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projeto cenarios
 

O Projeto

 

Em 1999 foi criado pelos alunos de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o MONU (Modelo da Organização das Nações Unidas) tornando nossa Universidade a primeira a desenvolver um modelo das Nações Unidas no Brasil. Não demorou muito para que este fosse reconhecido como um dos melhores modelos do país. Infelizmente, em 2007, o MONU teve sua IX e última edição.

 

Hoje, visando proporcionar um meio acadêmico mais enriquecedor e retomar a troca de experiência entre os alunos, surge o projeto Cenários, iniciativa dos alunos chancelada pela Coordenação do Curso de Relações Internacionais, e sob a supervisão acadêmica da Profa. Cláudia A. Marconi, que tenta propiciar a oportunidade de se desenvolver fóruns com temas relevantes para a política internacional, colocando em prática prática o conteúdo de Relações Internacionais de forma dinâmica e aprofundada.

 

A primeira edição do Cenários também propõe sessões especiais a repensar os arranjos institucionais simulados, como por exemplo, uma breve rodada de negociações com alguma mudança de escopo, "membership" ou ainda regra decisória. O projeto possibilita, assim, não só que os alunos repensem o quadro institucional internacional tal como se apresenta, mas que também indiquem cenários futuros a partir disso.

 

O projeto trabalhará com três importantes fóruns internacionais: o Conselho de Segurança da ONU (CS), abrangendo as questões de paz e segurança internacionais, o Conselho de Direitos Humanos (CDH), cujo objetivo maior é reforçar a promoção e a proteção dos direitos humanos, e, por fim, a Organização Mundial do Comércio (OMC), que se configura como o único órgão internacional que lida com regras comerciais entre os Estados.

 

A participação na simulação está dividida em duas frentes. A primeira é composta pelos diretores acadêmicos e pelo staff administrativo, os quais já iniciaram suas atividades, organizando o evento desde a sua fase inicial de análise e seleção de temas até a efetiva realização da simulação.

 

A segunda é formada por alunos interessados em participar da simulação como delegados, ou seja, representarão delegações de países nos Comitês do evento.

 
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