados inovadores a partir dos parâmetros estabelecidos. Dois elementos do grupo pesquisaram, planejaram e implantaram com sucesso cursos no ensino superior com currículos inovadores e outras dissertações e teses passaram a ser desenvolvidas com esta temática. O Forpec, neste período, também se preocupou em socializar os resultados de suas pesquisas, em congressos, artigos de revistas e livros.
De 2012 a 2014, o Forpec avançou em várias frentes de pesquisa. O foco das investigações neste período foram os processos de formação de professores integrados e engajados em projetos curriculares inovadores. Foram estudados cursos nas áreas de direito, saúde, licenciatura e em um projeto inovador de uma universidade brasileira. Estes subprojetos se desenvolveram com pesquisa qualitativa e com procedimentos de observação participante em campo, entrevistas, questionários, grupos focais e análises documentais. Os resultados foram excelentes e renderam dissertações, teses e várias publicações nacionais e internacionais.
Simultaneamente, o grupo se debruçou na publicação do livro: “Inovação Educacional no Ensino Superior”, composto por discussões teóricas e estudos de caso de vários participantes do Grupo. Além disto iniciou-se um processo de interação com grupos de pesquisa das Universidades de Barcelona e de Madrid que possuem interesses de investigação muito próximos dos nossos.
De 2015 a 2016 o Forpec se dedicou a estudos teóricos e pesquisas, buscando resignificar o conceito de “Currículo por Competência” recorrentemente utilizado no ensino superior, e também se dedicou a reorganizar os princípios de currículo inovador, representando-o em um mapa conceitual. Em 2016 o grupo se revitalizou trazendo novos elementos e projetos de pesquisas. Foi um momento de estudos sobre novas propostas e perspectivas sobre inovação curricular e formação de professores. Novos referenciais teóricos foram investigados e muitas outras publicações e atividades relacionadas com o tema desenvolvidas.
Em 2017 e 2018 houve uma aproximação do Forpec com a FIIU (Foro Internacional de Innovación Universitaria). Trata-se de um espaço de encontro e cooperação entre profissionais e universidades latino americanas e espanholas, para discussão e estudos sobre iniciativas e boas práticas inovadoras no ensino superior. O grupo aprofundou-se no estudo dos último dois anais de eventos FIIU com a intenção de conhecer a abordagem sobre inovação utilizada e buscar aderência aos estudos Forpec. Como resultado dos estudos foi apresentada no VII Congresso da FIIU realizado em Vigo (2017) uma comunicação, intitulada “Projeto inovador e socialmente comprometido em universidade brasileira” publicado nos anais.
Em 2019 Forpec investiga os Impactos de um currículo inovador. Convida e estabelece parceria com 9 gestores/pesquisadores de diferentes IES, para estavam envolvidos com currículos inovadores para refletirem e trocarem experiências sobre desafios, impactos contundentes, problemas que exigiram reflexões, adaptações de percurso que enfrentaram e as descobertas para superar. As discussões ocorreram em encontros presenciais e virtuais e produziram textos interessantes. O resultado foi publicado no Dossiê Desafios Curriculares: Diversidade E Inovações Na Contemporaneidade publicado em setembro 2020 na revista E- curriculum PUCSP
Do final de 2019 a 2022 o Forpec desenvolve o Projeto Formação de professores em Rede. Estabelece parceria com o Consorcio de Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), uma rede formada por 14 instituições de ensino no Rio Grande do Sul. Realiza pesquisa teórica composta por estudo bibliográfico para melhor compreensão do tema e pesquisa documental para se aprofundar nas peculiaridades da rede COMUNG. Em 2021 realiza um Seminário Internacional em parceria com a Universidade Autônoma de Madri da qual participam representantes de 20 Instituições de ensino de SP, Paraná, RGS e Espanha. (link pode ser obtido no menu lateral da página Forpec). Na sequência realiza uma pesquisa de campo sobre seu curso de pós-graduação lato sensu de Docência para o ensino Superior na Contemporaneidade, que é composto por: entrevistas de coordenadores, professores e alunos, analise de trabalhos de conclusão de curso, participação em reuniões e seminários. Ao final elabora e publica Relatório de Pesquisa que pode ser acessado na página Forpec no menu da esquerda em Links relacionados.
Em 2023 e 2024 o Forpec, sempre diversificando em busca de criar ambiente empático, interessante, dinâmico e produtivo para pesquisa, se abre para trabalhar na perspectiva de integração de projetos individuais de seus membros. Considera que desta forma abrem-se possibilidades de debater, dialogar, partilhar e integrar pesquisas teóricas, reflexões sobre a prática e resultado parciais e finais de investigações de cada um dos projetos.