Ilustração de pessoas olhando obras em um museu

Educação em museus

O curso busca apresentar discussões contemporâneas acerca dos processos de educação em museus, fundamentada pela historicidade e teoria acerca das práticas em diferentes épocas, instituições e contextos, bem como a análise de algumas práticas atuais.

· Apresentar e discutir a especificidade da educação museal, enquanto prática e campo de conhecimento, bem como o papel do educador museal nesse contexto.

· Compreender a importância e potencialidades dos processos educativos nos museus.

· Estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de projetos de educação em museus e exposições.

· Apresentar critérios básicos de avaliação de processos educacionais e de estudos de público em museus e exposições.

· Apresentar e discutir a cultura digital como ferramenta para a educação museal

• Categoria: Extensão

O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Ciências Sociais, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que portadores de diploma de curso superior.

• Duração: 30h
  • Local: Online

Profa. Dra. Valéria Peixoto de Alencar

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Artes Visuais, linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Arte (2008) e Doutorado em Artes, área de concentração: Arte educação (2015), ambos pelo Instituto de Artes/UNESP. Realizou parte da pesquisa de Doutoramento em Londres com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) - CAPES, por um ano, cujo tema é Mediação cultural em museus e exposições de História. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Museus e Mediação Cultural, e no Magistério Superior em cursos de Licenciatura. Atuou na supervisão e formação de mediadores na 32a. Bienal Internacional de São Paulo. Atualmente desenvolve trabalhos de formação, supervisão e coordenação de equipes educativas em exposições pelo Arteducação Produções e é professora em cursos livres de História da Arte, Arte Educação e Pedagogia. No ensino superior foi professora no Centro Universitário FMU no curso de Pedagogia, nas disciplinas: Corpo, movimento e Arte na Educação de crianças; Identidades e diversidades étnico-raciais; e Tecnologia na Educação; e no curso de Licenciatura em História, com a disciplina História da América Colonial. Também como professora colaboradora no curso de Mestrado Profissional em Artes no Instituto de Artes/UNESP e ministrou aulas na disciplina: Metodologia de Pesquisa.