Passar para o conteúdo principal

Terra em Transe | O que está acontecendo no Líbano? - 01/10/2024.

15/10/2024

O Líbano é um pequeno país localizado no Oriente Médio, com apenas seis milhões de habitantes. Apesar de seu tamanho, o Estado está enfrentando severos ataques do governo israelense, que vêm sendo acompanhados nas últimas semanas. No dia 23 de setembro, o exército israelense iniciou um massivo ataque aéreo no Sul do Líbano, assassinando mais de 550 pessoas. A segunda-feira foi o dia mais letal no Líbano desde o fim da Guerra Civil libanesa, em 1990. Dias antes, o sistema de comunicação e o esquema de segurança do Hezbollah já havia sido abalado pelo ataque terrorista praticado por Israel, que explodiu pagers e “walkie-talkies”, deixando 32 mortos e quase 3 mil feridos. 
Ao longo das últimas duas semanas, mais de 1.000 pessoas morreram e 6 mil ficaram feridas, de acordo com o Ministério da Saúde do Líbano. Segundo a ONU, mais de 100 mil cidadãos tentam cruzar as fronteiras do Líbano para a Síria devido aos bombardeios. Ainda, no dia 28 de setembro, o exército israelense assassinou o secretário geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, inaugurando uma nova conjuntura no Oriente Médio, somente comparável ao contexto posterior à Guerra dos Seis Dias. 
A situação de calamidade evidencia o alcance militar de Israel, financiado pelos Estados Unidos, e a política de não tolerar nenhuma força contrária em seu entorno, atacando com intensidade e frequência para impossibilitar uma reação do Eixo da Resistência. Demonstra, sobretudo, que Israel estudou, infiltrou e se preparou muito nesses últimos 20 anos para esse momento.
Para debater essas e outras questões, o Terra em Transe de hoje entrevista o professor Reginaldo Nasser, doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), mestre em Ciência Política (UNICAMP) e professor de Relações Internacionais da PUC-SP. Nasser também é líder do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais, o GECI, e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre Estados Unidos, o INCT-INEU.

TV PUC Terra em Transe