Terra em Transe | Eleições e o espectro do populismo à direita e à esquerda - 30/08/2022.
30/08/2022O termo “populismo” é com frequência evocado em discussões políticas, principalmente em tempos de eleição. Chamar um líder, de direita ou de esquerda, de “populista” faz parte do vocabulário popular e frequentemente serve para desqualificar um candidato ou suas políticas, em tom pejorativo.
Mas o que seria, de fato, esse tal “populismo” que causa repulsa em tanta gente? A definição vaga do termo contribui para sua utilização meramente retórica, uma forma demagoga de ofender adversários políticos e criar uma falsa simetria entre projetos políticos opostos. Qualificar ambos Lula e Bolsonaro de “populistas” apaga diferenças importantes e essenciais e ajudou a banalizar posicionamentos políticos na contramão da democracia liberal. Questionar criticamente esse discurso é, portanto, fundamental para entender o aprofundamento democrático. Essa é a proposta do livro “Do que falamos quando falamos de populismo”, dos professores Thomás Zicman de Barros e Miguel Lago, que será lançado pela Companhia das Letras no dia 15/09.
Para conversar sobre o tema, o Terra em Transe dessa semana conta com a participação de um dos autores do livro, o economista e professor de Teoria Política na Sciences Po Paris,Thomás Zicman de Barros, que pesquisa as diferentes interpretações do conceito de populismo e as experiências do populismo à direita e à esquerda do espectro ideológico.
Créditos da imagem: Ilustração de Dom Mackenzie para The Guardian (2018)