1. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Introdução de Francisco Weffort. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
2. ____________.Pedagogia do oprimido. Prefácio de Ernani Maria Fiori. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
3. ______________Extensão ou comunicação? Prefácio de Jacques Chanchol. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
4. _______________Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
5. _______________Cartas à Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
6. _______________Educação e mudança. Prefácio de Moacir Gadotti. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
7. _______________A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1982.
8. _______________; GUIMARÁES, Sérgio. Sobre Educação. Vol. I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
9. _______________; VALNNUCCHI, Aldo; SANTOS, Wlademir. Paulo Freire ao vivo. São Paulo: Loyola, 1983
10. --------------------------; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre Educação (diálogos) Vol. II Rio de Janeiro: Paz e Terra., 1984.
11. ---------------------------; BETO, Frei ; KOTSCHO, Ricardo. Essa Escola chamada vida. São Paulo: Ática, 1985.
12. ________________; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
13. _______________; GADOTTI, Moacir ,GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e Conflito. São Paulo: Cortez, 1985.
14. ________________;SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.Prefácio de Ana Maria Saul
15. ---------------------.; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. Vol.I, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
16. _____________; NOGUEIRA, Adriano . Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1989.
17. _____________; MACEDO,Donaldo . Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
18. ______________; PASSETTI, Edson . Conversação libertária. São Paulo: Imaginário, 1998.
19. _____________; GUIMARÃES ,Sérgio. Aprendendo com a própria história. Vol. II, Rio de Janeiro: Paz e Terra (no prelo).
21. _______________. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
22. _______________Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
23. _______________.Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.
24. _______________. Professora sim, Tia não: Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.
25. _______________.Cartas a Cristina. Prefácio de Adriano S. Nogueira. Notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
26. ________________.À sombra desta Mangueira. Prefácio de Ladislau Dowbor. Notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Olho D’Água, 1995.
27. ________________.Pedagogia de autonomia. Prefácio de Edna Castro de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
28. ________________.Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. Prefácio de Balduíno A. Andreola. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
29. ______________; HORTON, Myles. O caminho se faz ao caminhar. Petrópolis: Vozes, 2000 (no prelo).