Número 24, Julho - Dezembro/2021
ISSN: 1984-3585
 
 

ARTIGOS

Ruínas do visível: políticas implicadas na relação com as imagens na era dos big data - por Fernanda Souza Oliveira, Claudio de Melo Filho e Cesar Augusto Baio Santos

Os debates sobre as imagens frequentemente abordam lugares, técnicas e espaços aos quais são atribuídas características determinantes. Em busca de articular estratégias e desenvolver reflexões sobre os impactos das tecnologias nos agenciamentos das imagens em rede em nossa contemporaneidade, este artigo se propõe a investigar a presença massiva dos aparatos tecnológicos de comunicação (câmeras pessoais, softwares, computadores, celulares, câmeras de controle e vigilância, entre inúmeros outros), os quais desencadeiam contínuas sobrecargas de informação. (...)

O Antropoceno é uma outra Coisa/ Outra coisa: uma abordagem semiótico-psicanalítica - por Adriano Messias

Este texto aborda o Antropoceno a partir de uma visão semiótico-psicanalítica, que busca o que está além de estatísticas e números. O autor se alia ações micro a ações macro a fim de se dar conta do incomensurável impacto negativo do humano na Terra. Trata-se de uma abordagem que se volta tanto ao “subterrâneo da cultura” quanto aos “subterrâneos do ser”, já que os problemas climáticos, por exemplo, são apenas parte do que chamo de “antropoviolações”. (...)

Os avestruzes epistemológicos de cérebro antipopperiano e o drama político-econômico do Antropoceno - por Gustavo Rick Amaral

Este breve ensaio defende uma concepção de Antropoceno como uma condição histórica que marca o declínio do antropocentrismo (moderno). O Antropoceno é a condição histórica na qual tomamos conhecimento da distância entre a racionalidade idealizada que é essencial ao antropocentrismo moderno e uma versão mais realista de nossa racionalidade que está emergindo de pesquisas empíricas. (...)

Dez notas sobre as ruínas do Antropoceno: uma busca por um solo comum entre diversos campos do saber - por Salvador Schavelzon, Marina Guzzo, Teresa Maria Siewerdt, Emanuel Fonseca Lima, Fábio Tremonte, Priscila Luz Gontijo Soares, Ana Jaimile da Cunha, Igor Wassiljew Moia, Lídia Ferreira de Sousa e Anny Pagan

A partir do diálogo entre pesquisas e campos disciplinares diversos, esse texto apresenta dez notas, em forma de conversa, para pensar coletivamente e através de distintas formas de escrita, alternativas de mundos interespecíficos, ferales, não humanos, de plasticidade e resistência no Antropoceno reunindo perspectivas que discutem algumas teorias antropológicas e filosóficas contemporâneas com foco na cosmopolítica de mundos vegetais e animais. (...)

No Antropoceno, o homem morto pelo Quixote nos fixa o seu olhar - por Vinicius Prates

Este artigo propõe uma reflexão sobre o Antropoceno a partir de uma imagem literária criada por Jorge Luis Borges no conto Um problema. O conto narra a descoberta de um texto relatando que, em seu delírio, Dom Quixote havia assassinado um homem, e a partir dessa constatação teria que lidar com as consequências de seu ato tremendo. (...)

Waman Poma de Ayala, um autor indígena do século XVII: Questionando antropocentrismos no colonialoceno - por Ana Gretel Echazú Böschemeier, Rocío Quispe-Agnoli e Lucrecia Greco

No presente artigo, apresentamos os resultados parciais do atual ciclo do projeto de extensão “ReCânone, Oficina Permanente de Tradução, Legendado e Interpretação de Materiais Indígenas, Afrodiaspóricos e Latinxs” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil, que objetiva trabalhar com traduções culturalmente situadas de alguns registros elaborados no território do atual Peru pelo cronista indígena Waman Poma de Ayala, quem produziu sua obra “Nova Crônica e Bom Governo” (Nueva corónica y buen gobierno) entre finais do século XVI e inícios do século XVII. (...)

Mesoceno: Antropoceno e a era dos meios - por Rodrigo Petronio

Há alguns anos concebi e comecei a desenvolver um novo conceito a partir de um neologismo: bioceno. Ao pesquisar o termo bioceno em inglês, deparei-me com um nome solitário, isolado como uma ilha no oceano da internet: Vikram Shyam. Shyam é pesquisador da NASA na área de engenharia e inteligência artificial. Neste ensaio, dialogo com os conceitos de paleomimesis, fisiomimesis, biomimesis e antropomimesis desenvolvidos por Shyam. (...)

 
DOWNLOAD DA EDIÇÃO COMPLETA
 
TwitterFacebook
________________________________
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
PUC-SP