Em homenagem à memória do patrono da Educação brasileira, consagrado mundialmente como um dos maiores educadores deste século, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) criou a Cátedra Paulo Freire em 1998.
Sob a coordenação da Professora Doutora Ana Maria Saul, desde o segundo semestre de 1999 até os dias atuais, a Cátedra vai além da homenagem a uma personalidade. O espaço é voltado ao desenvolvimento de pesquisas e estudos em pós-graduação sobre a obra de Paulo Freire e suas repercussões teórico-práticas para a educação e áreas afins, dentro e fora do Brasil.
A Cátedra recebe, prioritariamente, mestrandos e doutorandos do Programa de Educação: Currículo. Os pesquisadores estudam com rigorosidade o pensamento freireano, para compreendê-lo e reinventá-lo, sem abrir mão de seus princípios. Rejeita-se a compreensão de reinvenção como rompimento para fazer tudo de novo.
De forma simultânea, pratica-se “uma postura crítica às ações que aproximam ou reduzem a filosofia e a pedagogia de Freire a métodos e técnicas, muitas dessas chanceladas por modismos e pela ‘grife’ das chamadas inovações pedagógicas” ¹.
É importante lembrar que Paulo Freire foi professor e pesquisador da PUC-SP, no Programa de Educação: Currículo durante 17 anos (1980-1997). Em Memória, pode-se ler mais sobre sua história.
Fonte ¹:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/5049/4327