Passar para o conteúdo principal

Terra em Transe | O Brasil na presidência do G20: um balanço até o momento - 24/09/2024.

15/10/2024

Em 1 de dezembro de 2023, o Brasil assumiu a presidência do G20 sob o lema "Construindo um mundo mais justo e um planeta sustentável". Fundado em 1999, o grupo reúne as dezenove principais economias globais juntamente com a União Europeia. Na Cúpula realizada em outubro de 2022, em Nova Déli, Índia, o grupo foi ampliado para incluir os 55 países que compõem a União Africana. Atualmente, o G20 representa cerca de 90% do PIB global, 80% do comércio internacional e abrange aproximadamente dois terços da população mundial. 
Durante a presidência brasileira, os temas prioritários incluem o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental), bem como a reforma da governança global. Ao longo deste ano, estão sendo realizadas diversas atividades nas cinco regiões do Brasil, com o objetivo de descentralizar as atividades e tornar o G20 um fórum mais acessível. Esse processo culminará na Cúpula de Líderes do G20, programada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Para debater essas questões e outras questões, o Terra em Transe de hoje entrevista o professor Laerte Apolinário, doutor em Ciência Política (USP), mestre em Relações Internacionais (USP) e professor de Relações Internacionais da PUC-SP.

TV PUC Terra em Transe