edição 23 - jan/jun 2021 |
Fake news, desinformação e pós-verdade tornaram-se palavras de ordem pelas pre-ocupações que causam e pelos sistemas de alarme que fazem soar em função do fato de que não são meras palavras, mas designações que se reportam aos efeitos nocivos que provocam no comportamento humano e na sociedade como um todo. (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Demi Getschko - por Lucia Santaella |
Dossiê | |
As irmãs siamesas fake news e pós-verdade expandidas nas deepfakes - por Lucia Santaella |
Extra dossiê | |
How can we change habits? - por Vincent Colapietro, Winfried Nöth, Guilherme Henrique de Oliveira Cestari e Levy Henrique Bittencourt |
Resenhas | |
Ethics of artificial intelligence, de Matthew Liao - por Dora Kaufman |
edição 22 - jul/dez 2020 |
Com o tema “Interação Humano-Animal-Computacional”, a edição 22 da TECCOGS propõe abordar novas formas de interação e cooperação interespécies. As primeiras décadas do século XXI têm sido atravessadas pela emergência de uma série de estudos interdisciplinares que avaliam o potencial de agência, direito e bem-estar dos animais não humanos. (...)
|
Entrevista | |
Virus semiosis: uma entrevista com Kalevi Kull - por Winfried Nöth |
|
Entrevista com Clara Mancini - por Fabrício Fava |
Dossiê | |
Zoomorfoses: horizontes da vida e da imagem na era da informação - por Fabrício Fava e Clara Mancini |
Extra dossiê | |
O que é o self semiótico? - por Vincent Colapietro, Winfried Nöth, Guilherme Henrique de Oliveira Cestari e Levy Henrique Bittencourt |
Resenhas | |
Affective computing, de Rosalind Picard - por Stephanny Sato Del Pin |
|
When species meet, de Donna J. Haraway - por Camila Mangueira |
edição 21 - jan/jun 2020 |
A Edição 21 da Revista TECCOGS tem o seu foco nas Humanidades Digitais (HD), o novo campo de pesquisa transdisciplinar que, desde os anos 2000, tem explorado as possibilidades de aplicar o potencial computacional em diversas disciplinas das ciências humanas e sociais. (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Felipe Londoño - por Isabel Jungk |
edição 20 - jul/dez 2019 |
A edição 20 da revista teccogs discute a transformação digital no campo, cuja aceleração está em sintonia com aquilo que vem sendo chamado de a 4a Revolução Industrial (4RI). (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Maria Fernanda Moura - por Alessandro Mancio de Camargo |
edição 19 - jan/jun 2019 |
Nesta edição de número 19 da revista TECCOGS, abordamos o tema “Inteligência digital da cartografia”. Reunimos reflexões sobre as relações entre a linguagem cartográfica e os processos cognitivos, principalmente no contexto das tecnologias digitais de mapeamento. (...)
|
Entrevista | |
Entrevista bilíngue com Todd Presner - por Daniel Melo Ribeiro |
Dossiê | |
Deep mapping: uma introdução ao mapeamento profundo - por Daniel Melo Ribeiro |
edição 18 - jul/dez 2018 |
O número 18 da revista teccogs, com o tema “Novas interfaces da Web”, estimula um debate sobre as novas interfaces tecnológicas e os seus desdobramentos nas sociedades. (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Heloisa Candello - por Diogo Cortiz |
Dossiê | |
As novas interfaces da Web - por Diogo Cortiz, Newton Calegari e Reinaldo Ferraz |
Resenhas | |
As leis da simplicidade de John Maeda - por Fábio Fernandes |
|
A superinteligência de Bostrom - por Alexandre Quaresma |
edição 17 - jan/jun 2018 |
Esta 17ª edição da TECCOGS é dedicada ao tema da Inteligência Artificial (IA), mais precisamente aos avanços recentes e seus impactos na sociedade, no mercado, nas empresas e nos indivíduos. (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Davi Geiger - por Dora Kaufman |
Dossiê | |
Deep learning: a Inteligência Artificial que domina a vida no século XXI - por Dora Kaufman |
Resenhas | |
Homo Deus: uma breve história do amanhã de Yuval Noah Harari - por Rodrigo Petrônio |
|
edição 16 - jul/dez 2017 |
Neste décimo sexto número da TECCOGS, oferecemos ao leitor textos de pesquisadores escritos em parceria com seus orientandos de stricto sensu. O assunto é: Temas emergentes em educação online. (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Edméa Oliveira dos Santos - por Werley Oliveira |
Dossiê | |
EaD na escola presencial torna-se educação híbrida: reflexões sobre os desafios dos professores ao articular espaços presenciais e a distância da mobilidade digital - por Marilene S. S. Garcia |
edição 15 - jan/jun 2017 |
Esta 15ª edição da TECCOGs – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas – dialoga com o número anterior. Enquanto aquele buscou manter um princípio de coerência voltado para as questões teóricas relativas à produção audiovisual contemporânea, com ênfase na problemática que envolve o tema da arqueologia das mídias, o presente número está mais voltado para a discussão da criação audiovisual. (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Patrícia Moran - por Natália Aly |
Dossiê | |
A potência inventiva de André Parente - por Marcus Bastos |
Resenhas | |
Epistemologies of Aesthetics de Dieter Mersch - por Clayton Policarpo |
|
Novas formas do audiovisual de Lucia Santaella (Org.) - por Marilene S. S. Garcia |
edição 14 - jul/dez 2016 |
A 14ª edição da TECCOGs – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas reúne temas que dialogam com o passado remoto das mídias quando pensadas sob um viés contemporâneo, assim como temas relacionados que indicam o estado recente das reflexões sobre novas linguagens do audiovisual na cultura pós-digital (outros cinemas e sonoridades; poéticas da presença; experiências com transmissão; mídias obsoletas, etc). (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Logan Owlbeemoth - Natália Aly |
Dossiê | |
Arqueologia das mídias - Natália Aly |
edição 13 - jan/jun 2016 |
Este número (13) e o número anterior (12) da Revista Teccogs foram dedicados a tópicos correlatos ao emergente movimento filosófico que, sob o nome de Realismo Especulativo, tem abrigado, sob esse mesmo guarda-chuva, pensadores de procedências diversas por estarem todos, de uma maneira ou de outra, com suas preocupações voltadas para um retorno aos objetos. Vem daí o outro nome que esse mesmo movimento vem recebendo, a saber, Ontologia Orientada ao Objeto (OOO). (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Massimo Di Felice - Eduardo Felipe Weinhardt Pires |
Dossiê | |
Blog TransObjetO - Hélida de Lima |
Resenhas | |
Reset Modernity! de Bruno Latour (Ed.) - por Lucia Santaella |
|
Cidades inteligentes: por que, para quem? de Lucia Santaella (Org.) - por Thiago Mittermayer |
edição 12 - jul/dez 2015 |
Este número temático da revista TECCOGS apresenta resultados de trabalhos transdisciplinares de membros do grupo de pesquisa da PUC-SP TransObjetO, sediado no TIDD, programa de estudos pós-graduados em Tecnologias da Inteligência e Design. O grupo é composto por pesquisadores que visam investigar as variadas correntes do recente movimento filosófico que, sob o nome de realismo especulativo, reúne uma série de autores, entre eles, Graham Harman, Levi Bryant, Ray Brassier, Ian Grant, Steven Shaviro etc que, dependendo das fontes filosóficas de que partem, apresentam versões e contribuições diferenciadas para o realismo. (...)
|
Entrevista | |
Interview with Richard Grusin | Entrevista com Richard Grusin - Eduardo Felipe Weinhardt Pires |
Dossiê | |
Obras fundamentais do realismo especulativo - Lucia Santaella, Tarcísio Cardoso, Isabel Jungk, Eduardo Camargo e Clayton Policarpo |
edição 11 - jan/jun 2015 |
Começar o editorial do presente número da TECCOGS, comentando os números de um mercado em franco crescimento como o mercado de games, é reiterar o que diversas pesquisas acadêmicas e textos jornalísticos fazem continuamente, mas é difícil fugir desta trama, pois estes números crescem a cada dia. (...)
|
Entrevistas | |
Entrevista com Gonzalo Frasca - Marilene S. S. Garcia |
Dossiê | |
Doutorados e Mestrados sobre temática games defendidos no TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital | PUC- SP - Marilene S. S. Garcia |
edição 10 - jul/dez 2014 |
Para este número da revista TECCOGS foi escolhido o tema da semiótica das interfaces computacionais. É para ele que os artigos estão voltados, cada um deles tratando a questão sob ângulos próprios. Em sentido geral, interface se refere a um ambiente que permite que dois ou mais sistemas se mútuo adaptem. Diferentemente da expressão face-a-face que pressupõe uma certa distância entre uma face e outra, a interface implica a interpenetração de dois sistemas em uma dinâmica e sinergia que produzem vínculos indissolúveis entre ambos. (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com o Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Gudwin - Alessandro Mancio de Camargo |
Dossiê | |
Tradução comentada de “Máquinas Lógicas” de Charles S. Peirce - Guilherme Henrique de Oliveira Cestari, Ricardo Maciel Gazoni e Winfried Nöth |
edição 9 - jan/jun 2014 |
Este número da TECCOGS está centrado na discussão sobre interações em ambientes virtuais da aprendizagem. Em “Towards Understanding Threads as Social and Cognitive Artifacts for Knowledge Building in Online Learning”, Murat Oztok aborda o tema da perspectiva da construção de conhecimento em educação online. Em “Gamificação aumentada: explorando a realidade aumentada em atividades lúdicas de aprendizagem”, Paula Carolei e Romero Tori exploram o tema do ponto de vista da utilização de elementos de design de games e realidade aumentada. (...)
|
Entrevista | |
Terry Anderson - por João Mattar |
Resenha | |
The art of failure: an essay on the pain of playing video games de Jesper Jull - por Walkyria Acquesta Dias |
edição 8 - jul/dez 2013 |
(...) Diversas são as questões que pautam as novas discussões sobre tecnologias e mídias digitais no contexto da expansão das redes, das interações mediadas por computador e do uso de dispositivos que expandem e povoam de questionamentos as nossas capacidades cognitivas. Para muito além do discurso maniqueísta entre o fazer bem ou o fazer mal do uso maciço e exponencial desses novos recursos e possibilidades, a revista TECCOGS traz em seu 8o número uma seleção de publicações que vem estender essas discussões. (...)
|
Entrevista | |
Dra. Raquel Recuero - por Cândida Almeida |
Resenha | |
Web 2.0 e redes sociais na educação de João Mattar - por Bruno dos Santos Joaquim |
edição 7 - jan/jun 2013 |
Nesta sétima edição da Revista TECCOGS, estão reunidos textos que abordam questões sobre a aprendizagem no contexto comunicativo das redes as quais reconfiguram-se velozmente. A contribuição dos autores/ pesquisadores valoriza e acrescenta ideias inovadoras para a linha de pesquisa Aprendizagem e Semiótica Cognitiva, do Programa de Estudos Pós-Graduados Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUCSP. Nos últimos anos, vivenciou-se um avanço rápido e massivo das pesquisas sobre cognição e aprendizagem nas redes. Surgiram em resposta às questões emergentes para compreender as mudanças paradigmáticas na cultura da aprendizagem as quais estão ligadas historicamente ao desenvolvimento das novas tecnologias de conservação e difusão da informação e do processo de comunicação. (...)
|
Entrevistas | |
Dra. Lucila Pesce - por Ana Maria Di Grado Hessel |
|
Dr. José da Silva Ribeiro - por Ana Maria Di Grado Hessel |
Resenha | |
Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter de Lucia Santaella e Renata Lemos - por David de Oliveira Lemes |
edição 6 - jan/jun 2012 |
Existe algo de mágico na possibilidade de discar para um contato arquivado em um software de voz sobre IP e, em instantes, ver na tela alguém que está no outro lado do planeta. Mesmo que a voz do interlocutor distante, em um momento ou outro, chegue entrecortada, ou que sua imagem congele por instantes. Quando a câmera no tablet usado pelo colega remoto deixa escapar uma fresta de luz do sol, que surge ao lado dorelógio no canto superior da tela (marcando quase duas da madrugada), os conhecidos versos do haicai ganham um sentido completamente inesperado: “um céu de outro lugar”. (...)
|
Entrevista | |
Entrevistas: Luis DuVa, Fernão da Costa Ciampa, Rodrigo Minelli |
Resenhas | |
Vjam theory - por Patrícia Reis |
|
Sight unseen: a galeria como ambiente multi-sensorial - por Marcus Bastos |
|
Suspensão e silêncio: novos ares híbridos - por Dudu Tsuda |
edição 5 - jul/dez 2011 |
No centro deste quinto número do TECCOGS estão os temas cognição e informação, que são áreas de pesquisa de relevância central nos estudos pós-graduados do programa de Tecnologia da Inteligência e Design Digital da PUC de São Paulo. Pela primeira vez, o fórum do TECCOGS foi aberto para a participação de doutorandos do programa TIDD. Amaral Gurick apresenta elementos dos seus estudos sobre o conceito da informação junto com o organizador deste número. O trabalho de Lucas Meneguette foi escolhido para ser incluído neste número como trabalho de aluno exemplar. Trata-se da monografia que o doutorando apresentou como trabalho final no curso “Elementos semióticos para as ciências cognitivas” no quadro do programa TIDD, PUCSP, Módulo II – Teórico Avançado, Área de Concentração: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais, Linha de Pesquisa: Aprendizagem e Semiótica Cognitiva. (...)
|
Entrevista | |
Entrevista com Lucia Santaella (entrevista concedida à Revista IHU online) |
Dossiê | |
Processos semióticos e de informação: A semiótica da computação, por Mihai Nadin (tradução: Priscila Borges) |
edição 4 - jul/dez 2010 |
O número 4 da Revista Digital de Tecnologias Cognitivas (TECCCOGS), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), apresenta um conjunto de artigos, resenhas, entrevistas, dossiês, relacionado à linha de pesquisa “Aprendizagem e Semiótica Cognitiva” com a temática direcionada à Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Ação Criativa. Pesquisadores de áreas diversas, semiótica, ciências cognitivas, lingüística, literatura, teatro, dança se propõem a observar objetos criativamente. (...)
|
Dossiê | |
Cognitive Semiotics, Multidisciplinary Journal on Meaning and Mind |
edição 3 - jan/jun 2010 |
O presente número da Revista Digital de Tecnologias Cognitivas (TECCCOGS) – do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) – pretende promover e fomentar a pesquisa sobre um dos veios teóricos afeitos à linha de pesquisa “Aprendizagem e Semiótica Cognitiva”: o tema Aprendizagem em Ambientes Virtuais. Em face de tal intento, tem como objetivo fomentar a discussão sobre o tema Aprendizagem em Ambientes Virtuais, mediante divulgação de estudos e pesquisas apresentados em três gêneros do discurso: artigos, resenhas e entrevistas. (...)
|
Entrevistas | |
Maria Luiza Sevillano | |
Haydée Guilhermina Paez |
edição 2 - jul/dez 2009 |
A produção de conhecimento em Design digital e inteligência coletiva é a
|
Entrevista | |
Drª Giselle Beiguelman |
edição 1 - jan/jun 2009 |
O conjunto de artigos que o leitor ora acessa constitui o primeiro número da publicação eletrônica da TECCOGS, que tem como objetivo dar visibilidade e recorte às áreas de conhecimento tratadas no “Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital” (TIDD) da PUC-SP. Proposta audaciosa e inovadora, como o é a do TIDD, vem promover e fomentar a pesquisa sobre a interface homem-máquina, numa sociedade mediada e operacionalizada por aparatos tecnológicos. O TIDD posiciona-se, assim, com o olhar voltado para os desafios do futuro, para a compreensão dos processos tecnológicos e sociais em curso, com base em três linhas de pesquisa: Aprendizagem e Semiótica Cognitiva, Inteligência Coletiva e Ambientes Interativos, Design Digital e Redes. Desse modo, coloca-se numa interseção marcadamente interdisciplinar, em que temas normalmente do âmbito das ciências humanas são convidados a aproximar-se das pesquisas tecnológicas de ponta e dos problemas das inteligências artificiais, na constatação de que não há mais horizonte na cultura em que o ser humano não se veja interagindo, servindo-se e definindo-se mesmo na interação com diversos tipos de aparatos tecnológicos, chamados já tantas vezes, e provavelmente de modo insuficiente, de "próteses" - que assumem presentemente a forma de computador. (...)
|
Entrevista | |
Prof. Dr. João de Fernades Teixeira |