PROBLEMA DE PESQUISA
A maior parte das pesquisas de carreira focaliza, essencialmente, estímulos
externos associados a fatores organizacionais e incentivos materiais. A investigação com base teórica nos trabalhos de Schein amplia esses vetores de observação. A pesquisa em tela busca a descrição de um conjunto de atitudes auto percebidas,valores, necessidades e talentos que formam guias e direções compreendidas por esse autor como ancoras de carreira.
Os trabalhos do grupo de pesquisa estão divididos em duas linhas de pesquisas: "qualificação e transformação no trabalho" e "gestão de carreira". Ligada à primeira linha, foi iniciada em 2001 pesquisa com o objetivo de "confrontar as necessidades da empresa em captar e manter jovens recursos humanos com as possibilidades dos centros de formação profissional ". Para tanto foi firmado convênio entre a PUC-SP e a Centro estadual de Ensino Técnico Paula Souza. A pesquisa foi dividida em três fases: a primeira investiga as expectativas do aluno da escola pública quanto aos cursos técnicos oferecidos; a segunda analisa como o aluno do ensino técnico assimila as habilidades em desenvolvimento no curso e a terceira investiga o perfil.
Pergunta ponto de partida: A conquista de novos padrões de consumo por uma nova classe média no Brasil inclui a possibilidade de consumo também de bens educacionais.
Os critérios desenvolvidos para definir a possível existência de uma Geração Y podem ser aplicados aos novos grupos sociais absorvidos pelo ensino superior brasileiro a partir do programa oficial Pró-Uni. Objetivo principal: identificar motivações e valores anteriores.