Sobre o projeto
Projeto Integrado “Infâncias, juventudes, famílias e sistema de garantia de direitos após 30 anos do ECA: interinstitucionalidades, intersetorialidade, trabalho social/trabalho profissional e dinâmicas socioterritoriais. Um estudo a partir de São Paulo/SP”.
Trata do desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados às infâncias, juventudes e famílias na contemporaneidade e sua relação com a efetivação ou não do Sistema de Garantia de Direitos em diferentes territórios, com foco em realidades de exclusão do município de São Paulo. A investigação sobre a interinstitucionalidade e intersetorialidade é central na proposta, tendo, por um lado, destaque na materialização de dispositivos legais e normativas estabelecidas para a promoção, proteção, controle e defesa de direitos de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias nos territórios em que vivem.
Por outro lado, se apresenta o recorte do trabalho social/trabalho profissional nesses processos, com vistas a contribuir para a qualificação de políticas, serviços e processos de trabalho direcionados a esses segmentos populacionais. Neste contexto, a interinstitucionalidade e o trabalho social – incluindo o trabalho profissional - convivem com iniciativas presentes no cotidiano dos territórios, que extrapolam o Sistema de Garantia de Direitos estabelecido, e que configuram outras práticas consideradas informais ou até mesmo ilegais, porém, igualmente voltadas para a busca de afirmação de direitos, o que leva à investigação das dinâmicas socioterritoriais. A pesquisa integra metodologia qualitativa e quantitativa, a partir de fontes primárias e secundárias, com base em estudos e pesquisas bibliográficas, em base de dados estatísticos, documentais e de campo, buscando a escuta dos sujeitos.
Como Projeto Integrado, pode envolver em algumas etapas também pesquisas individuais de mestrado e de doutorado, assim como parcerias com outros grupos de pesquisa e outras organizações. Organiza e operacionaliza suas atividades em grupos de trabalho (GTs).