A Rede Freireana de Pesquisadores esteve reunida nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em março para ampliar e aprofundar as discussões sobre o trabalho de investigação da materialidade da pedagogia de Paulo Freire, na atualidade.
O projeto “O pensamento de Paulo Freire na atualidade:análise de políticas e práticas “é derivado de duas pesquisas anteriores, que tiveram como foco investigar a atualidade do pensamento de Paulo Freire, na educação pública brasileira, seu legado e reinvenção.
Atualmente a Rede Freireana é composta por pesquisadoras e pesquisadores vinculados a 20 Programas de Pós-Graduação em Educação, representados por 11 estados brasileiros.
O campus da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), em São Leopoldo/RS, recebeu entre os dias 03 e 05 de maio a XX edição do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.
O encontro, que teve como tema "Legado e presença de Paulo Freire no Rio Grande do Sul", promoveu o encontro de estudiosas e estudiosos da obra de Paulo Freire, articulando saberes e experiências; analisou as atuais experiências, considerando o aprofundamento conceitual do pensamento freireano e divulgou pesquisas e estudos, realizados no Rio Grande do Sul, sobre a obra de Paulo Freire.
Outras informações sobre o evento estão disponíveis no link abaixo:
AcesseDiante da conjuntura política brasileira de retrocesso e ameaça aos direitos civis e políticos conquistados historicamente pela classe trabalhadora, o VII Seminário Paulo Freire abordou o tema LEITURA, COMPREENSÃO E INTERVENÇÃO NUM CONTEXTO DE DIVERSIDADES NA PERSPECTIVA FREIREANA DE JUSTIÇA SOCIAL, além de lembrar os 20 anos sem Paulo Freire no planeta Terra e os 70 anos de criação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A proposta foi oportunizar uma leitura do Brasil, na perspectiva crítica esperançosa, a partir de pesquisas, estudos e experiências que constituem práticas sociais, políticas e pedagógicas em diversos campos do conhecimento.
O Seminário foi realizado entre os dias 9 e 10 de maio de 2017 e esteve estruturado em Mesas de Diálogos, Rodas de Conversas – que viabilizam o V Encontro de Cátedras, Núcleos, Grupos de Estudos e Centros Paulo Freire e Exposição de Pôsteres. Outras informações estão disponíveis no site da UFPE:
Acesse o Site“Estou muito feliz por saber que o lugar de Paulo Freire como patrono da educação brasileira permanece intacto”, afirma Mme. Koumbou Boly Barry.
Em carta enviada nesta terça-feira 20 à Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Educação, Mme. Koumbou Boly Barry, parabenizou as instituições e organizações da sociedade civil que lutaram para que o nome de Paulo Freire fosse mantido como patrono da educação brasileira.
Em dezembro do ano passado, após tentativa de retirada de seu título proposta por movimentos ultraconservadores, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal arquivou o pedido feito pelo Movimento Brasil Livre.
“Essa carta tem duas mensagens: primeiro, Paulo Freire é um patrimônio mundial e não pode ser desrespeitado no Brasil, sua terra. Segundo que a luta pelo direito à educação no Brasil tem sido vitoriosa e é reconhecida no mundo”, afirmou Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
No documento, a relatora explica que, no início de 2017, a convite da equipe da Campanha, pôde conhecer a biblioteca de Paulo Freire, na sede do Instituto Paulo Freire, em São Paulo. “Foi-me presenteada uma cópia em inglês do livro Pedagogia do Oprimido e, ao lê-lo, tive a impressão de que Paulo Freire estava comemorando nosso compromisso com a emancipação das mulheres e dos homens através da educação”, afirma.
Ela coloca ainda que “a pedagogia de Paulo Freire representa o caminho mais seguro para a liberdade e para a promoção de uma sociedade justa e digna para todos”, concluindo que ficou muito feliz em saber que o lugar de Paulo Freire como Patrono da educação brasileira permanece intacto, “respeitando a sua memória, legado e crenças”.
Em sua conclusão, Boly Barry encoraja fortemente o povo brasileiro a nunca parar de lutar por educação pública de qualidade gratuita para todos, sem discriminação, “como Paulo Freire nos ensinou”.
Fonte: Carta EducaçãoDe acordo com a Google Scholar – ferramenta de pesquisa para literatura acadêmica –, o educador, pedagogo e filósofo brasileiro, Paulo Freire, é o terceiro pensador mais citado do mundo em trabalhos acadêmicos de universidades de humanas.
A pesquisa, realizada pelo professor Elliot Green, indica que o brasileiro foi mencionado 72.359 vezes. O filósofo Thomas Kuhn está em primeiro lugar, com 81.311 citações, e logo em seguida o sociólogo Everett Rogers, com 72.780.
Link para notíciaDe acordo com o Google Scholar, ‘Pedagogia do Oprimido’ é uma referência constante em estudos na área de humanas
"Pedagogia do Oprimido” (1968), principal obra do pedagogo pernambucano Paulo Freire, é a terceira mais citada em trabalhos da área de humanas, segundo um levantamento feito no Google Scholar - ferramenta de pesquisa dedicada à literatura acadêmica. O professor associado da London School of Economics, Elliott Green, analisou as obras mais citadas em trabalhos disponíveis na ferramenta, criada em 2004, que é desde então uma referência crescente para pesquisas, graças a sua acessibilidade. Segundo ela, Freire é citado 72.359 vezes, atrás do filósofo americano Thomas Kuhn (81.311) e do sociólogo, também americano, Everett Rogers (72.780). Ele é mais referido do que pensadores como Michel Foucault (60.700) e Karl Marx (40.237).
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