Terra em Transe | Eleições na Índia: o terceiro mandato de Narendra Modi - 11/06/2024.
12/06/2024Nos últimos dois meses, a Índia apareceu frequentemente nas páginas dos jornais em todo mundo por conta da realização de suas eleições, a maior do mundo. O processo eleitoral se iniciou em meado de abril e terminou dia 04/06, e contou com mais de 640 milhões de eleitores.
O resultado confirmou o que já era esperado: Narendra Modi, candidato do BJP, conquistou a vitória mais uma vez e foi reeleito para o cargo de Primeiro-Ministro e agora irá iniciar seu terceiro mandato, de modo que permanecerá no poder por mais 5 anos. Porém, o que chamou atenção foram os resultados das eleições parlamentares. Algumas pesquisas apontavam uma vitória esmagadora do BJP, prevendo a conquista de até 370 cadeiras (das 543) na Lok Sabha, a câmara dos deputados indiana. Modi até mesmo falava sobre o número mágico de 400 cadeiras no parlamento.
O que aconteceu, no entanto, foi uma vitória muito mais apertada. O BJP conquistou apenas 240 assentos parlamentares, número menor do que os 272 necessários para formar a maioria no congresso.
Mediante esses resultados, vale questionar: por que houve um resultado tão diferente daquele que havia sido projeto para as eleições? E mais importante, o que podemos esperar para a política indiana perante esse novo cenário parlamentar com o qual Narendra Modi terá que lidar em seu terceiro mandato?
Para responder a essas e outras perguntas, o Terra em Transe recebe João Paulo Nicolini, doutor em Ciência Política pela UFMG e pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica).
Contatos:
João Paulo Nicolini - Doutor em Ciência Política | UFMG e UCLouvain
Instagram / X
@jpnicogabriel