A professora doutora Angélica Ramacciotti e o professor doutor Valter Giovedi (UFES) visitaram a Cátedra Paulo Freire no mês de outubro.
Durante o encontro com estudantes, a professora Angélica dialogou sobre 'prática docente inspirada em Paulo Freire', tema de sua pesquisa, e o professor Valter discorreu sobre 'a concepção de ensino-aprendizagem de Paulo Freire: fundamentos teórico-filosóficos', título de seu livro que foi publicado pela Brazil Publishing e lançado na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).
A obra, que pode ser adquirida no site da própria editora e também no site da Amazon, foi sorteada entre os estudantes da Cátedra.
O encontro, intitulado "Diálogos na Cátedra Paulo Freire" integra o calendário da disciplina e tem como objetivo aprofundar a relexão sobre práticas e pesquisas a partir da apresentação de professores convidados
A Cátedra Paulo Freire recebeu a visita do professor Antônio Gouvêa da Silva (UFScar) no mês de setembro. Na oportunidade, Gouvêa dialogou sobre 'a construção de conhecimento na perspectiva de Paulo Freire' com estudantes e pesquisadores/as. O encontro, intitulado "Diálogos na Cátedra Paulo Freire" integra o calendário da disciplina e tem como objetivo aprofundar a reflexão sobre práticas e pesquisas a partir da apresentação de professores convidados.
A pesquisadora e estudante de Doutorado do Programa Educação: Currículo (PUC-SP) Camila Gomes Arellaro Caetano foi aceita pelo Departamento da Ciência da Educação da Universidade de Bologna para a realização de um estágio de três meses. “Estou inscrita como ‘visiting PHD Student’, o que permite comprovar a experiência com documentos oficiais da Universidade”, conta Camila.
Estudante da Cátedra Paulo Freire (PUC-SP) e orientanda da professora doutora Ana Maria Saul, Camila está desenvolvendo a tese intitulada “Humanização e Arte: o teatro em uma formação cidadã” e tem como coordenadora de pesquisa na Universidade italiana a professora Milena Bernardi, que além de lecionar no campo da literatura para a infância, colabora com o Teatro La Baracca - Testoni Ragazzi, campo ilustrativo da pesquisa.
Com o objetivo de discutir a importância da arte na formação humana, a pesquisadora analisa a necessidade do processo criativo para uma prática humanizadora e parte da hipótese de que o teatro, quanto mais cedo estiver inserido na formação, seja de crianças ou de adultos, poderá contribuir para uma sociedade mais democrática, plural e solidária.
No contexto do V Salão do livro político, ocorrido entre 27 e 30 de maio de 2019 no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA), a Cátedra Paulo Freire participou com a aula-teatro “Maria”, destinada a seres humanos que resistem e lutam, reinventando sonhos e esperanças, em ações, para reescrever um mundo com justiça social.
Na tarde do dia 29 de maio foi apresentado o monólogo que mostra as dificuldades e os desafios do cotidiano de uma mulher não alfabetizada. A peça é uma criação de Luciana Saul e Thomas Holesgrove (Companhia Arte Tangível), com inspiração na vida e obra de Paulo Freire. Após a apresentação, Luciana e a coordenadora da Cátedra Paulo Freire, Ana Maria Saul, discutiram com a plateia sobre questões emergentes do espetáculo a partir das inquietações das pessoas presentes.
O Salão – Nesta edição, o Salão do Livro Político homenageou o educador Paulo Freire em parceria com a PUC-SP. O evento, que integra o calendário anual de São Paulo, é uma iniciativa de editoras independentes de grandes grupos empresariais e tem o objetivo de aumentar a visibilidade de livros políticos.
Como é a prática docente de um educador que se inspira em Paulo Freire? Com o objetivo de responder essa e outras perguntas, a professora e jornalista Angélica Ramacciotti desenvolveu uma pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP, sob orientação da professora doutora Ana Maria Saul e com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Intitulada “Prática docente inspirada em Paulo Freire: um estudo desenvolvido na disciplina Didática em uma universidade comunitária”, a tese foi defendida no dia 8 de março de 2019. No Dia Internacional da Mulher, participaram da banca de defesa as professoras doutoras Branca Jurema Ponce, Denise Regina da Costa Aguiar, Laurizete Ferragut Passos e Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga.
Com revisão bibliográfica, trama conceitual freireana e pesquisa de campo realizada em uma universidade de caráter comunitário no município de Santos (SP), mais especificamente na disciplina Didática de um curso de Pedagogia, concluiu-se que a prática docente pesquisada é “coerente com a pedagogia de Paulo Freire, por desenvolver uma relação crítica e emancipatória em sala de aula e buscar a construção de um projeto de sociedade democrático e humanizador”.
Este estudo traz contribuições para quem atua ou pretende atuar na perspectiva freireana. Também integra a pesquisa “O Pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas e práticas”, que é de caráter nacional e está sediada na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP.
Sob orientação da professora doutora Ana Maria Saul, o professor e padre Francisco Pelonha Gonçalves Neto defendeu a tese de Doutorado “A contribuição do pensamento de Paulo Freire na formação e na prática de agentes da Pastoral da Saúde na Diocese de Santos” no dia 21 de fevereiro de 2019. A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Alexandre Saul Pinto, Antônio Chizzotti, Martinho Condini e Nádia Dumara Ruiz Oliveira.
Com o objetivo de analisar o processo de formação continuada e práticas de agentes da Pastoral da Saúde na Diocese de Santos, a pesquisa revelou que “o processo de formação dos agentes pastorais é enrijecido” e existe “distância entre o discurso, presente nos documentos, e as práticas dos agentes pastorais que puderam ser caracterizadas como assistencialistas”.
Por meio do estudo, foi possível apresentar princípios que capazes de orientar propostas para a formação e a prática de agentes pastorais da saúde em uma perspectiva crítico-transformadora.
O segundo Encontro de Pesquisadores sobre a pesquisa O pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas e práticas ocorreu em março de 2018, na PUC-SP. Além de discutir o acompanhamento do Projeto de Pesquisa, o encontro foi um momento de formação permanente dos pesquisadores. A professora doutora Maria Aparecida Viggiani Bicudo, da UNESP, foi convidada para o momento de formação e tratou da temática: Meta-análise qualitativa em estudos de educação.